O que é RGB? O que é CMYK? Guia completo sobre sistemas de cores

O que é RGB? O que é CMYK? Guia completo sobre sistemas de cores

Tempo de leitura: 11 minutos

Você sabe o que é CMYKo que é RGB? Você sabe como funcionam os sistemas de cores? Esse artigo tem como objetivo tirar todas as suas dúvidas sobre o que é CMYK, o que é RGB e como funcionam o sistemas de cores.

Além disso, você aprenderá a diferença entre RGB e CMYK, bem como seus significados e benefícios particulares. Pronto para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Acompanhe a seguir!

O que é RGB?

O que é RGB? Sem dúvida, esse questionamento abrange mesmo aqueles que trabalham com sistemas de cores no seu dia a dia. De fato, muitos desconhecem o que é RGB e quais suas diferenças para o modelo de cor CMYK.

Você sabe o que significa a sigla RGB? Se a resposta é não, você definitivamente não sabe o que é RGB.

Em suma, o sistema de cores RGB é um dos modelos mais conhecidos do mundo – e, talvez, o mais onipresente.

Trata-se de um sistema de cores aditivas, isto é, um sistema de cores que combina [r]ed (vermelho), [g]reen (verde) e [b]lue (azul), ou seja, RGB, para criar as cores que vemos em nossas telas de TV, monitores de computador e smartphones, por exemplo.

Embora amplamente utilizado na tecnologia moderna, ainda existem dúvidas sobre o que é RGB. De fato, esse sistema de cores existe desde meados de 1800, e foi originalmente baseado nas teorias desenvolvidas por físicos como Thomas Young, Hermann Helmholtz e James Maxwell.

Alguns exemplos iniciais de cores RGB utilizadas foram as fotografias vintage, que você provavelmente já deve ter se deparado na internet ou em álbuns de família. Na tecnologia moderna, por exemplo, monitores LCD e monitores de plasma são configurados para exibir cores RGB.

Mas, afinal, o que é RGB por definição e como esse sistema de cores funciona?

O que é RGB e como funciona?

As partes do olho humano responsáveis ​​pela percepção das cores são chamadas de células cone ou fotorreceptores. O RGB, por sua vez, é um sistema de cores aditivo. Isto significa, portanto, que as combinações das cores vermelha, verde e azul criam as cores que percebemos ao estimular os diferentes tipos de células cônicas simultaneamente.

Ou seja, as combinações de cores vermelha, verde e azul fazem com que percebamos cores diferentes.

Por exemplo, uma combinação de luz vermelha e verde dará origem à cor amarela, enquanto a luz azul e verde dará origem à cor ciano.

As luzes vermelha e azul, em contrapartida, serão percebidas pelos nossos olhos como a cor magenta. Já uma combinação das três cores parecerá, para os fotorreceptores, meramente como a cor branca.

Como usar o sistema de cores RGB?

Sem dúvida, o sistema de cores RGB é mais adequado para aplicativos de tela, como design gráfico. Afinal, cada canal de cor é expresso de 0 (menos saturado) a 255 (mais saturado).

Ou seja, isso significa que 16.777.216 cores diferentes podem ser representadas no espaço de cores RGB. Essa é uma das maravilhas de quando falamos sobre o que é RGB!

Vantagens do sistema de cores RGB

Se você está interessado em saber o que é RGB, você certamente que conhecer suas vantagens. De fato, quase todos os aplicativos conhecidos são compatíveis com RGB, como Microsoft Office, Adobe Creative Suite (InDesign, Photoshop, Illustrator, entre outros) e outros editores digitais. Por isso, uma das vantagens de usá-los é sua versatilidade e funcionalidade em uma variedade de aplicativos.

Desvantagens do sistema de cores RGB

Uma das principais limitações dos sistemas de cores RGB é que ele não sai muito bem na resolução da impressão, que comumente utiliza os sistemas de cores CMYK, que conheceremos com mais detalhes em breve. De fato, isso leva a uma enorme frustração quando os usuários imprimem documentos em RGB. Afinal, eles acabem sendo impressos nas cores erradas, afinal, as cores que vemos na tela não são as cores que serão impressas.

Além disso, dispositivos diferentes costumam usar diferentes tipos de LEDs. Isso significa que as mesmas coordenadas de cores não são exibidas de maneira idêntica em smartphones, telas de TV e monitores. Isso pode apresentar alguns problemas, por exemplo, para profissionais que trabalham com cores digitais precisas, desde efeitos especiais a design gráfico ou de impressão.

Quando usar RGB?

Se o destino final do seu projeto de design for uma tela digital, sem dúvida, é recomendado que você use o modo de cores RGB. Isso vale para qualquer projeto que envolva computadores, smartphones, tablets, TVs, câmeras, entre outros.

Ou seja, utilize o sistema de cores RGB se o seu projeto de design envolver:

  • Design de aplicativos e web;
  • Gráficos;
  • Logotipos online;
  • Anúncios online;
  • Mídia social;
  • Imagens para posts;
  • Fotos de perfil;
  • Backgrounds de perfil;
  • Vídeos;
  • Gráficos digitais;
  • Infográficos;
  • Fotografias para sites, mídias sociais ou aplicativos.

Sabendo disso, surge a dúvida: o que é CMYK? Qual sua diferença para o RBG? Quando usar CMYK? Essas e outras questões serão respondidas abaixo! Confira!

O que é CMYK?

O que é CMYK por definição? Em suma, CMYK significa ciano (cyan), magenta (magenta), amarelo (yellow) e preto (black). Isto é, ele é um dos perfis de cores usados na impressão.

Para ficar mais fácil visualizar:

  • C = Ciano;
  • M = Magenta;
  • Y = Yellow (Amarelo);
  • K = Black (Preto).

Quando nos perguntamos o que é CMYK, temos que ter em mente que o sistema de cores CMYK é criado usando um processo subtrativo e não aditivo, como o RGB. Ou seja, isso significa que mais luz é removida para criar cada cor adicional.

Diante disso, o sistema de cores CMYK é, de fato, o padrão na indústria de impressão. Afinal, o CMY cobre a maioria das nuances de cores claras, enquanto o K oferece a capacidade de criar cores profundas e mais escuras.

O sistema de cor CMYK tem uma gama mais ampla de cores, embora seja limitada em comparação com o perfil de cores RGB. Como dito acima, o RGB é usado em dispositivos eletrônicos, emitindo luz vermelha, verde e azul para criar outras cores.

Mas, agora que você já sabe o que é CMYK e RGB – e quando usá-los –, resta novamente uma dúvida:  quando optar pelo CMYK em detrimento do RGB?

O que é CMYK e quando usá-lo?

Sem dúvida, recomenda-se que o CMYK seja usado para qualquer design de projeto que seja fisicamente impresso, e não exibido em uma tela. Ou seja, se você precisa imprimir seu design, o modo de cores CMYK fornecerá resultados mais precisos e, consequentemente, melhores na folha.

Mude para CMYK se o seu projeto envolver:

  • Cartões de visita;
  • Adesivos;
  • Publicidade impressa;
  • Outdoors;
  • Cartazes;
  • Folhetos;
  • Brochuras;
  • Camisetas;
  • Canetas;
  • Canecas;
  • Embalagens de produto;
  • Menus de restaurante e outros estabelecimentos.

Agora que você já compreendeu o que é CMYK e o que é RGB, resta compreender quais as diferenças essenciais entre os dois. Isso a Mundoware responde logo abaixo!

CMYK vs RGB

Você já imprimiu uma folha e, após impressa, percebeu que algumas das cores não eram como você via na tela? Saiba que, de fato, você não está ficando louco! Isso pode acontecer se você não prestar atenção aos sistemas de cores que está usando ao criar o documento e imprimi-lo.

Ou seja, suas cores parecem diferentes na tela e na impressão porque a impressão usa o perfil de cores CMYK, enquanto os computadores exibem o sistema de cores RGB.

Então, qual é a diferença entre CMYK e RGB?

Em suma, os sistemas de cores CMYK e RBG são renderizados de maneira diferente dependendo da mídia para a qual serão direcionados.

Por exemplo, o RGB é melhor usado para fins digitais devido à composição de um monitor digital. Um monitor digital é composto por pequenos pixels que, por sua vez, são compostos por três unidades de cor: vermelho, verde e azul (RGB). Isto é, ao aplicar os valores RGB a esses pixels, você estará configurando a luminosidade para cada uma das unidades de pixel, determinando a cor deles.

A cor CMYK, em contrapartida, é melhor para impressão, afinal, a cor branca já é fornecida (bem como a cor do papel). Ou seja, o branco atua como base, enquanto os valores de C, M e Y são adicionados, criando cores e tons diferentes.

Em linhas gerais, no sistema CMYK, quanto mais adição, mais escuras as cores ficam. De fato, ao usar o CMYK, há menos possibilidades de cores. Afinal, o CMYK tem um intervalo numérico de 4 × 100, enquanto o RGB possui 3 × 256. Portanto, você não pode reproduzir muitas das cores vibrantes do sistema de cores RGB no CMYK.

Sistemas de cores

Ao decorrer desse artigo, muito falamos de sistemas de cores – em especial sobre o que é CMYK e o que é RGB. Mas e sistemas de cores, o que são?

Essa denominação é usada para definir um padrão de cores que cria uma gama completa de nuances a partir de um pequeno conjunto de cores primárias. Existem dois tipos de modelos de cores: aditivo (RGB) e subtrativo (CMYK).

O sistema de cores aditivas usa luz para exibir cores, enquanto os modelos de cores subtrativas usam tintas de impressão.

Os sistemas de cores mais comuns com os quais os designers gráficos trabalham são, como mencionado, o modelo CMYK para impressão e o modelo RGB para exibição em telas e monitores.

Com qual dos sistemas de cores imprimir?

A pergunta mais importante a ser considerada antes de uma impressão é: como você deseja que suas cores se pareçam?

Como explicado, existem dois tipos de sistemas de cores: RGB (vermelho, verde e azul) e CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Descobrir o que você deve usar pode ser uma experiência muito confusa para alguns.

A maioria das pessoas, de fato, prefere o CMYK por razões já citadas. Porém, existem prós e contras em cada um dos métodos de expressão. Confira abaixo e tire suas dúvidas de vez!

Prós da impressão RGB

  • Permite uma ampla gama de cores;
  • Permite que mais nuances sejam usadas;
  • Geralmente, proporciona cores mais vivas e vibrantes;
  • É mais flexível que o CMYK.

Contras da impressão RGB

  • Não é o padrão de impressão, sendo mais comum no web design;
  • Pode haver mudança de cores da tela para a impressão.

Prós da impressão CMYK

  • Requer menos conhecimento de sistema das cores;
  • É o padrão de impressão;
  • Sendo comum na impressão, a maioria das empresas está acostumada a trabalhar com ela;
  • Menos mudança de cor da tela para a impressão.

Contras da impressão CMYK

  • Reduz as nuances na imagem original caso a mesma esteja em RGB;
  • Não é viva e vibrante como o RGB;
  • A gama de cores é mais limitada.

Como criar um design em CMYK?

No Photoshop

Etapa 1: Abra um novo arquivo

Abra o Photoshop e vá em Menu > Arquivo > Novo. Uma janela de Novo Documento será aberta, onde você definirá as configurações do seu arquivo antes de iniciar seu design.

Etapa 2: Defina o Sistema de Cor como CMYK

Selecione CMYK no menu suspenso de Modo de Cor.

No Illustrator

Etapa 1: Abra um novo arquivo

Abra o Illustrator e vá em Menu > Arquivo > Novo. Uma janela de Novo Documento será aberta, onde você definirá as configurações do seu arquivo antes de iniciar seu design.

Etapa 2: Defina o Sistema de Cores como CMYK

Em Opções Avançadas, verifique se a opção Modo de Cores está definida como CMYK.

Sistemas de cores dependem do dispositivo

O modelo de cores CMYK e RGB depende do dispositivo, ou seja, da maneira como as cores são transferidas.

Dependendo das configurações de brilho, contraste e nitidez do monitor do computador ou TV, da luz ambiente e do ângulo em que olhamos para o monitor, a cor com os mesmos parâmetros RGB pode ser percebida por nossos olhos de modos diferentes.

Por outro lado, a percepção de uma pessoa sobre a cor no sistema de cores CMYK depende de um número ainda maior de fatores, como as propriedades do material impresso (por exemplo, alguns papéis absorvem menos tinta, portanto, são menos vívidos e ricos) e especialmente da tinta e das características da impressora.

Por isso, para ter uma total percepção dos sistemas de cores e compreender o que é RGB e o que é CMYK, é importante trabalhar com materiais de qualidade. Só assim você poderá obter os melhores resultados!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *