Tipos de impressoras: quais os mais comuns? Qual escolher?

Tipos de impressoras: quais os mais comuns? Qual escolher?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando falamos sobre tipos de impressoras, para escolher a correta para suas necessidades específicas, você precisa entender a diferença entre: jato de tinta e jato de cera, laser, fotográfica e multifuncionais.

A maioria dos consumidores fica, no mínimo, confusa com a variedade aparentemente interminável de modelos de impressoras disponíveis no mercado. Tentar decidir se uma impressora a laser é uma compra válida para sua casa ou se uma impressora jato de tinta é a melhor opção, realmente, pode ser difícil.

A maioria das pessoas trabalha com algum tipo de impressora, em casa ou no escritório. Mas trabalhar com uma impressora significa que entendemos suas funcionalidades e do que ela é capaz, tecnologicamente falando?

Neste artigo, iremos ajudá-lo a entender as diferentes tecnologias usadas nas impressoras e a realizar uma compra mais informada e racional. Confira os tipos mais comuns e estipule seus critérios para a melhor escolha!

Função

Impressora compacta e simples

Dentre os tipos de impressoras, as simples e compactas só servem para impressão, tendo essa como a função única do equipamento. Atualmente, as impressoras simples (chamadas também de “domésticas”) estão mais compactas do que costumavam ser no passado. Ou seja, não será necessário um espaço muito grande dedicado a ela no seu escritório ou na sua casa.

Além disso, por ser compacta, é possível posicioná-la em um local de acesso fácil e prático. Os designs atuais dos modelos de impressora simples estão em conformidade com os estilos mais modernos de computadores e gadgets em geral. Isto é, você pode esperar encontrar tipos de impressoras simples com linhas mais arredondadas e cores que não se limitam ao preto, bege ou branco, ao contrário das gerações passadas, onde eram as únicas opções disponíveis no mercado.

Porém, selecionar uma impressora doméstica pode ser uma tarefa difícil, considerando a quantidade considerável de alternativas no mercado – isso para não mencionar os termos complexos que parecem apenas tornar o processo mais complicado. Com isso em mente, nós preparamos esse artigo para explicar algumas funções e especificações tanto de tipos de impressoras domésticas e simples quanto multifuncionais.

Impressora multifuncional

Impressora multifuncional é copiadora, scanner e impressora, tudo em um. Dentre os tipos de impressoras multifuncionais, as impressoras a jato de tinta são o tipo mais comum. Além disso, elas também tendem a ser as mais acessíveis.

Há uma ampla variedade de modelos disponíveis, portanto, é interessante considerar alguns pontos antes de escolher.

Se você estiver procurando uma impressora para uso doméstico, é provável que um modelo jato de tinta seja sua melhor aposta. Os jatos de tinta básicos são extremamente acessíveis e oferecem qualidade suficiente para as tarefas diárias de impressão, digitalização e cópia.

As impressoras jato de tinta são capazes de produzir detalhes de impressão impressionantes. Isto é, se você deseja uma impressora para fotografia, por exemplo, uma jato de tinta provavelmente oferecerá a satisfação necessária.

Impressora fotográfica

Colecionar fotos no celular é uma ótima ideia. Mas quando falamos sobre compartilhar, nada se compara com a revelação de sua imagem predileta. No entanto, tentar transformar imagens digitais em imagens físicas pode ser difícil.

A maioria das impressoras multifuncionais faz um trabalho decente ao colocar imagens digitais no papel, mas para os amantes da fotografia ou mesmo para quem trabalha nessa área, a melhor opção é uma impressora dedicada que retrate com precisão o que vemos na tela do celular, da câmera ou do computador. Por isso, a impressora fotográfica é a melhor opção.

De fato, as impressoras fotográficas são projetadas especificamente para criar fotografias que rivalizam com quaisquer impressões de filmes em 35mm. As impressoras fotográficas se valem da tecnologia de jato de tinta. Ao decidir comprar uma impressora fotográfica ou jato de tinta, é preciso conhecer e entender suas vantagens e desvantagens.

Em geral, as impressoras fotográficas aceitam o cartão de memória de câmeras digitais, portanto, não há necessidade de usar um computador para realizar a impressão de suas fotografias digitais.

Embora existam vários tamanhos diferentes de impressoras fotográficas no mercado, a maioria é menor que as impressoras comuns (jato de tinta), facilitando o seu manuseio e otimizando o espaço do ambiente.

No entanto, diferente das impressoras comuns, não é possível que as impressoras fotográficas usem o popular e padrão papel carta. Além disso, impressoras fotográficas não são boas em impressão de texto em preto, o que faz da impressora a jato de tinta um tanto mais versátil, apesar da menor qualidade.

Tecnologia

Impressora jato de tinta com cartucho tricolor

Essa é para quem imprime pouco. Em suma, a vantagem de um cartucho tricolor é que ele é menor que três cartuchos coloridos separados, portanto, as impressoras que os utilizam também podem ser menores.

Impressora jato de tinta com cartuchos individuais

As impressoras jato de tinta com cartuchos individuais são impressoras práticas, que imprimem mais que o cartucho tricolor.

Além disso, as impressoras a jato de tinta modernas são ágeis, em geral, com velocidades de impressão que superam ou pelo menos rivalizam com o modelo que utiliza laser. Com a compra de cartuchos individuais, é possível imprimir um maior volume, tendo melhor rendimento.

Impressora jato de tinta com tanque recarregável

O tipo de impressora jato de tinta com tanque recarregável tem maior rendimento e facilidade na recarga.

Esse estilo de impressora oferece uma alternativa mais econômica aos usuários cansados de comprar cartuchos de tinta caros, uma vez que o modelo mantém a tinta em tanques recarregáveis, em vez de cartuchos substituíveis. Assim, os usuários podem imprimir por mais tempo sem precisar comprar cartuchos novos.

Impressora a laser

As impressoras a laser não usam tinta, e sim toners. Sem dúvida, as impressoras a laser continuam sendo uma aposta válida para as demandas de escritório, quando a maior parte da impressão que você precisa é monocromática. Na maioria das vezes, as impressoras a laser monocromáticas tendem a ser adquiridas a preços bastante acessíveis, oferecendo boa velocidade de impressão e, na maioria dos casos, impressões a um custo por página mais baixo do que a de jato de tinta.

Em relação ao uso de toner, os tipos de impressoras a laser utilizam um pó de toner para criar a imagem permanente no papel. As impressoras a laser que usam toner – que também incluem copiadoras – geralmente imprimem muito rapidamente e produzem documentos que duram muitos anos sem desbotar ou manchar. Eles também costumam ter vida útil mais longa que cartuchos, tornando-os mais uma vez adequados para os volumes de impressão mais pesados que se espera que a maioria das impressoras comerciais gere.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *