Como funciona um roteador? Entenda aqui

Como funciona um roteador? Entenda aqui

Tempo de leitura: 7 minutos

Mesmo estando presente no dia a dia em diversas residências e empresas, algumas pessoas ainda não entendem como funciona um roteador. Graças a esses aparelhos, os diversos computadores e dispositivos conseguem ter acesso à internet. Sua função é basicamente direcionar suas informações para que elas viajem na melhor rota, sem nenhuma interrupção.

Como funciona um roteador e qual a sua função?

Se você é um usuário da internet, muito provavelmente já deve ter ouvido falar de um aparelho chamado roteador.

Apesar de ser um aparelho muito comum e, até ousaríamos dizer, popular, muitas pessoas ainda não entendem como funciona um roteador.

O roteador é um aparelho que tem como função básica conectar os aparelhos e outros dispositivos à internet.

Ele direciona da melhor maneira as informações para que elas viajem nas melhores rotas sem nenhuma interrupção indesejada. Além disso, também possui a função de proteger essas informações, dando-lhes segurança em relação a possíveis ameaças que possam surgir.

Através de uma rede Wi-Fi, todos os dispositivos sem fio conectados a esse equipamento conseguem ter a conexão à web. Desse modo, a mobilidade de navegação se torna mais fácil, mesmo estando mais longe do roteador.

Entender como funciona um roteador permite que usemos da melhor maneira possível esse aparelho tão importante e necessário nos dias de hoje.

O que acontece quando contratamos um serviço de internet banda larga?

Quando se contrata um serviço de internet banda larga, o cliente recebe um modem com apenas um ponto de internet disponível. Isso significa que, certamente, se ele tiver interesse em compartilhar esse sinal de internet, uma rede interna deverá ser criada.

Se você ainda está se perguntando como funciona um roteador, agora vai ficar mais fácil entender. É justamente o roteador que faz essa função de “espalhar” esse sinal de internet para os outros aparelhos e dispositivos. Desse modo ele expande a conexão, que passa a abranger uma área maior.

Mas, não pense que esse aparelho serve apenas para aumentar a distribuição do sinal e das conexões locais. Ele melhora o processamento das informações e a transmissão desse pacote de dados, conduzindo-os pelas melhores rotas.

Isso significa uma maior garantia e rapidez de transmissão de sinais entre a origem e o destino.

Os modelos mais modernos de roteadores se conectam diretamente ao cabo de banda larga, além de possuírem também quatro ou mais saídas para cabos de computadores e antenas.

As antenas, aliás, exercem uma função muito importante na transmissão da internet, pois são as partes mais importantes desses aparelhos. Através dessas antenas, o sinal é transmitido para que os aparelhos possam se conectar sem fio.

Os exemplos de aparelhos e dispositivos são os celulares, notebooks, tablets, smart TVs e outros que possam utilizar conexão de internet sem fio.

Melhorar a distribuição e a performance de conexão é fundamental para os dias de hoje, por isso que esses aparelhos estão sendo cada vez mais usados no dia a dia tanto de residências, quanto de empresas, colégios, hospitais, restaurantes e uma infinidade de estabelecimentos.

Conheça alguns tipos de roteadores

Para você entender como funciona um roteador, é preciso conhecer os tipos que existem. Um tipo é dinâmico; o outro, estático.

O roteamento do tipo estático se encontra presente nos aparelhos com valores mais acessíveis, onde a prioridade é a transmissão de informações do pacote de dados através de uma rota mais curta. Isso significa, portanto, que os congestionamentos que podem surgir na hora da transmissão não são levados em conta.

Já o roteamento do tipo dinâmico está em aparelhos mais sofisticados e com valores mais elevados. O seu funcionamento se dá basicamente através das análises heurísticas ou dos algoritmos das condições de funcionamento das redes.

Ele prioriza o caminho que seja mais eficiente, e não o mais efetivo. Isso significa que é um roteador que sempre vai priorizar as rotas mais eficientes e não as mais curtas, pois existem algumas curtas que estão extremamente congestionadas por excessos de dados.

Existem alguns modelos de roteadores do tipo dinâmico que conseguem fazer a compressão desses pacotes dados. Isso significa elevar as taxas de transferência, tornando a comunicação muito mais eficiente.

Além disso, um roteador auxilia na construção eficaz de firewalls, estabelecendo novas zonas desmilitarizadas nas redes que apresentam um acesso mais restrito, isolar e segmentar algumas partes importantes das redes e organizar e otimizar WANs e LANs.

Leve em conta esses critérios antes de comprar o seu roteador

1. Velocidade da transmissão e do acesso

A velocidade de acesso vai depender exclusivamente da velocidade em que a internet está operando. Já a velocidade de transmissão vai depender exclusivamente da qualidade do roteador.

Isso acontece porque o roteador tem como função transmitir os dados que recebe pela conexão contratada pelo cliente.

O aumento da velocidade de internet deve ser feito diretamente com a operadora que vende esse pacote de dados. Isso significa que o roteador não tem influência nenhuma nessa velocidade. Aliás, essa é uma das maiores dúvidas de quem está começando a entender como funciona um roteador.

Os padrões de conexão definem qual a velocidade de transmissão dos dados entre o roteador e os aparelhos e dispositivos conectados à rede Wi-Fi.

Desse modo, um roteador veloz permite que jogos, arquivos, vídeos e até a realização de streaming sejam feitos de maneira rápida. Isso significa que para quem está em busca de velocidade, sem que o sinal trave, o mais recomendado são os roteadores com uma velocidade de transmissão superior a 300 Mbps.

2. Tamanho do ambiente e alcance do roteador

Uma coisa deve estar bem clara para quem busca entender como funciona um roteador. Quanto melhor for o aparelho, quanto maior for a sua potência, mais alcance ele terá para espalhar o sinal de Wi-Fi em todos os ambientes.

Isso quer dizer que mesmo quando um aparelho está longe, ainda consegue captar os sinais do roteador.

Alguns fatores que interferem no alcance do sinal do roteador são:

  • Local de instalação: o local ideal para instalar do roteador é no ponto mais alto de um imóvel. Procure posicioná-lo de maneira centralizada e em um local que seja mais elevado. Colocar o aparelho em móveis de madeira escondida não é indicado, pois o sinal pode ser interrompido por conta das possíveis barreiras físicas que existem;
  • Cuidado com as barreiras no caminho: a transmissão de sinal entre o roteador e os aparelhos e dispositivos fica prejudicada por conta das barreiras físicas que possam existir, tais como paredes, móveis muito grandes, tetos, etc;
  • Antenas não são as partes principais: o sinal de um roteador não melhorará simplesmente por causa das antenas. Apesar de muitos acharem que elas são as partes principais de um roteador, elas não são. Temos que deixar claro para quem está aprendendo como funciona um roteador que o mais importante é a troca de sinal entre o aparelho e os dispositivos conectados a ele. E isso se dá principalmente pela potência que o roteador tem.

Gostou de saber melhor como funciona um roteador? Então, se estiver em busca de um equipamento novo, é só acessar a loja da Mundoware. Temos os melhores roteadores do mercado para deixar sua estrutura de rede rápida e fluida.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *