Trocar cilindro da impressora: passo a passo e dicas

Trocar cilindro da impressora: passo a passo e dicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Trocar cilindro da impressora pode parecer algo extremamente complexo para quem não está habituado a realizar esse tipo de manutenção em seus equipamentos.

Nesse artigo vamos te mostrar a importância do cilindro dentro do processo de impressão, como aumentar sua vida útil e os passos necessários para fazer a substituição do cilindro antigo por um novo. Boa leitura!

Para que serve o cilindro da impressora?

Uma impressora é formada por diversos componentes que, muitas vezes, são totalmente desconhecidos pelos usuários, principalmente os mais inexperientes.

O processo de impressão em uma impressora laser, onde é utilizado o cilindro, é um pouco diferente das impressoras jato de tinta.

Nos equipamentos laser, o processo de impressão começa antes mesmo de o papel ser puxado para dentro da impressora.

Assim que é enviado o comando para que uma imagem ou documento seja impresso, o sistema da impressora carregará essa imagem em sua memória, onde é feito o processamento das partes, onde serão necessárias cores e das partes em preto, mantendo essas partes em branco.

O cilindro é um fotorreceptor que pode apresentar carga positiva ou eletrostática, que é descarregado parcialmente para garantir que o que será impresso seja feito de forma correta.

Somente depois que a imagem estiver gravada no cilindro, ainda sem nenhuma tinta, é que a impressora começará a lançar o toner na imagem eletrostática presente no cilindro, formando uma fina camada de pó de toner.

Esse pó também é carregado de energia eletrostática positiva, o que permite que ele não fique grudado ao cilindro e faz com que a impressão seja realizada totalmente.

O próximo passo do processo de impressão faz com que o papel passe por um dispositivo que o carregará de eletrostática negativa e começará a rolar o papel pelo cilindro, pegando a tinta lançada pelo toner, dando forma ao texto e imagens que devem ser impressos.

Como saber a hora de trocar o cilindro da impressora?

Depois que conhecer melhor como funciona o processo de impressão realizado por uma impressora laser e o papel do cilindro nesse processo, fica mais fácil identificar a hora de trocar cilindro da impressora.

Normalmente, um cilindro de impressora pode realizar cerca de 20 mil impressões, mas esse valor pode variar dependendo de alguns fatores como o tipo de papel utilizado e o tipo de imagens e textos que são impressos com frequência.

Você pode conferir o número de impressões para trocar cilindro da impressora ou pode observar o momento em que as impressões começarem a sair com manchas, falhas ou listas verticais.

Se surgiu algo assim nas suas últimas impressões, chegou a hora de trocar cilindro da impressora.

Passo a passo para trocar cilindro da impressora

Trocar cilindro da impressora é um processo relativamente simples. Seguindo os passos abaixo, você consegue realizar a troca do cilindro de muitos modelos de impressoras disponíveis no mercado.

  1. Abra o local onde está localizado o toner;
  2. Retire o toner;
  3. Normalmente o cilindro está fixado logo acima do cartucho numa espécie de canaleta. Separe essa peça do cartucho;
  4. Com uma chave de fenda, solte o eixo na lateral da peça;
  5. Retire o cilindro com cuidado, puxando um dos lados e mantendo o outro lado na posição até que seja possível retirar o cilindro todo;
  6. Substitua o cilindro antigo pelo novo e repita os passos até fechar a impressora.

Quando chegar o momento de trocar cilindro da impressora, é preciso que o seu cilindro esteja em boas condições de uso. Por isso, o cuidado com a armazenagem é extremamente importante.

Mantenha o cilindro e outros suprimentos como papel e cartuchos sempre em local seco, com boa circulação de ar e protegidos do contato com a luz.

Dicas para aumentar a vida útil do cilindro da sua impressora

Como o toner utiliza pó para realizar suas impressões, é preciso sempre manter o seu equipamento em ordem, pois a falta de manutenção pode acabar comprometendo vários componentes da sua impressora, e isso pode sair caro.

Até que chegue o momento de trocar cilindro da impressora, o recomendado pelos fabricantes, tanto de impressoras quanto de toners e cilindros, é que seja realizada a limpeza do cilindro sempre que ocorrer a troca do cartucho de toner.

O ideal é utilizar um pó lubrificante disponível no mercado, que vai evitar que o seu cilindro fique ressecado rapidamente.

Outra prática que deve ser adotada por todos que utilizam impressoras laser é o descarte do resíduo de pó deixado pelo toner após as impressões.

Logo abaixo do cartucho de toner há um recipiente onde esse resíduo, que não pode mais ser utilizado pois não possui mais sua carga eletrostática, vai se acumulando conforme vão sendo realizadas impressões. Quando esse pó não é descartado com frequência, é comum que ele acabe transbordando e causando manchas nas folhas impressas.

Para evitar que isso aconteça, se esse recipiente estiver localizado dentro do próprio cartucho, a recomendação é de que a limpeza seja feita sempre que ocorrer uma troca de cartucho.

Se o recipiente estiver localizado na própria impressora, a melhor opção é realizar a sua limpeza periodicamente, sempre levando em conta a quantidade de impressões que você costuma realizar.

Também é possível que o ambiente onde a sua impressora está instalada não seja o mais correto para que o seu equipamento tenha uma vida útil mais longa.

O cartucho de toner possui uma lâmina que faz a limpeza dos resíduos de toner que ficam presos ao cilindro após a realização de uma impressão, e com o passar do tempo e o desgaste natural desse dispositivo, o cilindro passa a não ser completamente limpo, manchando as folhas.

Para evitar que isso aconteça, sempre que chegar o momento de trocar cilindro da impressora, providencie também a substituição da lâmina de limpeza do seu cartucho.

Ambientes muito fechados ou com pouca circulação de ar, ou que sejam úmidos ou secos demais, podem fazer com que essa lâmina se desgaste mais rapidamente, o que faz com que o local onde a sua impressora ficará instalada seja de grande importância para aumentar ou diminuir sua vida útil.

Considerações finais

Tomando os cuidados certos na hora de armazenar seu cilindro e observando o funcionamento da sua impressora, é provável que a hora de trocar cilindro da impressora demore mais a chegar, aumentando seu rendimento e diminuindo os custos de manutenção do seu equipamento.

Aqui na Mundoware você encontra tudo que precisa para manter seus equipamentos de impressão sempre em ordem, então, aproveite essas dicas e faça o seu trabalho render muito mais, com qualidade e menos custos.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *