Como escolher a impressora certa pelo número de impressões diárias

Como escolher a impressora certa pelo número de impressões diárias

Tempo de leitura: 8 minutos

É muito comum que as pessoas tenham diversas dúvidas na hora de adquirir uma nova impressora. É normal fazer impressões diárias. Como esse não é um produto muito barato, queremos ter certeza que valerá a pena e durará bastante, respondendo de forma eficaz nossas expectativas e tornando nossa vida muito mais fácil.

Pode ser realmente muito difícil de se chegar a uma conclusão ao ir em uma loja de eletrônicos. Aliás, é mais provável que você saia de lá sem nenhuma certeza, porque tudo aparenta ser muito bom e parece corresponder ao que você deseja. Exatamente por isso, você precisa pesquisar o assunto antes de investir seu dinheiro nesta máquina, pois há sempre o risco de você sair no prejuízo.

Todo cuidado é pouco, por isso, esta matéria irá apresentar alguns pontos importantes a serem analisados por você antes de comprar uma nova impressora. Sendo assim, você escolherá exatamente aquela que é mais adequada para suas necessidades, sem se deixar enganar por coisas que são apenas bonitas e nada úteis para aquilo que você precisa, sobretudo se isso diz respeito ao número de impressões diárias.

Leia também:

Por que avaliar pelo número de impressões diárias?

Essa pergunta pode parecer muito boba inicialmente, mas saber a resposta dela pode te ajudar demais no momento de escolher a sua própria impressora.

O número de impressões diárias diz muito sobre o seu uso em relação a impressora e como o cartucho será essencial, na maior parte dos casos, o toner compatível é a melhor opção para qualquer situação, Se você utiliza muito a impressora, é importante estar atento aos aspectos mais específicos de cada uma.

O fato é que esta afirmação pode parecer muito óbvia, só que quando você começa a procurar por um novo modelo, tantas informações a respeito de uma impressora podem te confundir.

Também é importante ressaltar que ao contrário do que muitos imaginam, o papel não acabou como muito se pensava quando as tecnologias novas começaram a surgir em massa, logo, ainda utilizamos bastante esse material ao imprimir documentos, faturas ou trabalhos acadêmicos.

Assim sendo, é bom que você saiba mais ou menos a quantidade de impressões que sua antiga impressora fazia por dia, pois desse modo você já tem uma base daquilo que deve procurar.

No entanto, se for sua primeira impressora própria, tente pensar no quanto você realmente gasta com impressões no mês, considerando as que são feitas em gráficas ou máquinas de amigos e colegas. Isso vai te dar uma breve noção do quanto você gasta para saber procurar o mais adequado ao seu perfil.

Quais são as suas necessidades?

Como já foi dito mais de uma vez anteriormente, é essencial que você escolha uma boa impressora com base naquilo que mais te agrada relacionado às suas impressões diárias. Para tanto, você deve começar a pensar no que precisa para o seu dia a dia.

Comece com algumas perguntas básicas e essenciais para saber o que procurar para não se perder com tantas variedades do mesmo produto. Para facilitar ainda mais sua vida, sugerimos a seguir algumas dicas de perguntas a serem feitas:

  1. Quanto eu uso diariamente?
  2. Quanto eu gasto com cartucho?
  3. Imprimo mais em preto branco ou em cores?
  4. Pretendo imprimir apenas textos ou imagens também?
  5. É para fins comerciais?
  6. Quanto estou disposto a pagar?

É claro que essas perguntas são só algumas sugestões. Você pode pensar em mais outras a partir destas, até porque muitas dúvidas podem acabar surgindo, como a do toner compatível e seus benefícios, uma vez que ele pode ser bem melhor que cartuchos de tinta quando se fala sobre as questões cruciais que envolvem a troca de impressora com base nas suas impressões diárias.

Rendimento em empresas

Se você tem um empresa de pequeno, médio ou grande porte, saber o quanto se gasta em impressões diárias é crucial para que seu negócio não acabe tendo gastos desnecessários. Logo, você pode economizar muito com essa redução de custos que só aparenta ser desnecessária, mas quando se usa cartuchos inadequados ou não se controla o número de impressões, pode sair do controle e gerar prejuízos inimagináveis.

É necessário ter uma pequena noção de quanto o seu cartucho gasta em cobertura da página. Por exemplo, se você utiliza apenas metade de uma folha com palavras escritas e sem imagens e este é o padrão de impressão da empresa, você terá um rendimento X de impressões.

Aproveite para ler também:

Ao ter esse conhecimento prévio, fica mais fácil de se saber qual a impressora certa para comprar, o que no caso de uma empresa, a melhor opção é uma multifuncional, pois atende a todas as necessidades diárias sem problemas.

Confira o rendimento padrão de uma impressora com base na porcentagem de cobertura da página:

  1. 2000 páginas = 5%
  2. 1000 páginas = 10%
  3. 500 páginas = 20%
  4. 100 páginas = 100%

Ainda é importante ressaltar que impressoras podem fazer menos que esse padrão por conta de especificidades da marca. Dessa forma, pesquise sobre cada impressora individualmente e saiba todos os detalhes sobre ela antes de realizar sua compra.

Um fator bastante importante a se levar em conta é o cartucho utilizado, já que a tinta pode ser muito boa, só que o toner compatível pode ser melhor ainda, como veremos a seguir.

Os melhores modelos para suas impressões diárias

É muito comum que as pessoas tenham a seguinte dúvida:

“Minha empresa faz 50 impressões diárias. Qual a melhor impressora para isso?”

Isto pode parecer até específico demais e coisa que somente um técnico saberia. Entretanto, esta é uma informação que está disponível na própria descrição do produto e é de fácil acesso para todos.

Para não deixar você na mão e tornar sua vida ainda mais fácil, aqui vai uma pequena lista com algumas impressoras ideais com base nos números mais comuns de impressões diárias:

  • 50 impressões diárias: Officejet Pro L7590, cartucho nº 88.
  • 100 impressões diárias: Officejet Pro L7680, cartucho nº 88.
  • 200 impressões diárias: Officejet Pro L7680, cartucho nº 88.
  • 500 impressões diárias: Officejet Pro 8210, cartucho HP 920.
  • 1000 impressões diárias: Officejet Pro 8710, cartucho HP 980.

Como escolher uma boa impressora

Depois de ter se perguntado sobre os custos e saber mais ou menos quantas impressões diárias podem render a partir de uma base padrão, fique atento aos aspectos apresentados neste item, pois são de grande importância no momento da sua pesquisa e te darão uma luz a respeito do que é melhor para sua situação, seja a impressora para uso doméstico ou comercial.

Cartucho de tinta

O cartucho de tinta não é uma péssima ideia. Ele é muito bom e barato, porém, só é realmente um benefício para quem faz poucas impressões e geralmente de uso doméstico, pois cartuchos de tinta podem não aguentar muitas impressões e ainda secarem depois de um tempo sem usar, o que acaba estragando seu equipamento.

Cartucho de toner compatível

Esse, com toda certeza, é a melhor opção para qualquer situação. Mesmo que você utilize pouco a sua impressora, não corre o risco de secar e perder seu dinheiro de forma inesperada. O toner compatível também é mais benéfico porque oferece uma quantidade maior de impressões.

Os cartuchos de toner compatíveis são mais baratos que os originais. São como versões “genéricas” de um medicamento, que apresentam a mesma eficácia, mas custam menos. A Mundoware trabalha apenas com cartuchos e toners compatíveis de excelente qualidade!

Os detalhes da marca

É sempre bom você pesquisar a fundo sobre a marca escolhida. Leia as opiniões, procure sites de resenhas, tire suas dúvidas a respeito das peças e cartuchos. Muitas vezes, suas impressões diárias não irão depender tanto dos cartuchos e ficarão a mercê da própria impressora, que pode necessitar de visitas técnicas a cada quatro mil impressões, o que pode acontecer dependendo da marca.

Basta saber qual atende melhor seus desejos. Quais impressoras, por exemplo, têm peças de fácil acesso, assistência garantida, não aparentam oferecer muitos problemas e têm um bom rendimento, pois quase sempre são a melhor escolha.

Escolher uma nova impressora não é como enfrentar um monstro de sete cabeças. Tendo noção das suas impressões diárias, fica muito mais fácil fazer a escolha certa!

5/5 - (1 vote)

2 Comentários


  1. Olá!
    Trabalho com papelaria artesanal, costumo fazer cadernos, agendas e ultimamente tenho 3 jatos de tinta epson, que não estão mais me atendendo, gostaria de mudar para uma laser, no entanto não faço a minima idea de qual modelo comprar, uns me falam da Konica Minolca outros me indicam a Ricoh MPC3502, mais a real é quenão faço ideia de qual me atenderia, tendo em vista que faço em média 1000 mil impressoes diarias preta e branca e colorida, qual dessas teria melhor custo beneficio, em se tratando de tonner e manutenção.

    Responder

    1. Olá, Jecika!
      Bem-vinda ao blog da Mundoware.
      A linha Ricoh é muito usada em gráficas express. Kyocera também, mas o custo é um pouco mais elevado, assim como Konica.
      Pra compra de toner e manutenção, a Ricoh tem um melhor custo benefício, mas precisa analisar a sua região, ver se tem autorizada próxima, pois estas impressoras exigem mão de obra qualificada – não necessariamente autorizada, mas qualificada.
      Por ser um investimento relativamente alto, pois são impressoras com custo diferenciado, o ideal seria entrar em fóruns na internet do mercado que atua e tirar algumas dúvidas. Você também poderia conversar com empresas do seu segmento que atendam em outras regiões, para não ser um concorrente direto, e bater um papo, pois somente quem usa no dia a dia pode ter certeza sobre a melhor opção.
      Esperamos ter ajudado!
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *