O que fazer com papel fotográfico? Veja 6 ideias

O que fazer com papel fotográfico? Veja 6 ideias

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que, além de imprimir suas fotos favoritas em casa, você pode usar o papel fotográfico para fazer seu próprio cartão de visita, ímãs de geladeira e até embalagens de presente? Então, confira seis ideias de o que fazer com papel fotográfico!

Conheça os tipos de papel fotográfico

Antes de mais nada, para descobrir o que fazer com papel fotográfico, precisamos entender quais tipos existem e quais suas principais características.

Primeiro, nós podemos classificar os papéis fotográficos de acordo com a tecnologia que é usada na sua fabricação. Atualmente, existem quatro tipos de folha própria para impressão de fotografias. São elas:

  1. Coated: tem um maior número de camadas de revestimento do que os outros papéis e sua textura é mais porosa. Por isso, ele deixa as imagens mais nítidas;
  2. Cast Coated: além das camadas de revestimento, esse tipo de papel fotográfico tem uma camada brilhante adicional. Além disso, como ele é mais absorvente, o tempo de secagem das tintas à base de água é menor. Porém, geralmente, ele só é encontrado em gramaturas menores;
  3. Nanoporoso: dos papéis fotográficos, esse é o que possui superfície mais lisa. Assim, ele oferece mais qualidade às imagens;
  4. Microporoso: é a folha mais densa e fácil de encontrar em qualquer gramatura. Suas características favorecem a rápida absorção da tinta e proporcionam maior contraste de cores. Além disso, é mais resistente à água.

Por outro lado, nós também podemos classificar o papel fotográfico de acordo com seu acabamento, como:

  • Glossy: tem acabamento brilhante e faz as cores parecerem mais vivas;
  • Matte: tem acabamento fosco, oferece melhor contraste e deixa os detalhes finos mais visíveis, sendo ótima opção para fotos em preto e branco;
  • Acetinado: está entre o brilhante e o fosco. Ele é bem resistente a arranhões, riscos e marcas de dedos.

Além disso, existem dois tipos de papel fotográfico especial: o adesivo e o com ímã.

O melhor é que você pode usar todos eles, desde que você tenha uma boa impressora para casa e que suporte a sua gramatura.

O que fazer com papel fotográfico?

Sem dúvida, o papel fotográfico é um dos materiais mais versáteis que podemos ter em casa. Como eles podem ser encontrados em diversos acabamentos e gramaturas, é possível fazer quase qualquer coisa!

Confira, a seguir, seis ideias de o que fazer com papel fotográfico.

1. Imprima suas fotos em casa

É claro que a primeira coisa que você pode fazer com um papel fotográfico é imprimir suas fotos em casa! Nesse caso, o ideal é que as folhas tenham gramatura entre 150g/m² e 180g/m².

Por outro lado, o acabamento vai depender de como você vai usar essas fotos. O papel matte é mais indicado para álbuns e scrapbooks. Assim, as fotos não ficarão com marcas de dedo.

Já o papel glossy, por ter brilho e uma superfície bem lisa, é indicado para painéis e quadros sem vidro.

Mas, se você quiser usar uma moldura com vidro, o mais indicado é o papel fotográfico com acabamento acetinado, pois as fotos não ficarão grudando no vidro.

De qualquer forma, quando fizer impressões no papel fotográfico, lembre-se de esperar a tinta secar bem.

Leia também:

2. Faça seu cartão de visita

Outra forma de usar o papel fotográfico é fazendo o seu próprio cartão de visita. Atualmente, há vários aplicativos que oferecem templates gratuitos e personalizáveis para você divulgar a sua marca.

Para que o seu cartão de visita não amasse ou seja danificado com facilidade, o recomendado é que o papel fotográfico tenha pelo menos 250g/m² e seja resistente à água.

Além disso, você também pode usar esse tipo de folha para fazer outros materiais de comunicação visual, como flyers, crachás e placas informativas.

3. Economize fazendo o seu convite em casa

Quer dar um ar profissional para o seu evento? Então, você pode usar um papel fotográfico de 180g/m² resistente à água para fazer convites e placas divertidas para foto.

Outra forma de usar o papel fotográfico em um evento é fazendo adesivos para customizar brindes e os descartáveis. Nesse caso, uma folha com 135g/m² será o suficiente.

Tudo depende da sua imaginação!

4. Embalagens personalizadas

Na internet, há uma infinidade de moldes de caixas e embalagens para presente para você montar em casa. Então, por que não imprimir esses modelos em papel fotográfico?

As possibilidades são infinitas. Você pode fazer desde caixas para presente, embalagens e rótulos para os seus produtos, até forminhas para doces personalizadas.

Para esse fim, você pode usar um papel fotográfico com gramatura de 180g/m². Embora o glossy seja o mais recomendado por ser mais resistente à água, você também pode usar os produtos com acabamento matte ou acetinado.

5. Decore sua casa com papel fotográfico

Já pensou em usar o papel fotográfico na decoração? Além de imprimir fotos, você pode fazer adesivos para decorar canecas, mural de fotos, cadernos ou qualquer outra coisa que você quiser.

O recomendado para esse tipo de trabalho são os papéis com 90g/m². Mas, se você for imprimir fotos, pode ser necessário uma gramatura maior, entre 150g/m² e 180g/m².

Vale lembrar que embora alguns papéis fotográficos sejam resistentes à água, eles não devem ser lavados.

Por isso, lembre-se de usá-lo somente em peças que você não precisará molhar. Caso contrário, vai ser melhor usar o papel vinil adesivo para decorar sua casa.

6. Crie ímãs customizados em casa

Outra forma super criativa de decorar a sua casa é com o papel fotográfico com ímã. Geralmente, ele vem em folhas A4 de 690g/m². Então, se a sua impressora suportar essa gramatura, você pode usar esse papel para fazer os mais variados ímãs.

Por exemplo, você pode imprimir suas fotos favoritas e colocá-las na geladeira ou em um mural metálico, fazer um calendário temático, o cardápio para semana ou qualquer outra coisa que caiba em uma folha A4.

Considerações finais

Todas essas ideias, além de serem úteis para você, também podem se transformar em uma fonte de renda. Você pode fazer cartões de visita, convites e brindes diversos utilizando um bom papel, uma boa impressora e sua criatividade!

Agora que você já sabe o que fazer com papel fotográfico, acesse a loja da Mundoware para encontrar os melhores produtos pelos melhores preços!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *