Como funciona a resolução da impressora? Entenda definitivamente!

Como funciona a resolução da impressora? Entenda definitivamente!

Tempo de leitura: 6 minutos

Tudo o que temos ao nosso redor é formado por tipos de medidas diferentes. Litros, quilogramas, centímetros, metros, bytes, megabytes, gigabytes, dentre outros. Quando falamos de resolução da impressora, isso não é muito diferente.

Como chamamos a unidade de medida de resolução da impressora?

Para fazermos uma determinada medição da resolução da impressora, nós utilizamos como medida os DPI’s (dots per inch ou pontos por polegadas). Quanto maior o número de DPI, maior a qualidade da impressão.

Para podermos entender um pouco melhor como funcionam esses DPI’s, podemos comparar dois tipos de impressoras. As impressoras residenciais, quando utilizadas no modo de impressão normal, possuem uma resolução não muita alta. Já uma impressora fotográfica, que requer uma qualidade maior em suas impressões, utiliza-se de uma quantidade de DPI’s muito maior.

Abaixo, vemos uma relação de DPI’s juntamente com alguns exemplos.

Aproveite e leia também:

Relação de DPI’s com impressões utilizadas

150 dpi – Esse tipo de resolução é utilizada, por exemplo, em impressões de jornais. Por ser um tipo de resolução da impressora muito baixo, é indicado apenas para textos e imagens em preto e branco. Já não é recomendado para imagens coloridas.

300 dpiResolução da impressora indicado para uma melhor qualidade nos textos. Geralmente é a resolução da impressora de uso doméstico, quando fazemos a impressão apenas de texto como, por exemplo, currículos, trabalhos escolares e demais trabalhos que não possuem imagens.

600 dpi – A partir dessa resolução já é recomendado para impressão de imagens. Esse tipo de resolução da impressora já faz com que imagens sejam impressas com maior nitidez e com cores mais vivas e fortes.

1200 dpi – Setores gráficos utilizam-se a partir dessa resolução para impressão de seus trabalhos. Indicados para impressão de folders, cartões de visita, panfletos, apresentações e outros trabalhos desse tipo.

Acima de 1200 dpi – Resolução de altíssima qualidade. As cores são impressas com maior realismo, nitidez e definição. Esse é o tipo de resolução indicada para profissionais fotográficos, que desejam qualidade de impressão em suas fotos, fazendo impressões em alta definição.

Veja a diferença entre 600 e 1200 dpi:

Saber a unidade de medida da resolução da impressora não é o suficiente para se obter uma impressão de qualidade. Existe ainda algo que chamamos de resolução de saída.

Diferença entre resolução de saída, resolução de imagem e lineatura

Resolução de saída

Esse tipo de resolução é o modo com que a impressora trabalha. O modo de resolução da impressora pode ser regulado manualmente até determinado valor, dependendo da impressora (laser, jato de tinta, matricial, plotter, platesetter ou fotolito).

É importante saber que tanto a resolução de saída quanto a resolução de impressão devem estar reguladas o mais comum possível. Se temos uma impressora que não consegue imprimir em alta definição, de nada adianta fazermos uma foto com uma resolução alta. A que tem a resolução menor sempre prevalecerá.

Resolução de imagem

Tipo de resolução que trata do nível de definição da foto em sua forma original. O tipo de resolução da imagem vai depender sempre do tamanho da resolução de saída que temos, ou seja, se temos um trabalho para ser impresso em 300 DPI’s, como um trabalho profissional como uma página de revista, é necessário que a resolução de saída nos ofereça a resolução de saída de 300 DPI’s.

Se esse trabalho for impresso numa impressora de jato de tinta, que geralmente opera com 150 DPI’s, sua página não terá a qualidade necessária para uma boa definição, podendo, na maioria das vezes, sair mais escura do que o documento original.

Lineatura

No casos dos fotolitos, geralmente é uma das resoluções de saídas mais comuns. Como dissemos anteriormente, alguns modelos de impressora permitem que o tipo de resolução possa ser ajustado manualmente antes de efetuarmos uma impressão. Mesmo com essas alterações, o recomendado é que utilizemos a resolução da impressora prevista pelo fabricante, cuja qual já vem configurada de fábrica.

Com a lineatura, é possível ajustar a resolução do fotolito de acordo com a necessidade do seu trabalho, seja ele uma imagem ou um texto simples. Esse procedimento garante que o trabalho impresso não se apresente como páginas escuras, como citado acima, e ofereça uma qualidade o mais fiel possível ao trabalho original.

Se você souber ajustar corretamente a resolução de saída, resolução de imagem e lineatura, com certeza você terá um maior aproveitamento de seus trabalhos.

Cartuchos e toners de impressão

De nada adianta a sua impressora possuir uma qualidade maravilhosa de impressão se você não souber escolher adequadamente os suprimentos que serão utilizados nela.

A utilização de cartuchos compatíveis de boa procedência sempre é a melhor escolha. Além de ter um rendimento melhor, a qualidade de impressão sempre será perfeita.

Existem no mercado cartuchos e toners vendidos como remanufaturados. Esses cartuchos nada mais são do que a carcaça de um cartucho ou toner original ou compatível preenchida manualmente com tinta de qualidade inferior, fazendo com que as impressões saiam com uma resolução não tão boa também.

Além de ter uma perda significativa na qualidade das impressões, o uso de cartuchos e toners remanufaturados pode ocasionar danos em demais peças da sua impressora, fazendo com que a manutenção da mesma saia mais caro do que se você tivesse comprado um cartucho ou toner compatível.

Nas impressoras jato de tinta, o problema pode ser ocasionado nas cabeças de impressão que podem perder a sua resolução ou até mesmo entupir, dependendo da qualidade da tinta colocada dentro dos cartuchos. Nos caso de impressoras a laser, o problema pode se estender ao kit fotocondutor e até mesmo ao fusor.

Considerações finais

Sabendo de todas essas informações, fique atento ao escolher sua próxima impressora e também seus próximos suprimentos. Verifique a resolução que a mesma te oferece e veja se isso supre as suas necessidades.

Seguindo as dicas aqui deixadas e ajustando corretamente a resolução tanto de impressão quanto de saída, bem como utilizando-se de cartuchos ou toners compatíveis de qualidade como os da Mundoware, com certeza será possível imprimir qualquer tipo de arquivo em sua impressora, desde um simples texto até mesmo imagens com definições mais elevadas.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *