Como funciona o toner da impressora? Saiba tudo aqui!

Como funciona o toner da impressora? Saiba tudo aqui!

Tempo de leitura: 6 minutos

A grande adesão que as impressoras a laser tiveram nos últimos anos tem muito a ver com seus benefícios. Dotadas de uma tecnologia mais inovadora, as impressoras a laser conseguem oferecer mais agilidade e precisão na impressão, além de um melhor custo-benefício. Você sabe como funciona o toner que alimenta estas máquinas e quais são suas características?

Vamos conhecer o processo de funcionamento desta forma de impressão, as características do toner e sua influência sobre o resultado impresso.

Diferença entre toner e cartucho

A forma como a tinta é aplicada no papel é a principal diferença entre o cartucho de tinta e o toner. As características de cada tipo de sistema definirão como a impressão será realizada, sua qualidade e recomendações.

Enquanto a impressão a jato de tinta se dá através da aplicação direta da tinta sobre a folha de papel, já no sistema por toner, o processo ocorre de maneira diferente. Na impressão com toner, a tinta utilizada não é liquida, mas em formato de pó: sua fixação sobre o papel se dá por meio de energia eletrostática.

O cartucho de tinta deve ser utilizado nas impressoras jato de tinta, desenvolvidas para este sistema de impressão. O toner é uma tecnologia mais recente e somente pode ser usado em impressoras a laser.

O cartucho de tinta contém a tinta em formato líquido, que é liberada sobre a superfície do papel. A impressão ocorre através de um mecanismo que controla com exatidão a quantidade de líquido que deve ser liberado para gerar a imagem ou texto a ser impresso.

As cores disponíveis nos cartuchos de tinta são as chamadas cores primárias. Para se obter a infinidade de tonalidades possíveis, o sistema mistura os tons na quantidade adequada para alcançar a cor desejada.

Da mesma forma, o cartucho de toner abriga em seu interior as cores primárias (ciano, magenta, amarelo e preto), entretanto, nesse caso, elas estão em pó. De maneira simplificada, podemos afirmar que esta tinta em pó se fixará no papel por meio do seu aquecimento e transferência por cilindros específicos.

Como funciona o toner e como se dá sua impressão?

Para compreendermos como funciona o toner, é importante conhecermos o sistema da impressora a laser.

Neste tipo de impressora, o funcionamento se dá por meio da utilização da eletricidade estática. A carga elétrica positiva é aplicada sobre um cilindro que atrairá e reunirá as partículas de pó de acordo com o documento que deverá ser impresso.

Quando emitimos a ordem de impressão, a máquina aplica eletricidade positiva no cilindro fotorreceptor que começa a girar e receber o laser com as “marcações” que formarão a imagem ou texto desejado.

Simultaneamente, a tinta em pó é aplicada sobre este cilindro a fim de se fixar apenas nas partes do rolo onde a carga de energia estiver negativa.

Ao puxar o papel, a impressora também aplica sobre ele carga elétrica, só que agora negativa.

A imagem ou texto serão formados sobre a folha por meio da atração que a carga elétrica existente no papel fará sobre o pó de tinta. O pigmento estará envolto em carga positiva e será atraído pela força negativa presente no papel.

É a velha máxima dos “opostos que se atraem” acontecendo em uma ultra velocidade sobre o cilindro fotorreceptor.

Imediatamente após ocorrer esta atração dos pigmentos de pó para as áreas que formam o texto ou imagem, a impressora descarrega o cilindro a fim de que ele não atraia o papel outra vez.

Finalmente o processo é concluído por meio da aplicação de calor sobre a folha para fixação do pigmento em pó.

Isto ocorre através de um componente, chamado de fusor, que realiza o aquecimento da tinta em pó de maneira rápida e muito quente.

Este aquecimento explica por que a folha impressa fica quente e garante que as partículas de pó aderem à superfície do papel de maneira ágil e eficiente.

Entendeu como funciona o toner? Legal, não é mesmo?

Usos mais comuns do toner e do cartucho de tinta

As impressoras jato de tinta ainda são mais indicadas para o uso doméstico ou em locais que demandam pouca quantidade de impressão.

A tinta líquida apresenta um resultado mais impreciso, comparado com a impressão via toner das impressoras a laser. Entretanto, a qualidade alcançada ainda é suficiente para atender a necessidades simples como impressões de documentos, rascunhos e outros trabalhos rápidos.

Impressoras a laser são quase que unanimidade em locais que geram grande quantidade de impressão ou que necessitam de trabalhos de grande qualidade.

A impressão pelo sistema de tinta em pó revela-se mais eficiente para o trabalho em empresas e gráficas. O resultado é um trabalho com mais brilho, visual envernizado e muito mais fidedigno ao arquivo ou impresso original.

A qualidade deste tipo de impressão faz com que o toner seja ideal para imprimir fotografias e outros trabalhos que requerem grande definição dos detalhes.

Vantagens do toner sobre o cartucho de tinta

Ao compreendermos como funciona o toner, percebemos as vantagens que este tipo de impressão possui sobre o sistema de cartuchos de tinta.

A resolução de impressão talvez seja a característica mais apontada por quem já experimentou ambos os sistemas.

O sistema das impressoras a laser consegue oferecer uma definição de até 1.200 ppp (“pontos por polegada”, ou dpi, “dots per inch“), ou mais, que é muito superior às melhores marcas de impressoras jato de tinta.

O fato de não borrarem a impressão, não escorrer tinta, não manchar e nem desbotar são outros fortes motivos que beneficiam a tinta em pó dos toners.

Apesar de depender do sistema mecânico da impressora, ainda assim a impressão a laser é mais rápida do que a produzida por jato de tinta, já que esta última ainda necessita passar pelo tempo de secagem.

Também devemos incluir nesta lista a durabilidade das impressões realizadas por tinta em pó. Este sistema se beneficia das leis da física para obter um resultado que irá durar por muito mais tempo do que a impressão feita por tinta convencional.

Tipos de toner para impressora

Depois de aprender como funciona o toner da impressora, resta a dúvida sobre qual tipo se deve usar. A alta demanda por este tipo de impressão fez surgir novos formatos de toner: o original, o compatível e o remanufaturado.

Os originais levam a vantagem de possuírem a credibilidade das grandes marcas que os produzem. São de excelente qualidade, porém, mais caros que as outras opções.

Os chamados toners compatíveis, apesar de não possuírem marcas famosas, possuem qualidade satisfatória e grande durabilidade. A grande maioria também ostenta certificados que validam a qualidade do produto. Aqui na Mundoware, trabalhamos apenas com toners compatíveis da melhor qualidade!

Finalmente temos os remanufaturados, ou seja, cartuchos reutilizados. O fato de utilizar novamente as peças do cartucho torna o produto final mais barato, porém, a qualidade da impressão é bastante inferior e, com o tempo, esse tipo de produto pode acabar danificando seu equipamento.

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *