Backup completo do PC: como fazer?

Backup completo do PC: como fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Manter as informações protegidas é algo de extrema importância nos dias de hoje. Com a tecnologia avançando desenfreadamente, os ataques e demais invasões acabaram se tornando um risco cada vez maior. Por isso, realizar um backup completo do PC é crucial.

Proteção à vida digital

Seja um computador, celular ou notebook, todos têm o poder de armazenar uma infinidade de fotos, sejam elas comprometedoras ou não. Músicas, filmes, gifs, vídeos, arquivos de texto, entre outros, também acabam ficando armazenados e gravados.

Logo, vendo que há tanta praticidade em relação ao uso, é muito raro encontrar alguém nos dias de hoje que não armazene arquivos importantes nesses locais. Porém, é necessário haver uma grande precaução em relação a isso.

Isso porque ninguém está livre de ter seus dados invadidos ou acontecer algum problema em que talvez os dados sejam perdidos e isso ocasione um imenso transtorno. Tal transtorno pode ser facilmente evitado a partir do momento em que o backup completo do PC é feito.

O que é backup?

Muitas pessoas ainda não sabem o que é um backup e acabam por não fazê-lo. O backup nada mais é do que uma forma simples de criar cópias do conteúdo do PC que deverá ser protegido. Por exemplo, tudo aquilo que é extremamente útil ou importante deve ser salvo periodicamente em um backup.

Logo, o backup completo do PC significa que todos os dados passam por um processo de recuperação a partir do momento em que ocorre um acidente. É justamente por isso que é tão importante manter cópias de documentos importantes.

Uma das formas mais comuns e facílimas é copiar todos os seus arquivos importantes e passá-los para um pendrive. Dessa forma, mesmo que ocorra algo com o PC, os dados estarão a salvo no pequeno produto.

Backup completo do PC

Existem vários métodos para fazer o backup completo do PC. Muitas pessoas utilizam o Windows e, para realizar esse procedimento, basta dar um CTRL+C na unidade escolhida para backup. Em seguida, basta colá-la onde será armazenada para segurança. Para entender melhor:

  • Clique com o botão direito do mouse na unidade fonte presente em Meu Computador que passará pelo backup;
  • Em seguida, selecione “Copiar” ou simplesmente dê um CTRL+C.

Assim, se o arquivo for salvo em um pen drive, por exemplo, o mesmo precisa estar plugado na entrada USB. Assim, escolha a pasta em que será armazenado e aperte CTRL+V.

Windows XP Professional

Quando se trata do Windows XP Professional, um sistema operacional ainda por muitas pessoas, é possível utilizar o backup interno e realizá-lo no sistema. É uma forma, digamos, mais rápida e prática de realizar o backup completo do PC, apesar de ter um passo a passo um pouco mais longo. Confira:

  • Clique no menu “Iniciar” e selecione “Todos os Programas”. Em seguida, clique em “Acessórios” e escolha a opção “Ferramentas do Sistema”. Após feito isso, selecione “Backup”.

A partir do momento em que se está dentro do programa de backup, é muito mais fácil seguir as instruções presentes na tela e optar por realizar um backup mais específico de fotos, vídeos ou qualquer outro arquivo de preferência.

Windows 10

O Windows 10 é o sistema operacional mais utilizado atualmente. Ele tem a grande vantagem de permitir que o backup completo do PC seja feito sem grandes complicações. Veja como fazer:

  • Use a caixa de pesquisa na barra de tarefas e então pesquise por “Configurações de backup”;
  • Ative a opção “Fazer backup automaticamente dos meus arquivos”;
  • Se quiser fazer backup de seus arquivos imediamente, selecione “Fazer backup agora”.

Em seguida, basta ir clicando em “Continuar”, mas de forma atenta. Afinal, é preciso selecionar todos os locais que passarão pelo backup e somente depois optar por salvar as configurações e finalmente iniciar.

Softwares específicos

É possível, ainda, realizar o backup completo do PC através de softwares específicos para esse fim. Pesquisar no Google por “backup software” ou “files backup software” pode apresentar a você algumas alternativas interessantes, tanto gratuitas quanto pagas.

Onde salvar seus backups?

Mesmo que haja a opção de salvar cópias no pendrive, você também pode fazer uso de HDs externos para salvar seus arquivos. Ambos são portáteis, portanto, não podem ser esquecidos em lugar algum e menos ainda roubados.

Porém, nem sempre o HD externo dispõe da memória necessária para salvar tudo aquilo que é necessário. Por conta disso, a nuvem, por fim, às vezes acaba sendo a melhor opção, mesmo que ainda possua algumas fraquezas.

A importância de um backup completo do PC

Independente do motivo pelo qual é necessário realizar o backup completo do PC, é muito importante que o mesmo seja bem-sucedido. O motivo é que, caso não ocorra como o esperado, os dados não estarão protegidos e menos ainda será eficaz o efeito.

Logo, é muito importante que o backup seja feito sempre seguindo o passo a passo com extrema atenção ou, melhor ainda, feito por um profissional especializado na área e que possua conhecimento e seja de confiança da família.

Assim é possível garantir um melhor efeito, já que tudo é feito de forma adequada e os dados serão armazenados no local onde é mais seguro e melhor para todos os envolvidos. O armazenamento é seguro e um backup eficaz é muito importante.

Afinal, é preciso levar a sério a questão de invasões e demais problemas que podem ocorrer, já que isso pode resultar em ameaças, perseguições, vazamento de dados, corrompimento de arquivos importantes e demais problemas que podem se intensificar e ocorrer de forma descontrolada.

Considerações finais

A partir do momento em que se entende a importância de realizar um backup, é muito mais fácil escolher onde armazenar os dados e por que armazená-los. Além disso, também é mais fácil realizar o backup completo do PC de uma forma muito mais segura e eficaz.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *