Aumentar a produtividade no home office: 6 super dicas

Aumentar a produtividade no home office: 6 super dicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Devido à pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, muitas empresas tiveram a necessidade de incluir o trabalho remoto em suas práticas. Desta forma, um grande desafio encontrado foi como aumentar a produtividade no home office.

Esta é uma preocupação das empresas, que buscam treinamentos, ferramentas e práticas novas para seus modelos de negócios, mas também para colaboradores, que se viram com desafios de adaptação enormes repentinamente.

O home office dá muita liberdade e elasticidade na forma como o trabalho é feito. É possível fazer tudo nos horários mais confortáveis, em locais onde você se sente bem e com a possibilidade de relaxar de forma mais confortável quando necessário.

Porém, é uma tremenda responsabilidade lidar com toda essa liberdade. Não apenas isso, mas o ambiente doméstico também oferece diversos empecilhos para a produtividade.

Equilibrar as tarefas domésticas e distrações constantes com o trabalho pode ser muito difícil no início. Porém, passado o período de adaptação e autoconhecimento, o home office tem muito a contribuir na produtividade e entrega de resultados.

6 formas de aumentar a produtividade no home office

1. Planeje os horários

Toda a liberdade oferecida pelo home office pode cobrar um preço bem caro quando não utilizada com sabedoria.

Caso a empresa onde trabalha ou a sua função permita, planeje de forma otimizada os momentos em que estará focado no trabalho.

Isso significa não apenas adequar o tempo de trabalho em meio às outras obrigações domésticas, mas também aproveitar da melhor forma suas características individuais.

Caso você seja uma pessoa mais diurna, o período da manhã ou da tarde podem ser o ideal para fazer os trabalhos que exijam mais foco. Por outro lado, alguns indivíduos estão no ápice de sua energia durante a noite ou madrugada.

Por isso, faça testes ao longo dos dias e identifique quando você está no seu melhor.

Sem dúvida, se conhecer desta maneira e estabelecer os horários para aproveitar ao máximo seu potencial para o trabalho é um importante passo para um ótimo desempenho durante o home office.

2. Organize o local de trabalho

Como o seu escritório é a sua casa, inevitavelmente toda a organização ficará sob sua responsabilidade e daqueles que moram contigo.

Por isso, mantenha sempre um tempo para limpar tudo e colocar as coisas no devido lugar. Essa organização serve não apenas para deixar tudo bonito e limpo. Claro, isso também ajuda na organização mental.

O foco é muito mais em permitir que você encontre tudo o que precisa da forma mais rápida e fácil possível.

Um ambiente bagunçado dificulta muito esse acesso rápido às ferramentas e informações, e pode ser um grande empecilho no objetivo de aumentar a produtividade no home office.

Não se esqueça de incluir todos os moradores nessa função!

Caso more com mais pessoas, deixa claro para todos onde é o local de trabalho, como as coisas devem ficar e os esforços em grupo para manter a organização. Jamais deixe toda a carga se acumular apenas em você. Afinal, uma casa é uma comunidade.

Fica a dica: isso vale também para o seu computador ou smartphone de trabalho! Uma mesa, pastas e aplicativos bem organizados ajuda, e muito, durante o trabalho.

3. Evite as distrações

No ambiente doméstico as distrações são muitas, e isso desgasta sua produtividade ao longo do dia.

Mantenha TVs, videogames e mesmo smartphones e computadores que não são os de trabalho sempre desligados. Ou, no mínimo, resista às suas tentações.

TVs ligadas e smartphones emitindo notificações o tempo todo podem ser terríveis para o seu foco. Caso perceba que estes aparelhos te atrapalham, evite o seu uso durante o trabalho.

Porém, algumas pessoas acham confortável ouvir um noticiário ou assistir streams mais relaxantes enquanto produzem. Seja qual for o seu caso, lembre-se de deixar os volumes baixos e o fluxo de informação controlado, pois mesmo para quem está acostumado, tudo isso pode atrapalhar bastante.

Por mais que seja interessante tirar pausas constantes para relaxar, é importante ter períodos mais prolongados de produção para que se alcance o pico de desempenho.

Mas se as distrações são inevitáveis, como cuidados com filhos, idosos ou pets, tente planejar seu horário para adequar da melhor forma tais obrigações.

aumentar a produtividade no home office

4. Faça pausas confortáveis

Pode ser tentador assistir a um filme ou série no meio da jornada, ou tirar um tempo para uma jogatina quando os amigos chamarem. Obviamente isso pode matar completamente sua produtividade.

Da mesma forma, de nada vale trabalhar sem parar por horas a fio, sem descansar a tempos regulares.

Ambos os cenários podem acabar totalmente com sua produtividade no home office ao longo das semanas e meses.

Por isso, o foco mais uma vez é se conhecer. Faça experimentos e entenda os tempos ideais para você. Faça pausas regulares para recuperar a energia, comer algo, brincar com as crianças e pets.

Tudo isso contribui para a sua produtividade geral ao longo do dia e evita a exaustão e burnout no longo prazo.

5. Mantenha a comunicação

Por mais que todos estejam separados, a comunicação ainda é essencial em uma equipe.

Justamente por estarem distantes fisicamente que é de extrema importância manter canais abertos e constantes de comunicação.

Se o seu trabalho for dependente de outras pessoas, direta ou indiretamente, é impossível aumentar a produtividade no home office sem saber o que está ocorrendo com as outras partes.

Assim como em um escritório, essa comunicação permitirá a execução de tarefas de forma mais coesa e resultados melhores e mais rápidos.

6. Cuide de seus aparelhos

Se você é capaz de usufruir do home office, é bem provável que seu trabalho seja altamente dependente de aparelhos como computadores, smartphones, impressoras, câmeras, microfones e outros. Assim sendo, torna-se essencial que a manutenção de tais itens para home office esteja em dia.

Isso porque, na sua casa, dificilmente haverá uma equipe de manutenção pronta para resolver qualquer imprevisto, e muito menos aparelhos reserva para uso emergencial.

Não apenas isso, mas muitas vezes durante o home office a máquina utilizada para trabalhar é a mesma utilizada para lazer, estudos e outras atividades. Esse uso contínuo causa ainda mais desgaste nos aparelhos.

Por isso, fique sempre de olho nas condições dos itens que você utiliza para garantir que nada te atrapalhe a aumentar a produtividade no home office.

Outra dica: quando possível, adquira peças e acessórios que ajudem você durante o trabalho ou contribuam para sua produtividade no home office.

Cadeiras ergonômicas podem ser a solução para uma melhor postura e menos cansaço durante as prolongadas horas de trabalho, enquanto bases para notebook podem evitar muitos problemas no uso extensivo deles, por exemplo.

Para sua sorte, a Mundoware possui aparelhos e acessórios selecionados que podem te ajudar a aumentar a produtividade no home office. Confere lá!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *