5 dicas infalíveis para fazer o toner durar mais tempo

5 dicas infalíveis para fazer o toner durar mais tempo

Tempo de leitura: 6 minutos

Com o avanço da tecnologia, muita gente acabou trocando as impressoras de cartucho por impressoras a laser, que por sua vez utiliza toner. O problema é que, influenciados pela nova tendência, nem todos pensaram nos gastos que poderiam surgir posteriormente. Com o passar do tempo, no entanto, surgiu a dúvida: como fazer o toner durar mais tempo?

Essa é a pergunta que vem se tornando cada vez mais comum, e não sem motivo. Mesmo considerando que um toner não é tão caro no caso do uso doméstico, é fato que ninguém deseja ter um custo desnecessário no dia a dia.

Além disso, nos ambientes corporativos onde há grande demanda diária por impressão, o gasto pode tomar uma proporção enorme. Como se não bastasse, há ainda o fato de que, muitas vezes, o prejuízo ocorre não apenas com as impressões e sim com o uso equivocado da impressora.

Felizmente, porém, existem algumas medidas que, se adotadas, podem minimizar os gastos nesse sentido.

Sabendo disso, consideramos essas variáveis e preparamos aqui uma lista de dicas para fazer o toner durar mais tempo. Confira!

6 dicas para fazer o toner durar mais tempo

1. Comparar preços e rendimentos

Muita gente opta por comprar toner de marcas similares ao invés de optar pela original. Isso é compreensível, pois a marca paralela geralmente custa menos. Todavia, é importante observar se o custo/benefício realmente vale a pena.

A dica, portanto, é testar para ver qual dos dois tipos de toner rende mais páginas impressas. Depois basta calcular para ver se o valor pago no original não é justificável. O ditado que diz que o “barato pode sair caro” não nasceu por acaso.

Porém, se você escolher uma loja de confiança como a Mundoware para comprar seus suprimentos, pode ter a certeza de que levará para casa produtos de procedência, qualidade e rendimento excelente.

2. Manter o local limpo

Aqui temos uma dica que vai mais no sentido de evitar danos ao toner e à impressora como um todo. A ideia é manter limpa a área sob o toner e deixá-lo em uma base regular.

O melhor é manter uma recorrência de limpeza, fazendo isso ao menos uma vez na semana. Para realizar o procedimento é preciso remover o toner e usar um pano macio ou um pequeno aspirador.

O objetivo é eliminar poeira e resíduos do toner, pois se essa região fica suja, além de comprometer a folha da impressão, ainda pode estragar seu toner.

3. Visualização de impressão

Se o objetivo é fazer o toner durar mais tempo, ninguém pode se dar ao luxo de imprimir um documento equivocadamente, certo? Para evitar isso, portanto, nada melhor que utilizar a função de visualizar impressão no computador antes de enviar à impressora.

Assim, é possível conferir se o documento está de acordo com o pretendido, evitando o desperdício de toner e de papel.

4. Modo rascunho

Sempre que possível, também é válido fazer a impressão em modo rascunho. Isso ajuda economizar toner e, por consequência, faz o toner durar mais tempo.

Para fazer uma impressão em modo rascunho, basta selecionar essa opção quando surgir a caixa de diálogo de impressão, depois de você enviar o comando para imprimir.

5. Agitar o toner

Ao perceber que a impressão está começando a ficar mais leve, é importante retirar o toner da impressora e agitar de forma vigorosa pra cima, pra baixo e de uma lado para o outro. Isso fará com que o pó do toner que está em volta vá para o lugar certo.

Isso tende a fazer o toner durar mais tempo, porém, não é uma medida a ser tomada sempre, já que quando isso é necessário, é sinal de que o toner realmente está acabando.

Assim, esse procedimento é uma forma de estender apenas um pouco a vida do seu toner.

6. Cuidados com toner compatível e original

Não importa o tipo de toner adquirido, tanto o original ou o compatível demandam o mesmo cuidado. Dito isso, é hora de conferir algumas dicas extras de como manuseá-los da melhor forma.

Essas recomendações tornarão as impressões mais econômicas e, por consequência, vão fazer o toner durar mais tempo. As dicas são:

  • Sempre que for trocar o toner de sua impressora, procure colocá-lo imediatamente após abrir a embalagem. Isso porque o cilindro fotoreceptor, que é uma peças muito importante do toner, não deve ficar exposto à luz por um período prolongado;
  • Jamais toque com os dedos no cilindro;
  • Para colocar o toner na impressora, procure segurá-lo pelas extremidades e em seguida faça dois ou três movimentos de rotação deixando o cilindro na posição horizontal;
  • Sempre que manusear o toner, faça isso com cuidado, principalmente quando for retirá-lo e colocá-lo na impressora;
  • Tenha em mente que o toner é um objeto muito sensível à umidade. Faça com que o mesmo seja guardado em local seco, pois isso também ajuda a durar mais tempo.

Curiosidades sobre os toners

Agora que você já conheceu as principais maneiras de cuidar melhor do toner para fazê-lo durar mais tempo, é hora de conferir algumas curiosidades interessantes sobre ele. Veja 6 fatos curiosos sobre os toners:

  1. Atualmente existe uma indústria solidificada e totalmente estruturada em diversos continentes, a fim de dar suporte a produção de toners compatíveis;
  2. Toda definição da quantidade de cópias estipulada para um cartucho render está baseada em no máximo 5% de páginas impressas, sendo uma definição da ASTM (American Society for Testing and Materials), uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 1898 com o único objetivo de oferecer padrões às indústrias;
  3. Estima-se que 60% dos gastos com material de escritório seja com materiais de impressão;
  4. Um mesmo modelo de toner pode possuir diferentes tamanhos de reservatório de toner. Um exemplo é o cartucho de toner da HP que possui o modelo A, que rende menos que o modelo X. Todavia, os dois possuem o valor proporcional ao seu tamanho;
  5. Assim como os toners similares, os originais também podem apresentar defeitos. Muitas vezes o cliente tem muito trabalho para contatar a garantia do fabricante em ambos os casos;
  6. Boa parte dos defeitos de impressão que são relacionados ao toner, na maioria das vezes, são causados pela própria impressora. O motivo é a falta de manutenção regular, como o indicado pelos fabricantes.

E então, o que achou deste conteúdo? Acha que ele pode ajudar a fazer o toner durar mais tempo? Gostaríamos de saber sua opinião. Fique à vontade para deixar uma mensagem com as suas considerações!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *