Montar uma gráfica: guia prático para criar seu negócio do zero

Montar uma gráfica: guia prático para criar seu negócio do zero

Tempo de leitura: 12 minutos

Se você está planejando montar uma gráfica, mas não faz ideia por onde deve começar, esse artigo foi feito para você!

Nós preparamos um guia completo e elucidativo para simplificar os principais processos e responder suas dúvidas. Afinal, se seu intuito é investir na montagem de uma gráfica, você precisará de um inventário de instruções, sugestões e orientações a fim de conduzi-lo nas direções corretas.

As dúvidas mais frequentes daqueles que pretendem montar uma gráfica dizem respeito ao investimento de capital.

Quanto custa montar uma gráfica? Os equipamentos necessários têm preços elevados? Quais equipamentos, produtos e suprimentos de impressão devo priorizar para um serviço de qualidade? Quais prestações de serviço devo disponibilizar na minha gráfica?

Não se engane: toda gráfica iniciante já fez os mesmos questionamentos que você.

Nenhum investidor começou a montagem da sua gráfica sabendo todas as respostas. Por isso, as pesquisas de campo, as recomendações e as trocas de informações se fazem tão importantes nessa etapa. Para criar seu negócio do zero, você precisa compreender quais são as linhas de largada e conhecer cada um dos pilares primordiais para um empreendimento.

Pensando nisso, montamos esse guia prático para criar sua gráfica do zero. Aqui, você descobrirá como começar seu negócio de forma inteligente e com margem segura. Você será inteirado sobre o capital necessário, os equipamentos, aparelhos e produtos mais recomendados, dicas de divulgações, marketing, serviço e muito mais!

Ansioso para descobrir quais são os passos imprescindíveis para montar uma gráfica de qualidade? Continue lendo.

Montar uma gráfica: guia prático em quatro passos

Existem quatro passos primordiais para compor o eixo de um negócio. Essas definições são indispensáveis antes de começar a montagem e a prática de serviços de uma gráfica. Eles podem ser divididos como:

  • Primeiro passo: antes de qualquer coisa, identifique quais são as concorrência para sua gráfica e defina uma boa localização para seu negócio;
  • Segundo passo: uma vez feito isso, é hora de estabelecer qual será o público alvo da sua gráfica;
  • Terceiro passo: tão importante quanto determinar quem serão seus clientes, é determinar os serviços que você prestará e aqueles que planeja vender em seu negócio;
  • Quarto passo: por último, mas não menos crucial, é hora de eleger com inteligência quais serão seus fornecedores e quais equipamentos irão integrar o seu negócio. Lembre-se que qualidade é investimento.

Responder essas definições previamente é fundamental para um planejamento de negócios coeso e robusto. Afinal, ninguém monta uma gráfica visando o prejuízo, não é mesmo? Portanto, seja a sua gráfica física ou parte de um web negócio, essas dicas servirão para melhor orientá-lo sobre as etapas e planos aconselhados.

Para auxiliá-lo nessa jornada de empreendedorismo, vamos destrinchar cada um dos quatro passos para montar uma gráfica de sucesso.

Primeiro passo: determine uma boa localização para se estabelecer com seu negócio

Definir qual será a localização onde sua gráfica será instalada é de suma importância. Essa decisão deve levar em consideração o grau de concorrência, bem como a circulação e volume de público alvo para seu negócio.

Vamos supor que você abriu seu negócio em uma área industrial. As empresas estabelecidas nos arredores irão compor o seu público alvo. Por outro lado, uma vez que você instala sua gráfica nas mediações de um bairro universitário, o seu público alvo passa a ser os estudantes que circulam pelo local.

Em outras palavras, sua gráfica precisa estar inserida no lugar onde há movimentação de seu público alvo. Esse é o primeiro ponto a ser considerado na hora de eleger a melhor localização para a montagem de sua gráfica.

O segundo ponto é levar em conta que o local escolhido deve ser acessível tanto para fornecedores quanto para clientes em potencial.

A avaliação do fluxo de público alvo é tão determinante quanto a análise de concorrentes nos arredores. Além de ser um lugar com tráfego de clientes, é importante que esses clientes não sejam dispersados por uma concentração de gráficas prejudicialmente próximas.

Essa perspectiva pode ser um pouco assustadora devido ao número de critérios a serem cumpridos e por isso se faz importante a meditação de planos para seu negócio. É indicado manter uma planilha com vantagens, desvantagens, pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças de cada lugar considerado.

Por exemplo, pense que você está montando sua gráfica na área central da cidade, nas proximidades de um número expressivo de restaurantes. O ponto forte dessa localização seria o estacionamento privado e o privilégio em relação a ausência de concorrência, o que acabaria por angariar a prioridade ao seu negócio.

Por se localizar no centro da cidade, o aluguel do estabelecimento seria naturalmente mais caro. Apesar desse ponto fraco, a área central traria consigo relevantes oportunidades de negócio.

O centro da cidade concentra um fluxo de empresários maior do que em qualquer outra localização. Isto é, o tráfego de empresários se alinharia ao seu público alvo, concedendo a oportunidade de prestar serviços gráficos às respectivas empresas.

Já a ameaça ao seu negócio poderia se apresentar na forma de uma concorrência. Afinal de contas, as áreas centrais possuem uma maior afluência de gráficas. Desse modo, se a gráfica concorrente possuísse mais influência, experiência ou preços acessíveis, esta configuraria uma desvantagem para seu negócio.

Com essas referências em mãos, o próximo passo é reavaliar as estratégias de empreendedorismo e decidir se esse lugar será ou deixará de ser um bom negócio para seu investimento.

Vamos esmiuçar cada uma dessas especificações abaixo para melhor fixá-las em sua mente?

1. Dê preferência para lugares com tráfego significativo de veículos e pedestres

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Essa dica é básica para uma boa localização por uma questão de lógica. Quanto maior a quantidade de passantes diários, maior o destaque que seu estabelecimento ganhará.

Isso garantirá que ele esteja à vista e passe a ser um ponto de referência para conquistar novos e potenciais clientes.

Além dessa vantagem, você terá mais retorno em suas promoções e ofertas. Seus anúncios serão visualizados por um número maior de pessoas que, por sua vez, se encarregarão de uma divulgação mais ampla.

2. Não subestime o poder da concorrência

A concorrência se caracteriza como uma desvantagem para um negócio. É muito comum encontrar o lugar ideal para instalar uma gráfica, exceto por um único inconveniente: alguém já teve essa ideia antes. Assim como todos que pretendem montar uma gráfica, a concorrência também está à procura de um lugar bem frequentado pelo público alvo.

Mas, então, como sair dessa sinuca de bico?

De fato, é um lugar comum na área do empreendedorismo. Contudo, antes de decidir se deve ou não estabelecer seu negócio no lugar, é recomendado que reveja novamente a planilha do seu negócio.

Quais são seus pontos fracos em relação à sua gráfica concorrente? E os pontos fortes que o colocam acima dela na pirâmide de preferência? São os preços acessíveis, os serviços prestados, o atendimento? Quais são as maiores ameaças que essa concorrência representa? E as oportunidades que a localização oferece?

Vantagens e desvantagens devem ser comparadas usando como parâmetro as gráficas das mediações. Para conseguir essas informações sobre os concorrentes, basta uma busca pela internet ou uma ligação casual e discreta.

Compreenda que sempre existirão concorrentes e o mais importante é saber como alavancar seu negócio para superá-los no ranking de preferência do público. Trace um plano estratégico, com análises profundas, sem se basear em opiniões ou demais achismos que possam desencorajá-lo de perseguir o melhor negócio.

3. Opte por uma localização com estacionamento próprio ou nos arredores

Essa observação não pode ser negligenciada, afinal, a compra deve ser experimentada pelos seus clientes de forma cômoda e facilitada. Um estacionamento próprio garante comodidade e um atendimento zeloso, garantindo pontos extras na hora da fidelizar os clientes à sua gráfica.

Quanto mais contente e satisfeito estiver o cliente, maior será sua recorrência de compra em seu negócio.

Assim sendo, é preciso enxergar além do balcão quando o assunto é um atendimento de qualidade. Não se esqueça: a recepção começa na porta. Antes de comprar, o cliente deve decidir por entrar na sua gráfica.

Estar atento à apresentação é indispensável. A fachada, a calçada, o estacionamento, a climatização, o aroma, tudo é importante na hora de compor um ambiente convidativo. O seu estabelecimento deve ser apelativo para os sentidos, dialogando, assim, com o subconsciente dos seus consumidores em potencial.

Segundo passo: decida qual será o público alvo na localização do seu negócio

Quando você escolhe um lugar para montar uma gráfica, você precisa levar em conta o fluxo de vendas.

Uma gráfica é similar a um supermercado, isto é, ela possui mais de um público específico entre seus consumidores. Isso o coloca em vantagem em relação a demais negócios de produtos e serviços restritos, como lojas de roupas masculinas ou plus size.

Em uma gráfica, você poderá atender os mais diversificados mercados em um único negócio, tais como os que apresentamos a seguir.

Supermercados, lojas e ademais

Uma empresa pode contratar seus serviços para a impressão de brindes, lembranças e produtos personalizados para divulgação. Entre eles, podemos listar as sacolas, etiquetas, cartões e carnês. Isso abre uma janela ampla, afinal, todo negócio precisa de sua identidade e marca registrada.

Restaurantes e lanchonetes

Todo restaurante precisa oferecer um cardápio para os clientes, certo? Esses cardápios podem ser contratados por intermédio de uma gráfica, abrindo oportunidades de lucro para seu negócio.

Estudantes e profissionais

Se um estudante quiser imprimir um trabalho, ele deverá procurar sua gráfica para prestar esse serviço. O mesmo vale para arquitetos que pretendem imprimir seus projetos e plantas. Os demais profissionais não ficam atrás, pois cartões de visita são cada vez mais fundamentais para a divulgação de qualquer negócio e profissão.

Em suma, no quesito prestação de serviços, o que determinará o que sua gráfica está qualificada a servir são as impressões disponíveis em seu negócio.

Se você estiver disposto a investir em impressoras mais potentes, o seu público automaticamente crescerá. Isto é, quanto maior for a qualidade dos seus equipamentos, maior será o catálogo de serviços prestados. O que nos leva ao próximo passo.

Terceiro passo: defina quais serviços você pretende prestar e vender em seu estabelecimento

Esse é um erro comum entre os principiantes: se equivocar na hora de elencar quais serão os produtos, serviços e impressões oferecidas em sua gráfica.

Existem diversos serviços que uma gráfica está habilitada a vender, mas muitos iniciantes desconhecem quais são estes, limitando seu público e restringindo seu lucro.

O bom faturamento na hora de montar uma gráfica dependerá da venda de seus serviços. Para tanto, é aconselhado que você conheça seu público alvo e, consequentemente, suas necessidades.

Não tenha medo de fazer testes e aprender uma lição valiosa para qualquer empreendedor: o que funcionar para você, funcionou. Quando estiver certo de que o produto ou serviço tem uma boa saída de venda, passe a apostar seu capital.

Uma dica preciosa para decidir no que investir seus testes está no acompanhamento das tendências. Seja um comerciante e empreendedor antenado, se atualizando das procuras do público. Há muito tempo que o básico e o mais do mesmo deixaram de satisfazer um público cada vez mais exigente e um mercado competitivo.

Um bom começo ao montar uma gráfica é investir em produtos personalizados, como álbuns de fotos e impressos para casamentos.

Quarto passo: escolha equipamentos de qualidade

Os equipamentos serão parte da alma do seu negócio. São eles que possibilitam o negócio existir e perseverar no mercado.

Um bom atendimento não garante sucesso quando o produto oferecido deixa a desejar. Nessa tarefa decisiva, a Mundoware é sua aliada. Ela oferece bons suprimentos, toners de qualidade, fotocondutores, cartuchos de tinta, cilindros, papéis e cabos, todos itens obrigatórios para um serviço requisitado e bem classificado pelo público alvo.

A Mundoware é referência quando se trata de fornecedores confiáveis, fator esse que tem sua relevância valorizada por qualquer negociante. O princípio de um bom negócio é investir com segurança e retorno rentável. É aí que os produtos com garantia de qualidade entram em cena.

Você pode conhecer mais sobre os preços e vantagens de compra na loja da Mundoware clicando nesse link.

Boa sorte em seu empreendimento e conte conosco para ajudar a montar uma gráfica incrível!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *