Tinta corante ou tinta pigmentada: diferenças, vantagens e desvantagens

Tinta corante ou tinta pigmentada: diferenças, vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você estiver interessado em comprar uma impressora a jato de tinta, provavelmente vai querer saber as diferenças, vantagens e desvantagens da tinta corante ou tinta pigmentada.

É preciso saber que, como regra geral, o mais conveniente é usar o tipo de tinta com o qual a impressora sai da fábrica. Embora existam impressoras que lidem com os dois tipos, há também modelos em que é muito difícil alterar ou até mesmo impossível.

É por isso que recomendamos que você escolha a impressora de acordo com o trabalho a ser feito, no caso. Se você quiser fazer uma variedade maior de tarefas, terá que optar por um equipamento que lhe permita utilizar todas as vantagens de ambos os tipos de tinta.

Benefícios que você terá:

  • Resultados mais profissionais em cada um dos trabalhos;
  • Obtenção de uma maior durabilidade;
  • Otimização de custos;
  • Encurtamento dos tempos de trabalho.

Tendo feito este esclarecimento importante sobre as impressoras, detalharemos abaixo como escolher entre tinta corante ou tinta pigmentada.

Como escolher entre tinta corante ou tinta pigmentada?

Tudo depende do produto para imprimir. Explicamos as vantagens e os resultados que cada uma dessas opções de tinta pode fornecer para que você possa decidir.

Tinta corante

A cor das tintas corantes é gerada da mesma maneira, por meio do corante. A diferença fundamental é o tipo de corante usado. Há alguns anos, com o desenvolvimento de tecnologias capazes de imprimir fotos de alta qualidade, as fábricas começaram a competir neste aspecto.

A tinta corante faz parte de um grupo de tintas de secagem rápida. Este tipo, por algum tempo, foi o único que existiu no mercado para impressoras a jato de tinta.

Neste caso, falamos sobre tintas que são usadas em impressoras coloridas, porque esses dispositivos intercalam e misturam as diferentes cores, razão pela qual as misturas devem ser secas rapidamente para evitar distorções.

Ela tem duas grandes características que a tornaram uma vencedora em todos os mercados de tinta líquida. A primeira é que as cores podem ser muito vivas, graças à pequena estrutura molecular que tem a absorção de tonalidades no papel.

A segunda grande característica é que é fácil misturar com as outras cores para criar o espectro infinito de cores que os sistemas de computador nos dão.

A tinta corante é a mais procurada no mercado e utilizada pela maioria das impressoras, pois é uma solução que acusa a cor e possui poucos pigmentos.

No entanto, como tem vantagens, apresenta igualmente algumas desvantagens. Um exemplo é a perda de cor com facilidade, pois as partículas utilizáveis ​​são solúveis em água.

A umidade também afeta-a de forma importante, principalmente as tonalidades que derivam do amarelo. Basicamente, este tipo de tinta reage com todo o ambiente, uma vez que também podemos ter alterações de cor por oxidação.

Assim, se os documentos sofreram exposição ao sol, as cores desaparecerão rapidamente.

Tintas pigmentadas

A cor das tintas pigmentadas é fornecida por pequenas partículas sólidas de polímero ou pigmentos orgânicos, dependendo do caso. Essas partículas são minúsculas, cerca de 30 vezes menores que o mais fino toner.

Os pigmentos têm a cor desejada, isto é, ciano, magenta, amarelo e preto nas impressoras mais básicas e até 12 cores para os plotters mais avançados.

Esse tipo de tinta é penetrante e de secagem lenta. A sua grande qualidade é a durabilidade e estabilidade ao longo do tempo, dependendo do papel usado. Esta durabilidade se dá pelo fato de que as tintas são feitas com uma base neutra e partículas dos pigmentos de cor.

Deve-se levar em conta que, como as partículas coloridas estão suspensas em uma base aquosa para serem capazes de injetá-las, é muito importante que a folha fique seca completamente, já que sua durabilidade começa a contar quando a parte aquosa seca, e as partículas ficam bem aderidas ao papel.

Sendo partículas não orgânicas, não reagem facilmente com o meio ambiente. Assim evitam, em grandes doses, que a umidade e a luz as afetem negativamente.

O problema com este tipo de tinta líquida é que a sua composição gera tintas pouco vívidas em termos de cor. Isto é, elas são muito nuançadas, o que gera uma sensação à vista de má qualidade, quando deveria ser o oposto.

Tintas OCP: tinta corante ou tinta pigmentada

Como vimos, a qualidade das tintas e a qualidade do papel são os dois fatores que afetam as impressões profissionais.

OCP inclui em cada fórmula componentes que mantêm a cabeça do seu equipamento em ótimas condições por muito mais tempo.

Cuidar com seus injetores e aditivos garante que o circuito de injeção esteja sempre limpo, livre de sedimentos, colônias bacterianas e outras impurezas que ataquem os componentes ou impeçam seu funcionamento normal.

Tintas OCP corante

Como um resumo rápido, destacamos as vantagens das tintas OCP. Elas são:

  • A tinta corante é ideal para imagens que precisam de maior transparência e menor opacidade;
  • Ela é uma tinta suscetível ao tipo e à qualidade do papel;
  • Ideal para impressões coloridas e para quem precisa reduzir custos (para capas de filmes, textos, fotos etc);
  • São tintas que devem ser laminadas para proteção;
  • As tintas corante são adequadas para armazenamento em temperaturas que variam de -10° C a 35° C;
  • Deve-se ter em mente que a tinta corante tem pouca resistência à água e à exposição solar. Se você estiver procurando por tintas resistentes à esses tipos de situação, talvez seja melhor optar pela OCP pigmentada.

Tintas OCP pigmentadas

As vantagens das tintas pigmentadas OCP são:

  • Oferecem excelentes impressões de qualidade, definição, cor e alta resistência ao desbotamento. Mesmo em fotos expostas sem qualquer proteção, a imagem permanece inalterada por muitos anos e anos;
  • É ótima se você for imprimir transfers de impressão têxtil em camisas, ou fazer folhetos, cartões de visita, papel de carta e impressão em papéis convencionais;
  • Perfeita caso não queira ter a impressão de borrado, umidade, fricção ou transpiração;
  • Ideal para impressão em mídia especial, como papel Tyvek.

Agora que você já conhece as particularidades, vantagens e desvantagens, pode optar pela tinta corante ou tinta pigmentada. Com certeza terá uma que se encaixará em suas preferências e necessidade… Ou ambas!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *