O que são switches em teclados mecânicos? Por que cores diferentes?

O que são switches em teclados mecânicos? Por que cores diferentes?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você é um novato ou veterano no mundo dos games, talvez ainda tenha dúvidas sobre o que são switches em teclados mecânicos, certo?

Pois os teclados mecânicos, também chamados de teclados gamers, são a melhor escolha para quem busca performance e conforto durante as partidas.

Diferente dos teclados de membrana, os teclados para gamers contam com switches (interruptores) que fazem muita diferença, principalmente em jogos multiplayer.

Eles possuem cores e características diferentes, podendo ter acionamento tátil ou linear, além de alguns switches em teclados mecânicos serem indicados para jogos e outros para digitação.

Saiba mais sobre eles para escolher o melhor para o seu estilo!

O que são switches em teclados mecânicos?

Os switches mecânicos são periféricos individuais com molas que enviam os sinais dos teclados para o computador, promovendo o melhor tempo de resposta para quem joga.

Diferente do teclado comum, em que você aperta a tecla e depois ela volta à posição normal, os switches funcionam de forma mais complexa, podendo ter acionamento tátil ou linear.

Por isso, vale conhecer, a seguir, algumas características de switches em teclados mecânicos e como eles atendem cada perfil de jogador.

Acionamento tátil

A configuração do acionamento tátil, como o próprio nome diz, é mais sensorial durante a digitação. Isto é, você consegue sentir melhor o feedback que, no caso, é um clique.

Eles possuem um salto que pode ter níveis de intensidade diferentes entre si, sendo perfeito para quem gosta de ouvir o retorno das teclas, enquanto joga ou digita textos.

Acionamento linear

Para aqueles jogadores que não gostam do barulho do teclado gamer ou sofrem constantemente com interrupções por conta dos cliques, há a opção de switches silenciosos, ou seja, os de acionamento linear.

O clique é mais suave e o seu retorno também, ideal para aqueles momentos em que você precisa de resposta rápida e precisa, como em jogos competitivos de tiro.

Clique auditivo

Independente de você preferir switches mecânicos em teclados com acionamento linear ou tátil, ter uma resposta auditiva pode fazer a diferença na resposta ao game.

O clique auditivo é uma forma de indicar que você acionou a tecla e que ela já pode ser solta.

Ainda que pareça estranho, algumas pessoas sentem que dependem do clique sonoro.

Ponto de retorno

Quando você aciona uma tecla, o tempo que ela leva para “descer” e depois retornar à sua posição inicial acontece em milissegundos e recebe o nome de ponto de retorno.

Portanto, quanto menor o ponto de retorno, mais sensível será o teclado e melhor será a digitação.

Força de acionamento

Quanta força você precisa colocar na tecla para conseguir acionar o switch? É isso que determina a força do acionamento dos switches em teclados mecânicos.

Jogadores com a mão mais pesada, por exemplo, podem sentir incômodo com teclas mais sensíveis, já que a resposta muito rápida atrapalha a digitação. Ao mesmo tempo, jogadores com a mão mais leve podem se aborrecer com switches mais duros.

Sendo assim, o ideal é testar a força do acionamento antes da compra ou acompanhar resenhas sobre o produto para não se arrepender depois.

Vai comprar eletrônicos com cashback? Veja, então, como adquirir produtos na Mundoware e ter seu dinheiro de volta.

Essas foram as principais características dos switches em teclados mecânicos que fazem uma baita diferença na performance do jogador ou daqueles que querem apenas digitar. Vamos, agora, entender as diferenças entre as suas cores.

Qual a diferença entre as cores dos switches em teclados mecânicos?

Os diferentes tipos de switches em teclados mecânicos são determinados por cores, e os mais populares são: azul, vermelho, preto e marrom. Cada um deles funciona de forma diferente, podendo ser tátil ou não.

Aqui, vamos indicar somente as características de cada cor de switch, independente da fabricante, para que você possa ter uma ideia de qual o melhor teclado gamer para você.

Switch azul

A cor azul do switch indica que ele tem acionamento tátil, com o famoso som do clique em teclado mecânico.

Algumas marcas podem trazer um ponto de retorno maior, não sendo adequado para jogos que exigem dois cliques simultâneos. Além disso, o barulho do clique pode ser um fator negativo para quem se incomoda (principalmente outros moradores da casa).

Motospeed CK62 Rosa é um bom exemplo de teclado mecânico fabricado com switch azul.

Switch vermelho

O switch vermelho é perfeito para quem quer ganhar a disputa contra seus adversários sem perder nem um segundo. Isso porque a resposta é linear, leve e sem clique auditivo, muito útil para não atrapalhar ninguém.

Contudo, se o perfil do jogador for rápido demais, pode acontecer de acionar uma tecla sem querer, mas isso também é questão de costume.

Para quem gosta de versões compactas, o Motospeed CK61 Essential Preto é um top de linha compatível com PC, PS4 e XBOX. Vale a pena conferir!

Switch preto

Assim como o switch red, o switch na cor preta também é linear e sem clique auditivo. A diferença aqui é que o acionamento da tecla é mais duro, pois o objetivo é evitar cliques acidentais.

Quem prefere uma opção silenciosa tanto para gamers quanto para uso cotidiano, vai gostar desse switch.

A versão Outemu Black da marca Motospeed foi feita especialmente para usuários que digitam de maneira mais pesada. Porém, esses switches não são ideais para quem está começando a usar teclados mecânicos.

Você é um jogador experiente e que exige a melhor performance em produtos para jogos? Então, conheça Adamantiun, a marca projetada para gamers exigentes!

Switch marrom

Para aqueles jogadores que buscam uma resposta tátil, silenciosa e com força de acionamento médio, a dica é apostar nos switches marrons.

Diferente do black, o switch marrom é perfeito para iniciantes em teclado mecânico, porque não é nem muito rápido nem muito pesado em seu clique.

Considerações finais

Agora que você sabe o que são switches em teclados mecânicos e suas características, pesquise e teste os teclados gamers para saber qual tem mais a ver com o seu perfil.

Há diversos teclados mecânicos com switches para diferentes perfis de jogadores e escritores. E, para quem deseja migrar do teclado de membrana para o mecânico, também é possível escolher os tipos de melhor adaptação.

Quer conhecer mais teclados e outros periféricos para a sua jogatina ficar ainda melhor? Então, confira a nossa lista de periféricos da marca Redragon para o seu setup!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *