Precificação de produtos gráficos: 8 dicas de ouro para você seguir

Precificação de produtos gráficos: 8 dicas de ouro para você seguir

Tempo de leitura: 6 minutos

Assim como em outros campos, a precificação de produtos gráficos é um assunto que pode ser um tanto delicado. Ele exige que você tenha em mãos algumas informações importantes. Só assim você poderá compreender melhor os seus gastos, o padrão de compra dos seus clientes, o valor abstrato do seu produto e, assim, calcular os preços de forma correta.

Por isso, neste texto traremos algumas das melhores dicas para facilitar um pouco a tarefa de colocar preços corretamente nos seus produtos gráficos.

Precificação de produtos gráficos: por onde começar?

O preço, é claro, não é um valor aleatório que se coloca no produto. Diversos fatores devem ser considerados quando você está trabalhando nesta área que, em qualquer negócio, é bastante sensível.

Afinal, você deve sempre considerar aquilo que seu cliente deseja, o que ele pode pagar, e compreender detalhadamente os seus próprios gastos e lucros.

1. Conheça bem a sua empresa

Primeiramente, ao pensar na precificação de produtos gráficos, você precisa considerar quais são os seus gastos iniciais. Lembre-se de ter sempre uma planilha bem organizada e atualizada com os preços dos seus fornecedores.

Saber o quanto você pagou nos materiais de papelaria, por exemplo, vai ajudar muito na hora de saber o quanto deve ser cobrado pelo serviço final.

2. Orçamento detalhado

Sobretudo, é sempre muito importante ter todas as informações possíveis sobre aquilo que o cliente deseja antes de realmente fornecer um orçamento. Saiba qual será a quantidade de material, as cores desejadas, se haverá algum tipo de acabamento especial, qual será a gramatura desejada.

Antes de se comprometer com um valor, compreenda detalhadamente o que o cliente quer. Só assim você poderá calcular os seus gastos.

3. Seu tempo também deve ser cobrado

Considere, também, o tempo médio que será investido no trabalho. Afinal, deve-se calcular que o tempo empregado para um trabalho específico não poderá ser usado para outro. Ou seja, pensar que “tempo é dinheiro” e como você deve cobrar pelo seu também deve ser essencial na precificação de produtos gráficos.

Não esqueça, porém, de cumprir com os seus prazos. Aliado ao bom serviço, isso vai garantir a confiança do cliente e é uma ótima forma de fazer com que ele volte a comprar com você futuramente.

Com efeito, saber a média de tempo gasto com cada projeto vai ajudar tanto a colocar corretamente o preço no seu produto, quanto a cumprir seus prazos.

4. Pense no valor do seu produto

Para pensar na precificação de produtos gráficos, você também deve pensar no valor dele. Quando falamos de “preço” e “valor” informalmente, pode até parecer a mesma coisa, mas na realidade são assuntos bem diferentes.

Primordialmente, lembre-se de que o valor do seu produto é mais do que apenas os gastos e lucros que você tem com ele. Considera o valor mais como uma espécie de ideia que seu público alvo tem daquilo que você produz. O “valor”, aqui, é aquilo que seu cliente deseja e idealiza como produto final.

Para compreender melhor o valor que o seu produto tem, pesquise. Existem alguns passos essenciais para entender melhor como você vai lidar com isso. Vejamos a seguir.

5. Conheça seu público-alvo

Você deve definir e conhecer o tipo de pessoa ou empresa para quem está vendendo o seu produto. Isso é essencial para que a precificação faça sentido e apele a quem está comprando.

Para isso você deve entender o que o seu público alvo quer, o que também ajudará a entender a demanda versus seu estoque. E essa compreensão se faz mais necessária do que muita gente imagina. Você duvida?

Pense, então, que a matéria prima parada em estoque significa um dinheiro que já foi gasto e estará ali sem nenhum retorno. Você já investiu naquele material, no entanto, ele permanece ali, sem lucro. Permanece sendo apenas um gasto. Por isso, quanto maior for o fluxo de produção com aquilo que você tem estocado, maior será seu lucro.

6. Defina sua imagem e atitude como empresa

Compreender seu público alvo ajudará também a moldar a sua imagem como empresa. Você saberá melhor o que eles procuram e aquilo que você deve entregar.

Essa dica vale não apenas quando pensamos em precificação de produtos gráficos, mas no crescimento da empresa futuramente também.

A imagem que os clientes fazem de um empresa pode ser decisiva para o futuro dela. E entender como seu público alvo espera que a empresa funcione pode ser um fator determinante para estimular o seu crescimento.

7. Conheça bem seus concorrentes

De quem o seu público alvo estaria mais disposto a comprar? Pesquise quais são seus concorrentes. Conheça os preços deles e entenda por que eles cobram assim. Faça com que a precificação de produtos gráficos que você oferece seja competitiva dentro do mercado.

E, é claro, não se esqueça de sempre deixar seus diferenciais em evidência. Mostrar o que você tem de melhor a oferecer serve para atrair o cliente e evidencia a qualidade do seu produto.

8. A precificação de produtos gráficos não está apenas no óbvio

Quando você está trabalhando com a melhor forma de colocar preços em produtos, não pode deixar nada de fora. Assim sendo, não se deve contabilizar apenas os gastos evidentes e o lucro desejado.

Na hora de definir um preço, lembre-se de tudo que envolve a sua operação como empresa. Isso pode ter variáveis diversas como:

  • O cafézinho oferecido aos clientes;
  • Tempo passado em reuniões;
  • O custo das ligações para conversar sobre o produto final;
  • Taxas de entrega;
  • O transporte para as reuniões;
  • Impostos;
  • Almoços com clientes;
  • Gastos com marketing;
  • Contas de água e luz do local de trabalho;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Atualização de eletrônicos;
  • Aluguel do local de trabalho.

Inegavelmente, estes são apenas alguns exemplos básicos. No entanto, mesmo que não se possa prever com exatidão o valor total dos gastos, a precificação de produtos gráficos deve levar em consideração todos os pormenores.

É claro que este valor deve ser bem distribuído entre projetos. No entanto, ele jamais deve ser esquecido, ou acabará causando um desfalque ao lucro da empresa.

Considerações finais

O processo geral pode ser um pouco trabalhoso quando pensamos em passar por ele pela primeira vez. Porém, trabalhar com cuidado na precificação de produtos gráficos vale bastante a pena e vai garantir que o seu negócio prospere como você certamente deseja.

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