Refil de tinta Ecotank para Epson (vários modelos)

Refil de tinta Ecotank para Epson (vários modelos)

Tempo de leitura: 6 minutos

Comentaremos a respeito de alguns modelos de refil de tinta Ecotank neste post e também um pouco das vantagens e desvantagens desse modelo, desse conceito de impressora que surgiu trazendo benefícios incontestáveis para o consumidor e uma grande dor de cabeça para as fabricantes.

Sim, no começo, o conceito Bulk Ink surgiu por via clandestina, não veio no berço de alguma fabricante conhecida de impressoras, que até então operavam apenas com o modelo de cartucho de tintas.

A novidade, natural com esse tipo de origem, despertou desconfiança. As vantagens pareciam boas demais para ser verdade. Conta também que as principais fabricantes tiveram como reação inicial desacreditar o conceito e promover alguns temores.

Aliás, prática bem parecida que a indústria da cultura teve com os CDs e DVDs piratas. Contudo, com a população percebendo que os riscos alardeados não correspondiam com a realidade, mudou-se o discurso para “combate ao financiamento de facções criminosas”. O que faz mais sentido.

Mas, gradualmente, os benefícios do modelo se tornaram irresistíveis e ganharam grande popularidade. Popularidade tamanha que as marcas de impressoras tiveram que admitir que se tratava de um caminho sem volta e começaram a lançar seus próprios modelos Bulk Ink. Foi o caso da Epson com o seu Ecotank.

E o lado positivo para o consumidor é que essas grandes marcas não apenas atualizaram seus modelos de impressoras, como também promoveram melhorias a esse conceito, fornecendo um produto de primeiríssima linha com ótimo custo benefício.

Abaixo, comentaremos sobre os tipos de refil de tinta Ecotank, detalhando esse conceito, bem como suas vantagens e desvantagens.

Diferença entre impressora Bulk Ink e de cartucho

Talvez a nova geração nem faça ideia, mas os primeiros modelos de impressora operavam com sistema de cartuchos, como os dos videogames antigos.

Mas em vez de apenas chips, tinham também tinta, um para cada cor considerada essencial para a impressão de folhas em preto e branco e coloridas.

Quando acabava a tinta de um desses cartuchos, era preciso comprar outro para que a impressora pudesse continuar a imprimir.

A vantagem desse modelo é que o seu preço, especialmente na atualidade, é mais em conta, pois o gasto maior será com os cartuchos. Gasto que representa a desvantagem desse modelo, principalmente para quem precisa usar muito a impressora.

Os cartuchos até que não são muito caros, mas precisar trocá-los constantemente gera um investimento bem oneroso.

Ainda há o problema de não conseguir achar o cartucho com a tinta que precisa ou um que seja compatível com a impressora, sendo necessário apelar para versões alternativas, que podem colocar em risco o equipamento.

O modelo, considerado uma alternativa – mais do que uma alternativa, uma evolução –, é o que ficou conhecido como Bulk Ink, Bulk Inkjet, Kit Bulk ou simplesmente Bulk.

A inovação desse modelo consistiu em acoplar pequenos reservatórios de tinta junto à impressora, cada um correspondendo a uma das cores do cartucho.

Conforme a tinta do reservatório se esgota, em vez de comprar um novo cartucho, basta apenas comprar um refil de tinta, no caso, do modelo da Epson, refil de tinta Ecotank.

Outras vantagens

Esse modelo de impressora também traz como vantagem em relação à versão de cartucho o fato de contar com um sistema mais inteligente que faz a tinta render mais, além dos tanques impedirem desperdício.

Não é raro que a tinta dos cartuchos vaze em razão de descuido de seus manipuladores ou que sejam desperdiçadas devido a mau encaixe. No sistema de tanque isso dificilmente ocorre, pois basta despejar o conteúdo no reservatório após a abertura simples do refil.

Por desperdiçar menos tinta e render mais, esse tipo de impressora é ideal para quem precisa usar bastante o equipamento, como é o caso da maioria das empresas.

As desvantagens do Bulk Ink

O modelo Bulk perde em um quesito em comparação à versão de cartucho: não imprime no modo rascunho, uma impressão mais rápida.

Ele tem modo de impressão de texto e de foto e, principalmente neste último, a impressão é mais lenta, pois prioriza a qualidade.

Outra desvantagem que os modelos alternativos traziam era a dificuldade de se instalar outros sistemas peças, no equipamento, sendo necessário abri-lo, trocar partes e não raro a tinta acabava vazando.

Contudo, com as versões das grandes marcas, como a Epson, esse problema foi sanado. Agora ficou bem mais simples customizar o aparelho.

Refil de tinta Ecotank

O modelo Bulk Ink da Epson conta com diferentes tipos de refis que são indicados para diferentes tipos de uso.

Vejamos alguns deles a seguir.

Refil de tinta Ecotank para uso doméstico

A Epson, pensando no consumidor de impressora de uso caseiro, lançou corantes de tinta especialmente para essa categoria. É o caso da linha T644.

Pelo uso ser inferior à demanda de empresas, esse tipo de corante permite uso mais concentrado de tinta para caprichar na qualidade da impressão, principalmente de imagens.

Mas esse gasto de tinta mais elevado ainda compensa, pois pode imprimir milhares de páginas antes de se fazer necessária a reposição de refil de tinta Ecotank.

Refil de tinta Ecotank para uso empresarial

Outro tipo de refil de tinta Ecotank é o voltado para uso em empresas e escritórios. É o caso da linha T504. Essa é uma linha mais econômica pensando no grande volume de impressões que uma empresa necessita diariamente.

Tal economia não prejudica na qualidade das impressões e garante milhares de páginas impressas antes da obrigatoriedade da compra de refis.

Refil de tinta Ecotank para impressoras monocromáticas

Finalizando esse artigo sobre refil de tinta Ecotank, é hora das chamadas impressoras monocromáticas.

Esses modelos foram uma resposta da Epson ao sucesso das impressoras a laser. O diferencial desse tipo de impressora é o de usar uma tinta mais pigmentada, isto é, que não borra.

O rendimento desse tipo de refil de tinta Ecotank é de aproximadamente 6 mil impressões por refil de tinta, e a um custo baixíssimo. Sem dúvida, impressionante.

Certamente, é o melhor modelo para negócios que necessitam imprimir muitas folhas.

Aproveite e compre agora:

Gostou deste conteúdo sobre refil de tinta Ecotank? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *