Escritório ou home office? É hora de tomar a decisão

Escritório ou home office? É hora de tomar a decisão

Tempo de leitura: 6 minutos

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, existe a utopia de que tudo voltará ao normal após essa tormenta. Afinal, ninguém poderia supor que a pandemia fosse durar por tanto tempo, muito menos que existiria a possibilidade de exercer funções de forma remota. Bem, isso até a contaminação do vírus perdurar por mais de 1 ano e fazer empresas ficarem na dúvida entre escritório ou home office.

Porém, se antes o trabalho remoto era uma opção, agora é realidade na vida de muitos brasileiros. O que está em pauta também é se entre escritório ou home office é possível aderir à abordagem híbrida, isto é, exercer algumas funções em home office e deixar as reuniões e interação com colegas para o escritório.

Muito embora as pessoas tenham suas dificuldades em trabalhar em home office, implantado por questões sanitárias, é bom saber que esse será o futuro das empresas. Quem não adotar, mesmo após o controle da pandemia, estará fadado a perder vantagem competitiva no mercado.

Entenda por que é o momento de decidir entre escritório ou home office e se é hora de escolher um modelo híbrido como solução para esse embate. Acompanhe!

É importante escolher entre escritório ou home office?

A escolha entre escritório ou home office não deve ser entendida como obrigatória para todas as empresas, apenas para aquelas cujas funções são compatíveis com o trabalho remoto.

Nesses casos, empresas de tecnologia e de finanças perceberam a satisfação dos funcionários, o aumento da produtividade e, por fim, a rentabilidade da empresa como resultado do home office. Inclusive, algumas delas oferecem benefícios diferenciados para quem adota o trabalho remoto integral ou parcial.

Todavia, é compreensível que a pandemia tenha sido um susto para as pessoas, e que isso acarretou alguns problemas, tais como:

  • Dificuldade de autogestão;
  • Baixa produtividade;
  • Falta de prática para trabalhar à distância.

Afinal, no início tudo é muito difícil: as crianças pequenas que não estão na escola devido à pandemia, a falta de organização no ambiente de trabalho dentro de casa, além da falta de apoio empresarial.

Sem contar o nível de distrações que afetam o rendimento, como as redes sociais, a TV ligada, o delivery que acabou de chegar – é muita coisa para quem se acostumou a sair de casa cedo para voltar à noite.

Mas é importante destacar que o cenário atual serviu de grande desafio para os profissionais, uma vez que as opções de trabalho no futuro terão grandes chances de serem remotas (pelo menos, parcialmente).

Por isso, as empresas precisam aproveitar essa adaptação forçada para aderir ao home office de maneira integral ou parcial na vida de seus funcionários. Só que, para isso, é de suma importância adequar todos à nova realidade, pensando em boas práticas e benefícios aos trabalhadores.

E já que citamos o trabalho remoto de maneira integral ou parcial, vamos destacar o escritório do futuro, que é meio escritório e meio home office. Veja mais no tópico abaixo.

Escritório ou home office

O profissional e o escritório híbrido

Pode parecer um episódio de “Os Jetsons”, mas é a vida real. Pessoas trabalhando em casa, conversando com seus colegas de trabalho ou chefe em uma chamada de vídeo, e depois participando de reuniões presenciais de vez em quando.

Esse modelo entre escritório ou home office é o que chamam de escritório híbrido. Talvez seja a solução mais prática para quem não quer passar o resto do mês em casa, sentado diante do notebook, dividindo suas atenções entre o berro da criança, as distrações comuns do dia a dia e o trabalho a ser feito.

No entanto, o formato híbrido ainda pode não ser muito confortável para os profissionais, mas assim como o mundo se adaptou a várias modernidades tecnológicas, as empresas também precisam se adaptar a novos formatos.

Afinal, deixamos de lado a máquina de escrever; passamos a pagar as contas pelo celular; lemos notícias em tempo real sem depender de jornais físicos; conversamos com amigos a longa distância; compramos diversos itens de forma online; votamos com urna eletrônica.

Tudo isso impactou a vida de quem acompanhou as mudanças – e acreditamos que ninguém quer retroceder agora, não é?

Por essa razão, a dúvida se você deve aderir ao escritório ou home office também ficará no passado para dar lugar àquilo que for útil e agradável para a sua empresa.

Escritório híbrido: vantagens de aderir ao formato do futuro

Se a sua empresa não pode ser 100% home office mas, ao mesmo tempo, já não é possível voltar como era antes, a escolha certa pode ser a versão híbrida. Veja as vantagens desse formato para a sua empresa:

  • Redução de custos;
  • Flexibilidade de horários;
  • Retenção dos melhores profissionais do mercado;
  • Maior satisfação entre os funcionários;
  • Melhor produtividade.

Isso tudo sem deixar as reuniões ou tarefas presenciais de lado. Ao mesmo tempo em que integra os times com a empresa, também evita o ambiente monótono e, algumas vezes, hostil, que quase sempre impede que o profissional seja produtivo.

Ah! Uma coisa muito bacana sobre horários flexíveis é que o profissional pode definir seus próprios horários. Afinal, tem funcionário que termina suas funções (que poderiam facilmente ser realizadas de forma remota), mas tem que permanecer na empresa até a hora de bater o ponto.

Além de ser um prejuízo para uma empresa se manter nesses moldes, é um tempo que o trabalhador poderia usar para estudar, levar o filho para passear, praticar algum exercício, etc.

Por isso, a mudança é necessária para que ambos os lados possam ganhar. A empresa se mantém competitiva e lucrativa no mercado e os profissionais trabalham de maneira mais satisfatória.

Aproveite e veja 6 dicas para aumentar a produtividade no home office!

Ainda na dúvida entre escritório ou home office?

Se ainda tem dúvidas, pense em como seria mais custoso e demorado voltar a usar máquina de escrever nos escritórios. Já pensou em se comunicar através de cartas, porque não se acostumou com a modernidade dos e-mails e aplicativos como WhatsApp? Nem pensar, não é?

Então, por que a sua empresa teria que andar para trás, se a pandemia trouxe o desafio da mudança? Pense nas empresas que adotaram home office para sempre, como o Twitter ou a Xerpay, que adotou, inclusive, o modelo híbrido à escolha dos funcionários.

Não tem motivos para voltar às atividades como eram antes, depois de perceber que os serviços podem ser executados de casa, diminuindo os custos de passagens, o aborrecimento no trânsito e fazendo o trabalho render.

Portanto, na dúvida entre escritório ou home office? Escolha os dois ou apenas o home office! Se gostou deste artigo, aproveite para conhecer outros posts relacionados aqui no blog da Mundoware. Até a próxima!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *