Manutenção na impressora: de quanto em quanto tempo fazer?

Manutenção na impressora: de quanto em quanto tempo fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

A manutenção na impressora é fundamental para que se mantenha eficiente. Além disso, uma boa manutenção fará com que ela dure por mais tempo. Aqui te mostraremos como ela deve ser feita e ao que você deve se atentar.

As impressoras costumam dar muita dor de cabeça quando se trata de uso doméstico ou empresarial. Entretanto, esses problemas podem ser facilmente evitados. Seguindo apenas alguns passos e fazendo a manutenção corretamente, você verá como a impressora é útil e fundamental e seus maiores problemas decorrem apenas de maus cuidados.

Como fazer a manutenção na impressora

A manutenção em sua impressora deve ser feita de acordo com a marca dela. Além disso, haverá diferenças caso ela seja uma multifuncional, a jato ou a laser. Por isso, verifique esses dados antes de tomar qualquer providência.

Somado a isso, a manutenção deve ser feita com o intuito de evitar problemas no futuro. Caso sua impressora já esteja quebrada, o melhor é leva-la a um técnico ou até mesmo recorrer à garantia caso ela ainda esteja no prazo.

A manutenção na impressora é feita com a sua limpeza principalmente da parte interior. O uso da limpeza com o software da sua impressora também é importante para a limpeza dos cabeçotes e para que ela continue a funcionar bem.

Outro método eficiente é que você acesse o software de sua impressora e veja as opções de manutenção. Principalmente as impressoras ecotank costumam ter os cabeçotes sujos com frequência. Isso é fundamental que você faça com constância.

Mas o que a manutenção faz?

A manutenção fará um diagnóstico de sua impressora.

Um técnico poderá ver quais são os problemas que a impressora possui. Ele verá se o defeito está ocorrendo na mecânica ou na impressão. A diferença entre esses dois problemas é que, no primeiro, o papel está sendo danificado.

Por exemplo, algumas impressoras não puxam o papel ou soltam o papel rasgado, ou até mesmo só puxam metade dele. Até mesmo a impressão lenta pode ser um sintoma de problemas na mecânica.

Para isso, o técnico precisará ver as peças para realizar o devido diagnóstico.

Isso normalmente acontece quando a pessoa coloca muitas folhas na bandeja, assim, sobrecarregando a impressora. Outro motivo para esse tipo de problema acontecer ocorre quando o usuário empurra as folhas ou as puxas antes da impressão terminar.

Outro tipo de problema pode ser o de impressão como, por exemplo, a impressão falhada e até mesmo com manchas. Isso não ocorre porque o tanque está sem tinta, ou o toner vazio.

Uma das soluções e dica de manutenção é que você acesse o software de sua impressora e veja se há alguma impressão para limpeza. Caso tenha, isso já poderá ajudar na solução do problema. Em caso dele permanecer, pode ser algo mais grave, por isso, procure um técnico.

Entretanto, a visita a um técnico pode muito bem ser adiada ou até mesmo evitada caso você faça a devida manutenção. Ou seja, como você cuida de sua impressora será fundamental.

Preciso contratar um técnico para fazer a manutenção na impressora?

Isso dependerá de como está a sua impressora. Caso possa, é importante levar a um técnico para fazer a limpeza caso você possua uma multifuncional profissional.

Neste caso, esses equipamentos, além de mais caros, costumam trabalhar muito mais do que uma impressora de uso doméstico. Sendo assim, estão mais propensos a apresentar problemas, principalmente quando não é possível ter certeza se algum funcionário está usando-a incorretamente.

A manutenção constante nessas impressoras é fundamental para que você não tenha de ficar com a máquina parada por muito tempo caso ela quebre.

Entretanto, caso sua impressora seja somente para uso doméstico, ou para sua empresa que não é uma copiadora ou algo do tipo, basta que você faça a devida manutenção. Ou seja, tenha o cuidado correto com ela.

No caso das impressoras com toner, também faça a limpeza do cilindro. Você deve limpar o fotocondutor regularmente. Assim você não terá grandes problemas com sua impressora.

Leia mais aqui sobre o fotocondutor e sua importância.

Dicas para manutenção na impressora

Existem passos fundamentais para que a manutenção na impressora seja bem-sucedida. Eles dizem mais respeito ao uso no dia a dia. Se você tiver o devido cuidado, seu aparelho dificilmente apresentará algum problema.

Elencamos alguns pontos fundamentais que você não pode esquecer:

  • Não ligue e desligue várias vezes sua impressora diretamente no cabo;
  • Sempre utilize o botão de on/off para ligar e desligar o equipamento;
  • Mantenha sua impressora limpa. Pelos e pó podem danificá-la seriamente;
  • Use luvas caso vá fazer uma limpeza interna;
  • Use cartuchos e toners de boa procedência, como os da Mundoware;
  • Não use produtos com data de validade vencida ou violados;
  • Nunca empurre as folhas, bem como nunca puxe as folhas antes de estarem liberadas da impressão;
  • Não coloque muitas folhas na bandeja;
  • Não utilize folhas muito úmidas;
  • Limpe o cilindro para o caso das impressoras a jato;
  • Faça os devidos procedimentos de manutenção da própria impressora.

Essas são algumas dicas que aumentarão a vida útil de seu aparelho e poderão evitar possíveis transtornos a você.

Para saber como limpar a sua impressora, leia mais sobre em:

Considerações finais

A sua impressora, seja ela qual for, terá melhor rendimento se você cuidar bem dela. Assim como qualquer outro eletrônico, como você a utiliza indicará o quanto ela durará.

Por isso, é preciso ter cuidado. Não abuse de sua impressora. Se você utilizar os devidos métodos e limpá-la com produtos de qualidade, não haverá problemas.

A manutenção na impressora é fundamental. Não deixe de ter atenção a isto. Siga nossas dicas e apenas aproveite a melhor eficiência de seu aparelho!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *