Qual microfone comprar? Confira as principais dicas aqui

Qual microfone comprar? Confira as principais dicas aqui

Tempo de leitura: 5 minutos

Transmissões ao vivo de jogos online são uma verdadeira febre na internet. Alguns canais do YouTube rendem milhares de acessos todos os dias, independente do assunto. Lives se popularizaram desde o início da pandemia. Podcasts, então, vieram para ficar. Por lazer ou como fonte de renda, produzir vídeos ou arquivos de áudio já faz parte da rotina de muita gente. Material de boa qualidade, porém, depende de um som de boa qualidade. Assim, um bom microfone é fundamental. Mas, qual microfone comprar?

A pergunta é aparentemente simples, mas a resposta a ela depende de uma série de fatores. Claro que o custo é um aspecto importante, e se o seu intuito é apenas melhorar sua captação de áudio para participar de videochamadas, por exemplo, modelos simples e facilmente encontrados no mercado costumam ser suficientes.

Agora, se o seu interesse é fazer transmissões ou gravações com qualidade, questões sobre característica de áudio e ideia de produto final precisam ter o mesmo peso na hora de você decidir qual microfone comprar. Neste artigo, vamos mostrar o que é preciso levar em conta para ajudá-lo no processo de escolha.

Primeiro passo: defina o uso principal

Apesar de chamarmos genericamente de microfone, há uma variedade de modelos e características. Isso acontece não apenas por questão de potência, alcance ou mesmo estética, mas também por finalidade.

Assim, uma das primeiras questões a se responder quando ficar em dúvida sobre qual microfone comprar é definir seu uso principal. Afinal, cada equipamento tem características próprias e elas interferem diretamente na qualidade do trabalho.

Alguns modelos de microfone captam todo o som do entorno, enquanto outros são capazes de identificar apenas o som próximo a ele. Há os que se adaptam melhor a ambientes internos e há os mais apropriados para os externos.

Por isso é importante ter em mente qual o tipo de som que você quer reproduzir. Às vezes captar o som ambiente faz toda a diferença, enquanto em outras isso pode arruinar o seu trabalho.

Como nossa ideia aqui não é transformar você em um expert em microfones, mas sim auxiliá-lo no momento da compra, a seguir mostraremos as características gerais e exemplos de dois tipos principais de microfone. Confira!

Microfone cardioide

Também conhecido como unidirecional, esse modelo é o preferido por quem tem um estúdio em casa. Afinal, em geral, em gravações de estúdio o que se busca é apenas o som de quem emite, e não o entorno. O cardioide, portanto, é o tipo mais indicado para quem faz streaming ou grava vídeos para algum canal no YouTube, por exemplo.

Isso acontece porque esse tipo de aparelho capta principalmente o som que vem da sua frente – ou seja, a sua fala –, deixando o som ambiente em segundo plano. Não quer dizer que ele elimina todo o barulho ao redor, mas diminui muito sua captação e incidência.

Além de streaming ou vídeos para internet, esse tipo de microfone é bastante indicado para gravações ao vivo em estúdios, em especial para bandas. Isso porque seu uso combinado permite que os sons de voz e dos instrumentos sejam captados de forma individual, praticamente sem nenhum tipo de interferência.

Entre os exemplos de cardioide temos o GXT 244 Buzz Trust. Ele se conecta ao seu computador via UBS digital, de forma que se adapta rapidamente em qualquer aparelho. O modelo permite gravação de áudio com excelente qualidade, praticamente eliminando ruídos externos. Vem com um tripé em metal, garantido maior estabilidade e segurança.

Outro modelo da marca é o GXT 242 Lance. Mais em conta, é ideal para streaming e também para instrumentos acústicos. Como deve ser um bom exemplar cardioide, tem alta precisão, nitidez de som e mínima captação de ruído de fundo. Esse modelo também vem com tripé, além de proteção contra o vento.

Microfone omnidirecional

Esse tipo de microfone capta, de maneira uniforme, praticamente todos os sons ao seu redor. Portanto, ele é o aparelho ideal para quem necessita captar ao máximo o som ambiente.

Um modelo bastante conhecido é o microfone de lapela, muito utilizado para entrevistas ou vídeos. Pode parecer contraditório o fato de um microfone voltado exclusivamente para quem o usa captar todo o som ambiente, não é? Mas isso acontece porque o microfone de lapela muitas vezes fica escondido sob a roupa, o que demanda que ele tenha uma boa captação de som por qualquer lado.

Microfones omnidirecionais de tamanho convencional, por sua vez, são indicados também para orquestra, coro e demais captação de som em conjunto – como, por exemplo, um grupo musical.

Isso acontece porque, se cada um estiver disposto na distância correta, o som sairá de maneira mais espontânea, quase como se estivesse sendo emitido sem nenhum auxílio de equipamento.

Um modelo com ótimo custo-benefício é o Trust Mico Blue. Ele pode ser usados em computadores e notebooks e tem a vantagem de ser versátil. Seu sensor condensador permite a captação de som digital sem gerar distorção.

Outra opção, que requer um investimento um pouco maior, é o Mantis Trust GXT 232. O modelo é super indicado para transmissões ao vivo em redes sociais e Twitch, e também para a gravação de podcasts.

Agora, se o seu intuito é apenas ter um microfone para utilizar enquanto joga online – e, nesse caso, o que mais importa é uma comunicação rápida e fácil –, um dos modelos mais simples, baratos e eficientes é o Trust GXT 239 Nepa.

Esse microfone foi especialmente concebido para jogos. O formato “pescoço de ganso” e o botão silenciador de fácil acesso permitem uma comunicação ágil e sem atrapalhar sua concentração.

Considerações finais

Como vimos, levar em consideração qual será o uso principal do seu microfone é fundamental na hora de decidir a escolha do modelo. Há opções de todos os preços e mesmo os mais em conta podem ser suficientes para a sua necessidade.

Não é preciso ser um grande conhecedor do assunto, mas se você responder a duas perguntas básicas – “Para que vou usar?” e “Quero captar o som ambiente?” – ficará mais fácil decidir qual microfone comprar. Boas compras!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *