3 impressoras com Wi-Fi para eliminar os fios de casa ou do escritório

3 impressoras com Wi-Fi para eliminar os fios de casa ou do escritório

Tempo de leitura: 6 minutos

A vantagem das impressoras com Wi-Fi, sem dúvida, é a praticidade. Wi-Fi é a conexão à internet que você utiliza no seu celular. Isso significa que ela funciona com radiofrequência, dispensando a utilização de fios para estabelecer conexão com a web.

Pode não parecer grande coisa, mas para ambientes que precisam ter muito computadores, como escritórios, ou que compartilham espaço com outros aparelhos que utilizam cabos, conseguir se livrar de alguns metros que ocupam espaço, acumulam poeira e poluição visual é, sim, um alívio significativo.

Além de deixar o ambiente mais arejado, facilita para organizar e limpar o local.

Por essa razão, virou praticamente uma exigência que as impressoras modernas tenham Wi-Fi próprio ou que reconheçam a tecnologia Wi-Fi.

Contudo, será que as impressoras com Wi-Fi são mesmo as melhores opções?

E por que fazemos essa indagação? Porque há outros modelos de impressora que também operam sem o uso de cabos, como é o caso das impressoras com Bluetooth e as com infravermelho.

Neste post vamos analisar cada modelo de impressora para chegarmos a uma conclusão sobre qual é o melhor investimento no momento, além de listar 3 ótimos modelos de impressoras com Wi-Fi.

Como funcionam as impressoras com Wi-Fi?

A lógica de uso é bem similar, na verdade, idêntica, ao do uso de celulares. O aparelho se conecta à internet e, desse modo, pode receber e compartilhar informações com outros aparelhos que também operem com tecnologia Wi-Fi.

Uma vez esses aparelhos se conectando com a impressora, que pode ser computador, smartphone, notebook, videogame, etc, podem transmitir dados para o equipamento de impressão mesmo a vários metros de distância.

No caso da impressora, obviamente o comando mais útil e usual a se executar é o pedido de impressão de uma imagem ou texto.

Pelo dispositivo conectado ao Wi-Fi e à impressora, após selecionar o documento que se pretende imprimir, solicita-se o comando de impressão que será enviado ao dispositivo e a impressora, que responderá ao comando mesmo não estando conectada por cabo ao aparelho ou a uma distância considerável.

O alcance do Wi-Fi das impressoras, aliás, é uma grande vantagem em ambientes de trabalho.

Normalmente o Wi-Fi interno da impressora tem um alcance maior do que outros dispositivos, possibilitando que pedidos de impressão sejam feitos em praticamente qualquer lugar da casa ou escritório.

As principais vantagens desse tipo de impressora já foram mencionadas:

  • Melhora a organização do ambiente;
  • Facilita a limpeza;
  • Reduz a poluição visual;
  • Fornece mais praticidade e agilidade ao aceitar pedidos de impressão de vários aparelhos com tecnologia Wi-Fi.

O único trabalho é montar a rede de aparelhos conectados, mas, depois disso, as vantagens citadas saltam aos olhos.

E se vários pedidos de impressão ocorrem ao mesmo tempo?

Sem problema, pois as impressoras com Wi-Fi fazem uma lista de espera e imprimem as folhas automaticamente e sequencialmente até acabar com a fila.

Impressoras com Bluetooth

Como apontado acima, as impressoras com Wi-Fi não são as únicas que trazem a vantagem de se dispensar fios e conectar vários aparelhos simultaneamente ao aparelho de impressão.

Existem outras tecnologias que operam sob a mesma lógica, como é o caso do Bluetooth. A questão é: essas tecnologias são melhores?

No caso do Bluetooth, a conexão com a internet ocorre via ondas de rádio. As impressoras com essa tecnologia também trocam dados com outros dispositivos que comportam essa tecnologia mesmo à distância.

A diferença em relação às impressoras com Wi-Fi é que o alcance do sinal não é tão abrangente. Quanto mais próximo à impressora, melhor.

Mas a principal diferença, e desvantagem, é que nem todos os aparelhos capazes de transmitir dados contam com a tecnologia Bluetooth.

Apesar de ter se popularizado nos últimos anos, ainda não é tão disseminada. Esse fato pode obrigar a se fazer investimento considerável para adquirir aparelhos compatíveis com esse sistema.

Isso dificilmente ocorre ao se optar por impressoras com Wi-Fi, já que essa tecnologia, sim, é muito mais popular e difundida, existente em praticamente todos os tipos de dispositivos que se conectam com impressoras.

Impressoras com infravermelho

Sem dúvida, as impressoras com infravermelho são as menos indicadas, porque essa tecnologia está sendo menos usada a cada dia, então, será cada vez mais difícil encontrar dispositivos compatíveis.

Outro problema é que é a tecnologia que mais necessita proximidade entre os aparelhos transmissores de dados e de impressão.

As melhores impressoras com Wi-Fi

A seguir fizemos uma seleção das melhores marcas e modelos de impressoras com Wi-Fi para que tenha referência dos modelos que vale a pena investir.

Epson L395

Com certeza, a Epson é uma das grandes referências no mercado de impressoras. O modelo com Wi-Fi que indicamos é a Epson L395. É uma versão que não necessita de cartuchos, pois opera com tanques de tintas que podem ser repostos por meio de refis.

Ela é ideal para pequenos escritórios e, além de imprimir, digitaliza e copia documentos, sendo, portanto, multifuncional.

Outro atrativo é o de se poder baixar um aplicativo em dispositivos móveis para copiar, imprimir e digitalizar arquivos de forma muito mais prática.

Canon Pixma E481

Outra marca referência no mercado, Canon. Indicamos o modelo Pixma E481. Essa impressora é ideal para quem busca um equipamento para uso doméstico.

Ele opera com jato de tinta, o que significa que utiliza cartuchos. Imprime imagens e textos tanto em preto e branco quanto em cores.

Faz o tripé de toda multifuncional de respeito: copia, imprime e digitaliza.

A Canon Pixma E481 também tem entrada USB.

Samsung SL-M2070W

Sim, é marca referência.

Sim, é multifuncional.

Mas qual a diferença da Samsug SL-M2070W? É uma impressora multifuncional a laser com Wi-Fi.

A sua velocidade é ótima, cerca de 20 páginas por minuto, e a qualidade se mantém impecável.

Como utiliza toner, é mais durável e econômica e ainda como outro diferencial, a tecnologia NFC.

Essa tecnologia necessita apenas que se aproxime um aparelho da impressora para executar o comando de impressão, sem necessitar precisar navegar no dispositivo, programar comandos e fazer cliques.

Detalhe importante é que essa impressora só faz impressão em preto e branco.

Gostou deste conteúdo sobre impressoras com Wi-Fi? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *