A teoria das cores e sua importância no resultado de materiais impressos

A teoria das cores e sua importância no resultado de materiais impressos

Tempo de leitura: 6 minutos

A partir da produção de impressos de materiais gráficos, a teoria das cores pode fazer toda a diferença para você alcançar os melhores resultados. Desde a criação de um conceito até as peças que conquistam seu consumidor, essa forma de psicologia das tonalidades é um assunto muito interessante.

Técnica essencial em áreas como a de marketing, ela tem influência direta sobre o comportamento das pessoas. Por isso, é vital conhecer seus processos e saber como apostar na sua eficiência para gerar mais benefícios.

Confira neste artigo um guia com todo o conteúdo para sua empresa estar preparada para criar novas soluções impressas e agregar um amplo leque de informações úteis sobre essa técnica. Assim, com mais este conhecimento ao seu alcance, o significado da teoria das cores se torna uma ferramenta indispensável para todo o seu perfil de trabalho gráfico.

A importância da teoria das cores

Com uma certa atenção na sua rotina, você já deve ter notado como uma cor pode influenciar uma escolha. Desde uma camisa para ir ao trabalho até aquela verdura do supermercado, nossa tomada de decisão sofre essa ação que é explicada pela teoria das cores.

Ela existe para nos ajudar a entender a forma como as vemos e de que maneira elas influenciam em nosso comportamento. Como ponto de partida, a teoria das cores analisa qual é a relação entre a luz e a cor, já que a ciência diz que toda cor nada mais é do que um atributo da própria luz, e não deste ou daquele objeto.

Sendo assim, todas as cores podem ser apenas as sensações que são criadas pelos olhos. Isso quer dizer que o ato de ver uma cor é apenas uma percepção da nossa fisiologia, criando efeitos em nosso psicológico.

E é com essas sensações e efeitos que a teoria das cores nos ajuda a compreender a descrição de cada cor e como elas podem ser empregadas para gerar determinados sentimentos. Através do design, essas tonalidades podem ser reproduzidas pelo toner não apenas de máquinas impressoras, mas também por dispositivos digitais, scanners, monitores e projetores.

Como cada um desses dispositivo usa uma linguagem própria, com todo esse conhecimento você vai poder acertar nas decisões. Isso porque ficará mais fácil direcionar cada informação que daremos abaixo para que a teoria das cores guie seus processos gráficos do começo ao fim.

Como funciona a teoria das cores

Para pleno entendimento sobre a teoria das cores e seu poder de influência sobre qualquer material gráfico, primeiro vamos conhecer suas composições. Afinal, é a partir de determinadas combinações que cada matiz gera diferentes sensações.

Distinguindo cada cor, a teoria nos ajuda a fazer as combinações certas para cada necessidade. Para o processo ser analisado pelo círculo cromático, confira alguns conceitos sobre as cores complementares, análogas e triádicas.

Cores complementares

Essa combinação de cores denota sentimentos de força e equilíbrio. Confira abaixo exemplos desses tons.

  • Verde;
  • Amarelo;
  • Vermelho;
  • Azul.

Cores análogas

Por meio da combinação de cores análogas, é criada a sensação de calma, harmonia e uniformidade. Como grandes exemplos, temos:

  • Azul;
  • Verde;
  • Roxo.

Cores triádicas

Para a execução de impressos de vanguarda, as cores triádicas estão presentes em composições que costumam estar ligadas a tons como:

  • Amarelo;
  • Azul;
  • Rosa.

Aprendendo os significados das cores

Ao criar combinações dentro de um projeto gráfico, você tem que observar pontos como mercado, clientes e empresa. Mas, dentro da teoria das cores, também é fundamental conhecer como o cérebro interpreta e estimula diferentes reações e ações.

Veja abaixo os significados dos tons mais usados pelo mercado.

A cor verde

Ela costuma ter ligação com o meio ambiente, harmonia e equilíbrio. Este tom ainda renova as energias e traz tranquilidade, aliviando o estresse. Comum em locais como centros de saúde, a tonalidade escura ainda pode ter relação com prestígio e riqueza, enquanto o mais claro denota frescor, jovialidade e saúde.

A cor amarela

A cor amarela tem ligação direta com energia, positividade e o astro Sol. A partir daí, ela pode causar sensações como diversão, criatividade e alegria. Ideal para instituições de ensino, ela ainda pode auxiliar na concentração, estudos e o foco nas informações.

A cor vermelha

Um dos tons mais quentes e que carrega significado de positivismo, o vermelho ajuda a estimular as emoções, agregando motivação. É muito usado pela teoria das cores para expressar sentimentos como paixão, amor e até para abrir o apetite.

Por isso, seu emprego está ligado a locais como lanchonetes, restaurantes e mercados. No entanto, vale um cuidado: seu uso em excesso possa causar sensações como agitação, raiva e irritação.

A cor laranja

O tom alaranjado costuma trazer a sensação de felicidade. Em parceria com a cor vermelha, o resultado pode gerar calor, enquanto a união com a amarela simula alegria. Acertando na teoria das cores, as sensações das composições ainda podem denotar rejuvenescimento.

Uma dica: assim como o vermelho, este tom também tem a capacidade de estimular o apetite. Como característica, muitos restaurantes utilizam esta cor na decoração para proporcionar um ambiente sutil.

Além disso, sua aplicação possibilita interação social e a comunicação.

Azul

Esta é a cor favorita quando o assunto é passar a ideia de responsabilidade, confiança, honestidade e lealdade. Além de privacidade e tranquilidade, os tons azuis ainda denotam segurança e vontade de persistir.

Dentro da teoria das cores, no ambiente das grandes corporações, o azul é ideal para os negócios tradicionais. Como grandes adeptas estão empresas como seguradoras e bancos, transmitindo seriedade e o devido ar de segurança.

A cor preta

Em geral, a cor preta tem ligação direta com o desconhecido, o oculto, denotando aspectos com aquela pitada de mistério. Entretanto, a teoria das cores designa a esse tom o significado de segurança, controle e poder.

Ainda existe um lado interessante do preto: é adequadamente empregado quando a intenção é transmitir sofisticação, confiança e elegância, mesmo que haja ligação com o luto.

Na parte de identidade visual, essa cor pode ser aplicada em toda área de negócio devido ao seu visual neutro.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *