5 mitos sobre o toner compatível: afinal, vale a pena comprar?

5 mitos sobre o toner compatível: afinal, vale a pena comprar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Um toner novo precisa ser comprado assim que o antigo chega ao fim. Logicamente, isso se torna uma opção cara para quem utiliza as impressoras com frequência. Porém, o universo de toners e cartuchos é cercado de mistérios e dúvidas e, geralmente, não há muito esclarecimento para essa questão. Para entender mais sobre o assunto e tirar qualquer resquício de dúvida, acompanhe os maiores mitos sobre o toner compatível!

Mesmo que sejam equipamentos caros, as impressoras são extremamente necessárias para as empresas e, até mesmo, para o cliente final. Independente do preço, com as formas de pagamentos disponíveis, está cada vez mais acessível possuir uma impressora e manter os cuidados com a mesma. A grande preocupação dos consumidores não é com a impressora em si, mas com o toner.

Toner original x toner compatível

O toner original é fabricado pela marca da impressora. Um exemplo é: se você tem uma impressora HP, deverá comprar um toner da HP. Isso acontece pois o toner original é produzido especialmente para a marca da impressora, com uma extensa pesquisa detalhada sobre o desempenho e rendimento que ele terá. Lógico que, o maior problema, é o preço elevado quando comparado ao toner compatível.

O toner compatível é uma cópia praticamente perfeita do toner original, porém, não idêntico. Em uma palavra mais popular, o toner compatível é uma versão genérica do toner original. No caso desse tipo de toner, ele não possui a mesma marca da impressora, mas atua da mesma forma que o original, com a mesma qualidade e mesma segurança.

Para que toner compatível funcione de maneira correta e sem prejudicar a impressora, é necessário verificar o ISO e IEC. Essas certificações atestam a alta qualidade do toner e o bom desempenho do produto.

O toner compatível afeta a impressora?

Não, o toner compatível não afeta e nem deve afetar a impressora somente pelo fato de não ser original. Tudo deve funcionar de ótima forma e com a mesma performance do toner original. Isso, logicamente, desde que o produto seja de qualidade e tenha garantia de um bom desempenho.

O toner compatível é confiável?

De uma forma geral, o toner não estraga a impressora e é, sim, um produto confiável. Porém, além de ser necessário ter as certificações adequadas, como mencionamos acima, o toner precisa ser comprado em um estabelecimento de confiança.

A busca de lojas confiáveis é fundamental para fazer com que o produto tenha um bom funcionamento e não danifique a impressora. É sempre válido pesquisar muito bem o mercado antes de realizar qualquer aquisição.

A Mundoware trabalha fornecendo toners de altíssima qualidade e desempenho, além de fornecer a segurança necessária em todos os produtos comercializados.

Benefícios do toner compatível

  • Compatibilidade com a impressora, independente da marca;
  • Fácil de encontrar;
  • Durabilidade;
  • Garantia;
  • Alta qualidade de impressão;
  • Compatível com impressoras a laser;
  • Menor preço.

5 mitos do toner compatível

Estraga a impressora

Esse é um mito extremamente propagado, em grande parte pelos fabricantes de produtos originais. Quando produzido com segurança e qualidade, o toner compatível se adapta muito bem à impressora e desempenha uma ótima performance, como um produto original.

Não é confiável

O toner é confiável, apenas é necessário conferir se possui garantia e analisar muito bem o lugar onde está sendo comprado, assim como qualquer outro produto. Dessa forma é muito mais seguro adquirir o produto, sabendo que sua durabilidade e performance de uso serão bem aproveitadas.

Possui qualidade inferior

Esse mito também é extremamente divulgado por quem quer que o consumidor seja forçado a adquirir o toner original. O toner compatível alcança a mesma durabilidade do original e garante ótimas impressões.

Não existe garantia

Ao contrário do que se acredita, o toner compatível possui garantia. Porém, isso dependerá do lugar de escolhe para a compra, afinal, como todo produto, é necessário pesquisar uma loja de confiança e que atue dentro de todas as leis com ética e respeito ao consumidor.

Cancela garantia da impressora

Não é de se estranhar que muitas pessoas tenham desconfiança com o toner compatível, afinal, uma impressora custa caro e estragá-la não é a melhor ideia. Porém, ao contrário do que dizem, o toner não compromete o funcionamento da impressora, tampouco invalida sua garantia.

Muitos desses mitos são espalhados para que as pessoas possam depositar o dinheiro em um toner original, o que não há problema nenhum. Porém, caso o orçamento esteja um pouco apertado ou o toner tenha que ser trocado com muita frequência, é preferível utilizar o toner compatível.

Conclusões finais

Como é possível observar, todos esses tópicos causam diversas polêmicas para o público que precisa manter uma impressora em perfeito funcionamento. Esses mitos são, geralmente, criados para desencorajar o consumidor a comprar o toner compatível e forçar uma compra cara apenas para fazer girar o fluxo financeiro da marca. Dessa forma, o consumidor acaba ficando com medo de investir em um produto de custo inferior e desembolsa muito mais dinheiro.

Porém, é sempre necessário realizar uma pesquisa e calcular qual alternativa é melhor para cada bolso, afinal, cada pessoa sabe exatamente do seu orçamento e até onde pode ir com ele.

Caso o toner original seja um produto muito pesado para comprar sempre que necessário, o toner compatível oferece o mesmo desempenho por um valor absurdamente melhor. O único ponto que deve ser alertado é quanto ao lugar de escolha para a compra, pois isso faz muita diferença no desempenho do toner.

Aliás, como visto nos benefícios, o toner é compatível com qualquer impressora. Dessa forma, não é necessário perder muito tempo procurando pelo toner original de cada marca. Isso facilita completamente o dia a dia do consumidor e otimiza as funções do mesmo, já que poupa tempo na procura e dinheiro.

Além disso, com a realidade de muitos brasileiros, é muito difícil estar constantemente investindo em produtos caros. Portanto, após esse texto, é possível que o consumidor fique mais tranquilo quanto aos mitos sobre o toner compatível e possa adquiri-lo com muito mais tranquilidade e cuidado.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *