Diferentes tintas na mesma impressora: entenda por que NÃO usar!

Diferentes tintas na mesma impressora: entenda por que NÃO usar!

Tempo de leitura: 6 minutos

Assunto delicado e que influencia na qualidade de uma impressão, aprenda por que diferentes tintas na mesma impressora podem prejudicar o resultado final e até mesmo diminuir a vida útil de equipamentos presentes em empresas e escritórios.

Quando o barato sai caro

Hoje em dia, o mercado oferece várias marcas de tintas para finalidades diversas e cada uma delas com diferentes qualidades, fórmulas e preço. E é aqui que muita gente baseia sua compra, deixando de lado qualidade e renome, visando apenas aumentar seu lucro.

Como consequência disso, ao usar diferentes tintas na mesma impressora, o resultado final em relação à qualidade da impressão fica sempre abaixo do esperado. Isso porque essas diferentes marcas também apresentam diferentes composições, sendo que as mais baratas geralmente são consequência do uso de matéria-prima pobre em qualidade.

Assim, ao usar diferentes tintas na mesma impressora, a consequência em apostar somente na economia é que o barato vai sim sair caro, sendo um prejuízo certo para impressoras e demais equipamentos. De empresas ao uso doméstico, essas tintas de baixa qualidade chegam a causar entupimentos severos e danificar para sempre o uso dessas máquinas.

Outro fato que você precisa saber é que esses problemas também não são exclusivos das tintas densas, como as sublimáticas e pigmentadas, pois isso ainda pode acontecer com as corantes de formulação que evita entupimentos, definindo o problema ainda não pelo tipo de tinta, mas sim pela mistura das diferentes formulações presentes no mercado.

Por isso que você precisa pesquisar as marcas existentes no mercado, analisando a sua qualidade, e ter a certeza de que proporcionam alto rendimento e resultado, pois o nível de qualidade que você precisa vai estar ligado à matéria-prima da tinta.

Assim, além de evitar a mistura de diferentes tintas na mesma impressora, aposte apenas em produtos confiáveis, para garantir que os equipamentos vão trabalhar de acordo com suas especificações e cumprir com suas funções originais para trabalhos e impressões impecáveis. Sem falar que, por aqui, a maioria dos fabricantes não apresentam peças específicas para reposição.

Por isso, lembre-se sempre de que, mesmo com as marcas reconhecidas no mercado, uma mistura de diferentes tintas numa mesma impressora pode provocar muitos prejuízos futuros, pois as diferentes formulações químicas vão corroer as cabeças de impressão, gerar entupimentos, falhas e inutilização dessas máquinas.

Trocando diferentes tintas na mesma impressora

Sim, caso seja necessário, é possível trocar a marca de tinta se houver necessidade, mas apenas com a finalidade de converter a impressora. O processo de troca de tinta envolve desde o esvaziamento de todos os reservatórios até a instalação de um novo sistema e a impressão de muitas folhas para limpar totalmente o cartucho antigo.

Essa situação pode ser ainda mais exigente em impressoras que usam cabeças de impressão com reservatórios maiores. No caso de você querer trocar apenas um bulk ink por outro que já tenha um tipo de tinta diferente, ela vai se misturar com o tipo antigo e trazer problemas e prejuízos para você.

Claro que, se você quiser se arriscar com diferentes tintas na mesma impressora, ela pode não ser danificada para sempre, mas a possibilidade é tão grande quanto um combustível ruim pode estragar motores de veículos.

Mais de uma tinta, mais de uma impressora

Essa é uma dica fundamental para se evitar a todo custo o emprego de diferentes tintas na mesma impressora. O processo até pode ser custoso, mas vai ajudar você a evitar danos aos seus equipamentos. Assim, para não ter também desperdício de tinta e papéis aliados à perda de produtividade, se precisar usar outro tipo de tinta, tenha outra impressora.

Uma das grandes vantagens é que, com isso, você sempre vai poder imprimir seus materiais na hora. Importante lembrar que este investimento precisa ser visto de acordo com sua necessidade para não ter que imprimir usando diferentes tintas na mesma impressora.

Se você tem baixa frequência para a produção de materiais, nossa dica é investir apenas em um segmento de mercado para evitar os custos com mais equipamentos, deixando a impressão de documentos mais simples para gráficas.

Afinal, por que não usar diferentes tintas na mesma impressora?

Principalmente quando tratamos de tintas para cartucho, algumas fórmulas de tintas podem apresentar até mesmo densidades inadequadas para certos tipos de impressão, seja durante a fase inicial ou depois de cada fase da impressão.

Assim, com esse fator extra de depender da densidade, a tinta pode sair do cartucho e escorrer para o objeto ou papel, danificando o resultado final por permanecer no local até secar, provocando falhas e atrasando linhas de produção nas mais diversas etapas do trabalho.

Outro fator que determina o risco iminente de se usar diferentes tintas na mesma impressora é utilizar aquelas tintas que não são adequadas para determinados cartuchos e impressoras, forçando de forma grave cada um dos equipamentos, pois elas fazem o sistema trabalhar acima do especificado e ocasionando queimas em diversos componentes.

Além do mais, essa energia gasta de forma desnecessária traz mais custo para sua empresa, além do próprio transtorno ao danificar parte de uma linha de produção.

Nossas recomendações

Para você evitar o uso de diferentes tintas na mesma impressora, acertar no processo e ganhar em produtividade e durabilidade, algumas regras podem ajudar você e a sua empresa a saber mais sobre diferentes tipos de tinta na mesma impressora.

Procure utilizar em seus equipamentos e impressoras apenas tintas de procedência e alta qualidade, sempre evitando os casos em que seja exigida a necessidade de diferentes tipos de tinta.

Vale lembrar que para os tipos de tintas como a pigmentada, a corante e a sublimática, procure ter sempre uma impressora ou mesmo um equipamento específico que seja próprio para o uso dessas tintas.

Com essas informações, procure analisar bem as suas necessidades e demandas, tendo a certeza de que você jamais vai recorrer ao método de combinar diferentes tintas na mesma impressora. Conforme já citamos, essa técnica causa danos graves às cabeças de impressão relativos à química e aos pigmentos presentes e misturados em cada formulação.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *