Refil de pó de toner High Fusion

Refil de pó de toner High Fusion

Tempo de leitura: 6 minutos

O toner nada mais é do que tinta seca em pó que foi carregada eletricamente. Ele é utilizado em impressoras a laser, máquinas de fax e fotocopiadoras. Uma das principais vantagens do refil de pó de toner High Fusion, além de uma benéfica relação entre custo e benefício, consiste no fato de que sua carga elétrica permite que ele passe do interior do cartucho de toner diretamente para o papel mediante a exposição a cargas elétricas opostas.

Essas cargas elétricas são primeiramente geradas na superfície do tambor pelo laser ou pelo led da impressora e, posteriormente, em outros componentes do cartucho ou da impressora por meio de tomadas conectadas diretamente à corrente gerada por um transformador da impressora.

Uma vez que o toner chega ao papel, é fixado a ele pelo calor gerado pelo aparelho de fusão que se encarrega de derreter as resinas contidas no toner, fundindo-o no papel.

Esta breve explicação servirá para entender por que o refil de pó de toner High Fusion é a melhor opção, tanto para fins pessoais quanto de trabalho ou estudo.

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, apresentamos, ao longo deste artigo, os fatores que determinam a qualidade de um toner.

Abordamos, além disso, os motivos que fazem com que a utilização de toners compatíveis seja uma solução econômica e de alta qualidade.

Boa leitura!

Quais são os fatores que diferenciam um toner do outro?

Quando surge a necessidade de adquirir um kit de recarga, é natural que pensemos que qualquer pó de toner pode ser usado em nossa impressora, uma vez que, ao fim e ao cabo, todos os pós de toner são apenas pós pretos ou coloridos, com uns tendo alguns gramas a mais do que outros.

Porém, as coisas não são realmente assim. A única coisa que os pós de toner disponíveis no mercado têm em comum é o fato de serem todos pós.

Suas demais características, isto é, composição e propriedades físicas e elétricas variam sensivelmente de uma marca para outra. Inclusive, dentro da mesma marca, podem variar de um modelo para outro.

É de suma importância, a fim de aproveitar ao máximo os benefícios do refil de pó de toner High Fusion, conhecer os principais fatores que diferenciam um toner de outro. São eles:

  • O tipo de toner;
  • A velocidade de impressão;
  • A qualidade da resolução;
  • O motor de impressão.

A seguir, explicamos resumidamente cada um deles.

O tipo de toner

Segundo sua tipologia, os toners podem ser classificados como convencionais e químicos. Essa classificação deriva-se da forma pela qual o pó de toner é fabricado.

Resumidamente, o toner químico ou polimerizado é fabricado mediante um processo muito caro, envolvendo um polímero específico que é responsável pela encapsulação de cada partícula de tinta, gerando uma totalmente esférica que contém, em seu interior, o grão do toner e seu agente de carga elétrica.

Os toners que eram fabricados há cerca de 8 anos eram produtos convencionais ou pulverizados, nos quais, a partir de uma mistura de todos os componentes, obtinha-se uma pasta a ser triturada a níveis microscópicos. Todavia, o produto final era muito irregular.

Com um toner químico, é possível obter uma melhor resolução, maior brilho (devido ao polímero natural) e melhor rendimento de cópias impressas por grama de toner.

Com um toner polimerizado, obtemos menos dispersão de tinta, portanto, melhor aproveitamento e uma elevação na qualidade da resolução, motivo pelo qual é possível fazer com que as impressoras trabalhem com imagens mais nítidas e bem definidas.

A velocidade de impressão

Dependendo da velocidade da impressora, os agentes de carga do toner e as características das resinas que o formam serão de um tipo ou outro.

É lógico pensar que o toner de impressora de 14 cópias por minuto (ppm) não funcionará em um dispositivo de 50 páginas por minuto, pois as de 14 ppm têm um tipo de resina e ceras com um grau mais alto de temperatura de fusão do que as de 50 ppm.

Então, se você utilizar, por exemplo, um toner de 14 ppm sobre o de 50 ppm, o que ocorrerá é que ele não se prenderá bem ao papel e se desprenderá com maior rapidez.

Resolução

O critério da resolução é semelhante, em certo sentido, ao da velocidade de impressão.

Se você utilizar um toner de 600 dpi em uma impressora que imprime em 1200 ou 2400 dpi, logicamente, a qualidade da impressão se verá reduzida.

Motor de impressão

O refil de pó de toner High Fusion pode ser classificado como magnético ou eletrostático. Essa classificação se deve à forma de funcionamento do motor de impressão que monta a impressora.

As marcas mais vendidas e, logo, comumente utilizadas (como HP ou Canon), tanto residencial quanto comercialmente, utilizam toners magnéticos na maioria das impressoras monocromáticas, enquanto marcas como Lexmark, Brother ou Samsung são eletrostáticas.

Há, também, uma terceira classificação – toner bicomponente – voltado a usos mais avançados e específicos, também chamado de developer.

Como sempre há exceções e, em alguns casos, é possível utilizar toners genéricos que funcionam em uma ampla variedade de modelos de impressoras de uma mesma marca e, até mesmo, de marcas diferentes.

Isso ocorre porque são impressoras que compartilham os mesmos motores de impressão, tendo velocidades e resoluções iguais, equivalentes ou muito similares.

Toners compatíveis para impressoras: uma opção válida

Os toners compatíveis para impressoras são uma excelente alternativa, uma vez que permitem que os consumidores economizem sem abrir mão da boa qualidade de suas impressões.

De fato, trata-se de um produto que atende aos padrões de qualidade, em especial ISO 9001 e ISO 14001, além de possuir o certificado STMC (o que significa que o produto foi bem avaliado pelo Comitê de Métodos de Testes Padronizados).

Em paralelo, os toners compatíveis também se caracterizam por terem superado distintos protocolos de qualidade. Tais elementos asseguram ao consumidor que, durante seu desenvolvimento, foram empregados materiais de alta durabilidade e máxima qualidade.

Todo esse cuidado é essencial para oferecer toners compatíveis a um mercado de clientes cada vez mais exigentes. Com efeito, esse produto é o resultado de um árduo processo de fabricação, o que significa que o toner compatível resulta em uma solução capaz de conciliar preço, eficiência e qualidade.

4.3/5 - (10 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *