O que é gramatura de papel: o guia definitivo sobre esse assunto

O que é gramatura de papel: o guia definitivo sobre esse assunto

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você não trabalha diariamente com gráficas ou design, provavelmente não sabe o que é gramatura de papel. E na hora que precisa imprimir folders, cartões de visita ou algo do gênero, pode ficar confuso com a pergunta.

Afinal, o que é gramatura de papel e por que ela é importante?

Acompanhe nosso texto para compreender exatamente o que é, no que ela auxilia e por que você precisa compreender a finalidade da gramatura do papel para obter o melhor do seu material impresso.

O que é gramatura de papel?

A questão “o que é gramatura de papel?” é bastante comum, principalmente porque dificilmente as pessoas se dão ao trabalho de elaborar uma resposta completa e satisfatória.

Gráficas costumam questionar sobre a gramatura quando fazemos alguma encomenda, mas dificilmente um usuário comum se preocupa com isto.

Acontece que, se você compreender bem o que é gramatura de papel e como ela funciona, o seu material final terá uma qualidade infinitamente superior.

Embora existam diversos materiais e nomes diferentes, nós comumente usamos o nome “papel” para quase tudo. Porém, os materiais, grossuras, pesos e diversos outros fatores podem ser muito importantes quando se está desenvolvendo um projeto gráfico.

O tipo de tinta pode também interferir na qualidade da impressão de determinado papel. Você também deve considerar o tipo de material que deseja apresentar e as texturas que ele deve ter.

Todos os detalhes citados anteriormente podem definir se a sua impressão será de qualidade boa ou ruim. E boa parte dos problemas que poderiam decorrer da falta de conhecimento podem ser resolvidos ao compreender um pouco melhor o que é gramatura de papel e a serventia que ela tem.

O termo “gramatura” define, basicamente, o peso de um papel e a possível durabilidade dele. A gramatura que vemos nas embalagens ou que perguntam para você nas gráficas é o peso que seria atribuído ao metro quadrado daquele tipo de papel. Na maior parte das vezes, quanto maior for a gramatura, mais grosso será o papel escolhido.

Portanto, se você for imprimir um cartão de visitas ou fotografias, por exemplo, não poderá escolher uma gramatura baixa. Eles exigem maior durabilidade e, consequentemente, uma gramatura maior.

Compreenda, porém, que embora na maior parte das vezes uma gramatura alta signifique um papel espesso, este nem sempre é o caso. A gramatura é mais ligada ao peso que à espessura e embora seja incomum, por vezes, um papel pode ser mais fino e mais pesado.

Papel kraft

Como saber a gramatura perfeita para o meu projeto?

Procure conhecer ao vivo a maior parte dos materiais.

Isso é importante para que você tenha uma ideia mais clara do que terá em mãos quando aquilo que foi projetado no meio digital transpassar para o mundo material. Isso ajudará até mesmo no desenvolvimento do projeto e na escolha e utilização de cores.

Há, porém, algumas regras básicas que podem ser aplicadas de acordo com o padrão vigente usado pelas gramaturas, que você verá a seguir.

Gramatura de 30g a 55g

Há gramaturas abaixo desta marca, mas raramente são usadas para qualquer trabalho de impressão. E, compreendendo o que é gramatura de papel, você dificilmente escolheria esta gramatura para um projeto.

A não ser, é claro, que esteja trabalhando no desenvolvimento de um jornal ou na parte interna de uma revista. Bíblias ou livros muito extensos e de baixa qualidade também usam este tipo de gramatura.

Como já deve ter imaginado, este papel é muito fino e não é indicado para a impressão em casa. A quantidade de tinta utilizada em impressões nesta gramatura também deve ser baixa, já que ela pode acabar transpassando para o outro lado e prejudicando a leitura, principalmente se a impressão for feita de ambos os lados.

Papéis com essa gramatura são geralmente do tipo seda, kraft ou couché.

Gramatura de 50g a 63g

Bobinas usadas em máquinas de cartão de crédito e débito, papéis que vêm dentro de caixas de sapatos ou papéis de notas fiscais costumam ter esta gramatura, bastante parecida com a do item anterior.

Esta gramatura é também comum em papéis do tipo kraft, couché e seda.

Papel de seda

Gramatura de 75g a 80g

São papéis mais comuns, mas de qualidade inferior. O bloco de receitas e atestados do seu médico ou dentista provavelmente tem essa gramatura.

Ela também é usada em panfletos de baixa qualidade e alguns tipos de papel de impressão domiciliar comum.

Esta gramatura geralmente está ligada a papéis do tipo offset, kraft, seda, couché, vergê, color plus e sulfite.

Gramatura de 90g a 115g

O tipo de papel mais popular, é aquele que provavelmente você tem no seu convívio diário. As folhas sulfites usadas em escritórios, escolas e domicílios estão geralmente nessa faixa de gramatura.

Com ele também são produzidos folhetos amadores ou de baixo custo, informativos, cartas e cartazes simples.

Esta gramatura geralmente está ligada a papéis do tipo offset, kraft, seda, couché, vergê, color plus e sulfite.

Gramatura de 120g a 150g

Quando já se tem uma ideia sobre o que é gramatura de papel, sabemos que este é um papel de qualidade superior.

Ele é usado frequentemente em panfletos coloridos e de qualidade mais elevada. Também é comumente usado como capa de revista ou encarte de CDs e DVDs. É significativamente mais resistente e grosso ao toque e pode ou não contar com uma camada esmaltada.

Esta gramatura é geralmente utilizada em papéis do tipo offset, aspen, majorca, vergé e cartão.

Convite de casamento em papel aspen

Gramatura de 180g

Como a impressora caseira tem uma capacidade limitada, este é geralmente a gramatura máxima que ela pode aceitar. Este é o tipo de papel utilizado para cartolinas comuns, cartões de visita simples de impressão caseira, sacolas de papel e marcadores de livro de qualidade baixa.

Além da cartolina, esta gramatura é comum em papéis aspen, majorca, offset e vergé.

Gramatura de 210g a 300g

Significativamente mais resistente, essa é geralmente a gramatura escolhida para as capas de livro, cartões de visita e marcadores de livros que são desenvolvidos e impressos profissionalmente. É também a gramatura usada para cartões postais, cartões promocionais, cartões e convites de aniversário ou casamento.

Acima desta marca, há papéis muito mais grossos que geralmente não são usados para impressão, como o papel canson, que é mais resistente e geralmente usado por desenhistas profissionais.

Além do canson, essa gramatura é comum em papéis do tipo couché, duplex, diamond, supremo e design white.

Considerações finais

Agora que já se tornou um especialista e não tem mais dúvidas sobre o que é gramatura de papel, você já pode comprar o material ideal para as suas impressões na Mundoware!

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *