Qualidade de impressão ruim: 5 coisas que podem estar acontecendo

Qualidade de impressão ruim: 5 coisas que podem estar acontecendo

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sofre com qualidade de impressão ruim? Tenha você uma impressora em casa ou no local de trabalho, essa pode ser uma dificuldade encontrada por quem realiza impressões. No entanto, você precisa saber que isso pode ser solucionado.

Você já imprimiu algo e percebeu a ausência de cores e de nitidez, linhas horizontais na página, desalinhamento ou impressão borrada?

Esses podem ser alguns dos problemas durante a impressão de fotos ou documentos que podem fazer com que você desperdice a tinta da sua impressora. Muitas vezes, fica difícil aproveitar arquivos que não têm uma boa qualidade na impressão.

Por isso, no post de hoje, nós vamos explicar 5 coisas que podem estar acontecendo e que estão afetando a qualidade das suas impressões.

5 aspectos que podem causar qualidade de impressão ruim

1. A impressora que você tem

A escolha da impressora é essencial para que você não tenha uma qualidade de impressão ruim. É preciso pesquisar qual impressora é mais adequada para o tipo e quantidade de impressões que serão realizadas diariamente ou mensalmente.

Existem diversos tipos de impressoras, com wi-fi, com cabo, laser ou jato de tinta, entre outras. Para escolher o melhor para você, é preciso definir as suas necessidades e o seu orçamento.

Além disso, não deixe de analisar como será feita a substituição dos cartuchos e quais tipos de impressão o equipamento suporta.

Outra dica é manter a impressora em superfícies planas. Se o equipamento estiver inclinado, a qualidade da impressão pode ser afetada.

Você deve instalar corretamente o driver de cada impressora, seguindo as recomendações do manual. Caso tenha perdido o documento, a maioria dos fabricantes disponibiliza uma cópia digital em seus sites.

2. Confira as configurações

É importante verificar que a sua impressora esteja configurada corretamente. Certifique-se de que o modo de alta qualidade esteja ativado. O modo de rascunho faz com que a qualidade de impressão não fique muito boa, perdendo a nitidez, por exemplo.

Não esqueça de verificar se a impressão colorida está selecionada também.

A configuração correta garante que não haja ausência de cores nas impressões e nem falhas nos documentos e fotos impressos.

É importante manter uma rotina de manutenção para evitar a qualidade de impressão ruim.

As impressoras de uso doméstico não devem ficar paradas por muito tempo, pois isso afeta tanto a qualidade da impressão quanto o cartucho de tinta ou toner.

Se o congestionamento de papel é frequente na sua impressora, verifique os rolos ou então se não existe sujeira na parte interna do equipamento.

3. Verifique o toner ou o cartucho de tinta

Não esqueça de ver como está a quantidade de tinta do seu toner ou do seu cartucho. Uma solução temporária é retirar o toner e agitá-lo. Essa dica também pode funcionar com alguns cartuchos.

Se você não faz impressões frequentemente, fique atento ao tempo que você tem o seu cartucho de tinta e garanta que ele não esteja seco devido a falta de uso da impressora.

No caso de impressão de fotos, é importante que a quantidade de tinta da sua impressora esteja em um bom nível. Dessa forma, a qualidade e as cores da imagem serão mantidas.

Em algumas impressoras você também pode realizar a limpeza através do próprio menu da impressora. Isso irá ajudar evitar a qualidade de impressão ruim. O procedimento é realmente simples e intuitivo, basta seguir as orientações de acordo com seu fabricante.

4. O produto que você usa

A escolha de bons produtos garante uma boa qualidade das impressões que você faz. Por isso, antes de investir em um novo cartucho ou toner, é preciso se certificar de que está comprando algo bom.

Antes de comprar, verifique se o produto será correto para a sua impressora. Uma boa opção para quem quer ter qualidade sem errar é investir em cartuchos e toners compatíveis.

A Mundoware oferece cartuchos de tinta e toners de qualidade por um preço muito acessível. Vale a pena conferir e encontrar o melhor produto para a sua impressora!

É válido realizar o alinhamento após a substituição dos cartuchos ou toners. Dessa forma você evita falhas na impressão e arquivos impressos de forma incompleta.

Esse procedimento assegura que você não sofra com a qualidade de impressão ruim e não desperdice tinta durante as impressões que você realizará.

5. O papel escolhido

A escolha do papel é tão importante quanto a escolha do cartucho de tinta ou toner e também faz com que você não tenha uma qualidade de impressão ruim.

O papel utilizado deve ser de boa qualidade, não pode estar amassado, rasgado ou velho. Outro ponto relevante é escolher o papel de acordo com o tipo de impressão que será realizada.

Evite também situações em que o papel possa ficar úmido, como deixá-lo exposto na bandeja da impressora. Quando as folhas estão úmidas, é comum que os papéis fiquem trancados. Nesse caso, você deve puxar a folha delicadamente para não prejudicar a sua impressora.

A Mundoware também lhe oferece produtos de papelaria que você pode conhecer agora mesmo clicando aqui. Além disso, no nosso blog você encontra dicas de qual é o melhor papel para usar em determinadas impressões, como fotos, por exemplo.

Fique atento também às configurações referentes a margem, tamanho do papel e orientação da impressão. Não esqueça de fazer os ajustes necessários na régua que está localizada na bandeja da sua impressora. Sempre garanta que ela está adequada ao tamanho do papel que você está utilizando.

Considerações finais

Agora você já sabe o que faz com que a sua impressora tenha uma qualidade de impressão ruim. Então, é só seguir as nossas dicas para ter uma boa impressão e não ter mais problemas com a sua impressora.

Você vai ver! Imprimir vai ficar mais fácil se você der atenção para esses pequenos detalhes que podem mudar muito a qualidade das impressões que você realiza.

Gostou do nosso post sobre qualidade de impressão ruim?

Então compartilhe em suas redes sociais e não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas. 🙂

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *