Fone de ouvido para criança precisa ser especial? Entenda

Fone de ouvido para criança precisa ser especial? Entenda

Tempo de leitura: 12 minutos

O uso de celulares, tablets e computadores por crianças é algo crescente. Hoje em dia, as crianças estão usando esses aparelhos cada vez mais cedo. Casos de crianças com 3 anos de idade utilizando smartphones não são raros. As principais atrações são os games e as músicas, por isso o fone de ouvido para criança é essencial.

Nem todo fone de ouvido serve para utilizar nos anos iniciais da vida. Assim, o fone de ouvido para criança tem tecnologia que traz mais segurança à audição. Veja, em nosso artigo especial de hoje, o porquê dessa necessidade e quais as diferenças para os fones de ouvidos que os adultos utilizam.

Fone de ouvido para crianças

Há pesquisas lançadas pela Organização Mundial da Saúde, bem como pesquisas feitas por um dos maiores jornais americanos, The New York Times, afirmando que o fone de ouvido para criança precisa ser especial.

Isso porque a audição nessa fase da vida não está pronta para ser exposta a altos níveis de ruídos por tempos exagerados. Inclusive, nem os ouvidos adultos são feitos para isso, porém, em comparação com as crianças, os ouvidos delas são muito mais frágeis.

Dentro disso, há várias indicações de uso e limitações que necessitam ser seguidas pelos pais para que as crianças não sofram perdas de capacidade auditiva.

Diferenças do fone de ouvido para criança

A partir de agora, você vai entender quais os diferenciais entre os fones regulares e os desenvolvidos especialmente para crianças. Afinal, a informação é importante para que os pais tomem as medidas certas para assegurar a saúde dos filhos.

Limite de volume

Primeiramente, então, o fone de ouvido para criança é feito com limite de volume. Essa é a característica mais importante desse tipo de produto, pois o volume do som é o fator que mais pode causar impacto na audição.

Por isso, o recomendado é que as crianças utilizem fones com um limite de 85db. Por isso, o fone de ouvido para crianças já vem como essa limitação, sem capacidade de oferecer som superior a esse limite.

É assim que os pais conseguem ter controle de que as crianças não irão aumentar o volume além do recomendado.

Assim, não é totalmente seguro de que a audição não seja comprometida, mas é o limite para que os riscos de causar danos não sejam grandes.

Material antialérgico

Outra característica importante nos fones de ouvido infantis é o material de fabricação, pois crianças sempre colocam os objetos na boca. Assim, com materiais antialérgicos, mesmo que o fone acabe entrado em contato com a boca, a criança tem menos chances de ter problemas.

Além disso, como fica em contato com a pele do ouvido por tempo prolongado, o material também é importante por essa questão. Assim, dê sempre preferência aos fones que possuem fabricação segura.

Espumas protetoras

As orelhas infantis são muito mais delicadas e frágeis do que as dos adultos. Isso quer dizer que os fones precisam ser muito mais confortáveis e moldáveis.

Assim, essa é outra diferença importante que o fone de ouvido para criança possui, pois conta com espumas protetoras que conseguem garantir maior conforto enquanto a criança usa o fone.

Tempo de exposição

Porém, não basta escolher fones de ouvidos próprios para crianças, pois a limitação de volume não é o único fator que influencia na qualidade auditiva infantil.

Dentro disso, outra questão que precisa ser analisada é o tempo de exposição ao ruído. O que significa que, mesmo com o limite de 85db, não é recomendado que a criança passe horas e horas com o som nos ouvidos.

Isso porque, quanto mais tempo ficar exposta ao ruído, maior a chance de desenvolver algum problema.

O que não quer dizer que as crianças não podem ouvir música ou jogar. No entanto, o ideal é que os responsáveis definam limites de tempo que sejam saudáveis e razoáveis. Além disso, fazer pausas para descansar é importante, assim, a qualidade auditiva pode ficar mais protegida.

Escolha marcas confiáveis

Outra questão muito importante quando o assunto é fone de ouvido para criança é a escolha de marcas confiáveis. Isso porque pesquisas indicam que nem todos os fones que dizem ter limite de som, de fato, possuem essa característica.

Com isso, pode acontecer de você comprar um fone de ouvido para que a criança tenha segurança de ouvir sons nos aparelhos eletrônicos, mas isso não ser efetivo.

Portanto, escolha de forma consciente e com pesquisa para garantir a segurança auditiva do seu filho ou filha.

A seguir, vamos apresentar dois modelos excelentes.

Fone de ouvido ELG Kids Melody

Entre as opções que o mercado oferece, uma delas é o fone de ouvido para criança ELG Kids Melody.

Além disso, esse fone é fabricado em material antialérgico e possui cabo removível, o que facilita o transporte e evita que o cabo estrague por ser amassado em mochilas ou locais parecidos.

Ademais, esse fone possui limitador de volume de 85db e atende o padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

Além disso, como é um produto para crianças, ele é fabricado para ser muito mais resistente do que um fone comum. Isso porque crianças não costumam ter tanto cuidado no manuseio dos produtos, de forma que para que tenha maior durabilidade, o fone é muito mais resistente.

Outra qualidade desse fone é que o som é muito mais reforçado, com reforço de graves que proporcionam maior qualidade, mesmo que o volume seja limitado.

E, para garantir o conforto da criança, as hastes são ajustáveis, fazendo com que o fone seja ajustável ao tamanho da cabeça da criança sem que aperte ou machuque.

Por fim, outras características essenciais desse fone de ouvido para criança são a flexibilidade e tamanho do cabo. O cabo é feito com 1,2 metros de comprimento, o que possibilita que a criança tenha boa autonomia de movimentação.

Ademais, o fio é bastante flexível para evitar que quebre ou danifique caso a criança se movimente muito. Afinal, é comum que crianças sejam mais agitadas e não escutem músicas ou joguem em um único local da casa.

Fone de ouvido Spider para crianças

Outra opção que o mercado oferece é o fone de ouvido para criança com coloração Spider.

Ele também é desenvolvido para que a segurança auditiva da criança seja preservada, de modo que crianças a partir de 3 anos podem usar e se divertir com a coloração diferenciada do fone.

Ademais, ele é muito resistente, mesmo que seja usado em condições severas. Além disso, conta com cabo removível e hastes confortáveis para que sejam adaptáveis conforme a necessidade da crianças.

E é claro que esse modelo também conta com o limite de volume de 85db que é a característica principal e indispensável para um fone de ouvido para criança.

Esse fone, assim como o mostrado acima, é compatível com caixas de som, notebooks, smarphones, videogames e muito mais.

Com isso, independentemente do tipo de dispositivo que a criança for utilizar, estará com a audição mais protegida contra perdas e problemas que podem ser criados por fones que não controlam o volume.

Principal vantagem de utilizar um fone com limitação de volume

A principal vantagem é a maior segurança que os responsáveis possuem de que as crianças não irão aumentar o volume além do recomendado quando não houver supervisão direta.

Isso é uma coisa comum que pode acontecer com fones que não limitam o som. Afinal, você pode colocar no volume adequado para a criança ouvir e, enquanto você está fazendo outra atividade, ela pode aumentar o volume sem que você perceba.

Assim, com o uso de um fone de ouvido para criança, isso é impossível que aconteça. Afinal, mesmo que a criança tente, nunca vai consegue passar do limite permitido pela OMS de 85db.

A decorrência disso é a vantagem maior, que é o cuidado com os ouvidos da criança.

O que acontece se não utilizar um fone de ouvido para criança?

Com o uso de um fone que não possui limite de 85db para as crianças, as chances de ouvirem sons mais altos do que isso é grande. Com isso, os riscos à saúde aumentam e podem ser irreversíveis.

Para ter uma comparação ilustrativa, o uso de fone de ouvido a 100db somente é considerado seguro por cerca de 15 minutos. Além disso, sons com 108db só são seguros se ouvir por menos de 3 minutos.

As crianças costumam usar os fones por muito mais tempo do que isso. Em geral, metade das crianças de 8 a 12 anos utilizam fones para ouvir música todos os dias.

Isso quer dizer que o limite de volume e limite de tempo são circunstância que os responsáveis precisam sempre estar atentos para que as crianças cumpram.

Algumas pessoas pensam que 100db não é tão mais alto do o limite de 85db. No entanto, 80db é duas vezes mais alto do que um som a 70db. Além disso, um som a 90db é 4 vezes mais alto do que um som a 70db.

Assim, você pode ver que o aumento dos decibéis, mesmo que não seja tão significativo em termos de números, acaba fazendo a diferença na capacidade de gerar danos auditivos a médio e longo prazo.

Isso reafirma a necessidade de grande controle e da utilização de fone de ouvido para criança, que tenha certificação da limitação de db e que seja de qualidade.

Supervisão é sempre necessária

Vale a pena ressaltar que, mesmo com o fone de ouvido para criança, nunca é aconselhável que os responsáveis deixem as crianças sozinhas ouvindo música ou jogando com fomes. Isso porque o controle de tempo de exposição também é crucial.

Sendo assim, você só vai conseguir controlar isso se estiver de olho na criança para que ela obedeça ao limite de tempo estabelecido. Ademais, mesmo com o limite, o bom é que você deixe o fone em cerca de 60% da potência de som.

Com isso, você consegue fazer com que o produto seja ainda mais seguro para o aparelho auditivo da criança. Porém, para que isso seja obedecido e a criança não aumente o volume novamente, a supervisão é mais do que necessária outra vez.

Ademais, audiologistas indicam que as crianças precisam fazer pausas a cada hora mesmo com o som a 60% da potência do fone. Isso porque, assim, você pode descansar os ouvidos e se recuperar do período de exposição.

As células ciliadas, receptores sensoriais do sistema auditivo, precisam de tempo de recomposição e descanso para não sofrerem danos.

Como saber se o som está no volume seguro?

Além de utilizar fone de ouvido para criança com limite de volume e manter o som a 60% da potência do produto, outra dica pode fazer com que as crianças tenham ainda mais segurança para ouvir músicas e jogar.

Segundo médicos especialistas, quando a criança está ouvindo música no fone e tem uma pessoa a cerca de 1 braço de distância, a criança precisa conseguir ouvir o que a pessoa disser mesmo com os fones no ouvido.

Se a pessoa falar com a criança e ela não ouvir, é porque o som ainda está alto demais e pode causar danos ao ouvido. Assim, esse é um teste simples e fácil que você pode fazer frequentemente para notar se o volume está adequado ou não.

Se constatar que a criança não está respondendo, vá até lá e baixe mais o volume. Assim, ela pode se divertir ouvido música sem ter maiores riscos e complicações no aparelho auditivo. E aí está mais um motivo para sempre haver supervisão quanto o fone estiver sendo utilizado, pois assim você pode testar de tempos em tempos se o volume está adequado.

Considerações finais

Agora você já sabe qual é a real importância de um fone de ouvido para criança. Dessa maneira, você conseguirá ter maior garantia de que não haverá danos auditivos enquanto a criança utiliza o acessório. Sendo assim, fique atento ao modelo que você vai comprar. E, claro, não se esqueça de fazer a supervisão do volume e do tempo de uso. Afinal, embora a tecnologia traga uma série de benefícios, você deve utilizá-la com cautela e atenção.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *