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Para que uma ideia saia do papel, não é preciso somente possuir um planejamento adequado e capital para investir. Para que uma startup ou pequena empresa que está iniciando tenha sucesso, ela também precisa de um líder com as características do empreendedor que vão guiar o negócio rumo ao crescimento. Estamos falando de um conjunto de atitudes e comportamentos indispensáveis para qualquer um que se arrisca no mercado em busca de realizar um sonho.
Se você pensa que esse é um dom reservado a poucos iluminados, saiba que está enganado. Quem diz isso é o próprio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma das entidades que mais estimula o desenvolvimento de novos empreendedores que não sabem por onde dar o pontapé inicial de seu projeto. De acordo com eles, é possível aprender e evoluir certas competências para que se descubra a maneira como um negócio deve ser gerido e gerenciado.
Foi pensando nisso que a Mundoware separou 10 características do empreendedor de sucesso para que você largue na frente da concorrência e saiba o que é preciso para ver uma ideia promissora se transformar em uma grande empresa. Confira!
10 características do empreendedor de sucesso
1. Iniciativa
Uma das principais características do empreendedor é ter iniciativa – e a história mostra isso. Toda e qualquer evolução pela qual a humanidade passou só foi possível porque alguém teve coragem de se mover para contestar uma “verdade” ou para criar algo que suprisse as necessidades da sociedade naquela época.
Portanto, não adianta esperar que a sua ideia se transforme em realidade se o empreendedor não tiver coragem de agir, um dos fatores críticos do sucesso. Mesmo que pessoas ao seu redor te incentivem a deixar o seu projeto de lado, se você e enxergou uma oportunidade, não deixe de coloca-la em prática por falta de iniciativa – que só depende de você mesmo.
2. Resiliência
Uma pesquisa realizada na década de 60 pelo norte-americano Dr. David McClelland, da Universidade de Harvard, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas), buscou entender o que transformava pessoas comuns em empreendedoras de sucesso. Entre os pontos importantes que o pesquisador encontrou, um deles chamou bastante a atenção da equipe.
Em média, cada um dos 200 empreendedores estudados tinha falido um negócio em três oportunidades. Isso não significa que para chegar ao sucesso você precisa quebrar alguns empreendimentos pelo caminho, mas que você precisa ser resiliente e continuar tentando, utilizando os aprendizados de um fracasso para amadurecer e começar um novo negócio com mais sabedoria e experiência.
Apenas a título de curiosidade, essa pesquisa foi tão importante para o mundo dos negócios que dela saiu uma cartilha que é utilizada até hoje (com algumas adaptações devido ao tempo, é claro) em muitos lugares no mundo, inclusive no Brasil, por meio do Sebrae, que desenvolveu uma metodologia de ensino baseada nos achados de David McClelland.
3. Planejamento
Esse é um ponto muito comum e que é facilmente percebido na realidade. Para ter sucesso como empreendedor, não basta somente possuir uma capacidade de planejamento, mas também acompanha-lo muito de perto desde o primeiro dia. Pode parecer óbvio, mas não é bem assim que as coisas funcionam na vida real.
Montar um planejamento é o ponto inicial de qualquer empreendimento. Afinal, sem ele não é possível que um negócio saia do papel. Até aí, por mais que alguns tenham dificuldades, existem meios rápidos e práticos de aprender como essa etapa deve ser feita. O que acontece bastante é que, uma vez que a empresa está funcionando, o seu planejamento deixa de ser acompanhado e os riscos de um fracasso aumentam demais.
O conjunto de características do empreendedor exige que ele esteja a todo momento acompanhando os resultados da empresa, analisando e monitorando o que acontece. Dessa maneira, com indicadores muito específicos e gerais, ele consegue identificar erros para corrigi-los e pontos fortes para potencializá-los. Mais do que isso, é preciso que tudo esteja sempre bem organizado para que coisas importantes não se percam no meio do caminho.
4. Liderança
Martin Luther King, em seu livro “Strength to Love”, diz em certo trecho que “a verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e de conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. Ainda que ele não estivesse falando sobre empreendedorismo, é possível enxergar esse comportamento no mundo dos negócios.
É um dos ensinamentos que os líderes devem ter em mente. Sem um empreendedor que tenha a liderança de seu negócio e de sua equipe, a tendência é de que a empresa perca o seu rumo, principalmente em momentos mais delicados. Sendo assim, se quer saber como ser um bom empreendedor, é preciso saber como se portar como um líder diante de cada situação que aparecer.
No entanto, às vezes a liderança é confundida com concentração de decisões, dois comportamentos completamente diferentes. Um líder não precisa tomar para si a responsabilidade de decidir tudo o que acontece.
Cabe a ele, também, enxergar onde estão as qualidades de seus funcionários e os seus próprios defeitos para distribuir da melhor maneira possível as responsabilidades, nem que para suprir uma de suas imperfeições ele precise buscar no mercado um profissional com os atributos necessários.
5. Autoconfiança
A autoconfiança também é uma das características do empreendedor e ela está diretamente ligada ao tópico anterior sobre liderança. Empreendedores de sucesso conseguem que suas equipes confiem nas suas decisões e orientações. Só é possível transmitir essa segurança a eles se o próprio gestor tiver confiança em seus pensamentos. Isso pode ser um ponto difícil de ser trabalhado em líderes mais jovens, pois a falta de experiência ainda torna o futuro muito incerto.
Porém, isso não pode ser um desculpa para o empreendedor deixar a sua equipe insegura com os rumos que a empresa está tomando. Boas ideias todos têm, mesmo os mais inexperientes. Para lapidá-la, basta ter um mentor que te acompanhe de perto, seja ele um responsável por investir dinheiro no negócio ou até mesmo um profissional amigo que há anos está no mercado.
6. Coragem
A coragem é um dos requisitos que complementa a iniciativa, pois aqui é preciso que se aceite a ideia de correr alguns riscos. Arriscar-se faz parte da rotina de quem quer ter sucesso como empreendedor e eles devem estar prontos para lidar com isso, o que não significa que a saúde da empresa tenha que ser colocada em jogo para que se aposte em uma nova visão, muito pelo contrário.
A diferença entre assumir riscos e correr perigo está na maneira como o empreendedor se prepara para tomar essa iniciativa mais ousada. Se ele conhece o seu mercado e a sua empresa, não precisa ter medo de ver a sua ideia fracassar (já falamos que fracasso faz parte da vida do empresário). É preciso ter em mente de que o sucesso só chega para aqueles que decidem agir.
7. Exigir qualidade e eficiência
Não existe nenhum negócio no mundo que não possa ser melhorado! Portanto, uma das características do empreendedor é sempre querer fazer mais e melhor. Ele precisa querer que todos os funcionários, processos, serviços e produtos tenham a mais alta qualidade e eficiência, superando as próprias expectativas e mostrando para a sua equipe que chegar ao limite é gratificante.
Isso é resultado de processos internos e externos. Internamente, ele precisa conversar com seus funcionários para saber o que pode ser feito para aumentar a produtividade e, consequentemente, a qualidade do produto ou serviço que é vendido. Externamente, deve conversar com fornecedores, revendedores e clientes finais para saber qual o índice de satisfação deles com o que compraram e com a empresa em geral.
Tais medidas podem ser realizadas através de pesquisas de satisfação, acompanhamento das vendas e análise dos concorrentes e até mesmo por meio do contato direto com os consumidores (ligações, mensagens, e-mails). Assim, é possível entender seus pontos fortes e fracos e montar um plano de ação.
8. Educação financeira
Pergunte a qualquer instituição especializada em empreendedorismo qual é um dos maiores inimigos das pequenas empresas no Brasil. Verá que todas elas dirão que o desperdício de dinheiro é um dos principais problemas que levam negócios à falência. Quase sempre, os recursos são poucos e precisam ser utilizados da maneira mais eficiente possível.
Isso passa pela criação de uma cultura dentro da empresa que parte do líder. Ele precisa mostrar que cada centavo faz diferença no final do mês para que os funcionários também entendam e comprem essa ideia. Essas medidas devem ser tomadas desde as grandes ações, como onde o dinheiro da empresa está sendo investido, até coisas menores, como as economias do dia a dia com impressão, por exemplo. Ficar de olho em todos os detalhes é uma das principais características do empreendedor de sucesso.
A primeira depende da diretoria do empreendimento, mas a segunda pode ter a ajuda da Mundoware, um mundo de produtos com os melhores preços do mercado para fazer com que a sua empresa tenha dinheiro para investir no que realmente importa: no seu crescimento. Temos todas as soluções para impressoras, computadores, periféricos, acessórios, eletrônicos essenciais para as rotinas de uma empresa e muito mais.
9. Estabelecer metas
Entre os fatores críticos de sucesso de um empreendimento está o estabelecimento de metas, que servirá como um guia para o negócio. Para saber como ser um bom empreendedor, basta ver como as grandes empresas se portam. Não é difícil encontrar entrevistas de grandes CEOs revelando quais as metas para o futuro e como pretendem alcança-las.
É uma das características do empreendedor para manter a si mesmo e a sua equipe focados e sabendo onde precisam chegar para que prosperem juntos. Sem isso, o funcionário pode se perguntar se todo aquele projeto faz sentido, pois não vê uma perspectiva de onde o próprio dono quer chegar.
Assim como a economia, as metas englobam projetos grandes, pequenos, de curto prazo e de longo prazo. Afinal, para se alcançar a meta de fechar um contrato milionário, muitas outras metas menores foram alcançadas no percurso e que foram importantes para que se chegasse ao objetivo principal. Elas não podem ser desconsideradas e precisam estar bem definidas, inclusive com seus prazos pré-estabelecidos, para que se caminhe passo a passo até o sucesso.
10. Estudar
Como ser um bom empreendedor sem se atualizar? Impossível! Empreendedores de sucesso estão sempre antenados com as novidades do mercado, as novas exigências da sociedade e buscando enxergar tendências que logo se tornarão realidade. Isso só pode ser conseguido através de estudo, não somente acadêmico, mas na busca incansável por informações que vão ajuda-lo a ver um cenário mais amplo e mais claro.
Isso também quer dizer falar com seus clientes e consumidores para coletar as informações possíveis sobre suas necessidades e sobre como a sua empresa é vista por quem realmente importa. O processo de estudo e coleta de informação passa ainda por falar com especialistas de algumas áreas.
Por exemplo, você criou uma página no Facebook para divulgar seu serviço de hot stamping, uma tendência do mundo de impressões. Meses depois, procurou alguém especializado em redes sociais para dizer se o desempenho está bom e o que é possível ser feito para melhoras. São atitudes pequenas, mas que não podem deixar de ser observadas por aqueles com as características do empreendedor.
Considerações finais
Empreendedores de sucesso reúnem essas e muitas outras qualidades que são indispensáveis para que se tenha um negócio próspero. É preciso estar atendo a inúmeros tópicos que vão fazer toda a diferença nos resultados que são alcançados. E tudo isso depende de somente uma pessoa: o próprio empreendedor. É ele quem comanda a tripulação, que nada mais é do que um reflexo do comportamento e do conhecimento do capitão.
Portanto, reunir as características do empreendedor significa colocar como prioridade para as rotinas da empresa os fatores críticos para o sucesso, como satisfação do cliente, qualidade do produto ou serviço, busca por um parceiro que te ajude a reduzir custos ordinários, como a Mundoware, percepção das necessidades do mercado, iniciativa e coragem para o “novo” e muitas outras coisas.
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