Quais os tipos de filamentos para impressora 3D? Saiba tudo aqui

Quais os tipos de filamentos para impressora 3D? Saiba tudo aqui

Tempo de leitura: 6 minutos

PLA, ABS, PETG, PP – há uma variedade de tipos de filamentos para impressora 3D, mas você conhece todos eles e suas aplicações?

Conhecer os tipos de filamentos 3D é importante, porque o universo de utilizações é imenso. Uma impressora 3D, por exemplo, é útil na indústria da robótica, da engenharia e da arquitetura, ajudando a revolucionar até mesmo a medicina.

Independente do seu uso, vale a pena conhecer o material que você vai utilizar para imprimir objetos 3D e garantir um trabalho de qualidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba tudo sobre o assunto.

Quais os tipos de filamentos para impressora 3D?

Você viu em nosso artigo sobre filamento 3D qual a sua função e seus três principais tipos: PLA, PETG e ABS. Ainda assim, vale lembrar que um filamento 3D é uma fibra composta de polímero termoplástico ou de outro material que só deve ser utilizado em uma impressora 3D.

Sabendo disso, vamos descobrir os tipos de filamentos 3D para imprimir objetos tridimensionais e, claro, suas respectivas aplicações.

PLA (Poliático Lático)

Começamos a nossa lista com o famoso PLA entre os tipos de filamentos para impressão 3D. Para quem está iniciando no mundo dos objetos tridimensionais, o PLA é um excelente material por ser de fácil utilização, biodegradável e inodoro.

Além disso, o Poliático Lático não exige base de aquecimento, mas possui pouca resistência térmica e mecânica. Porém, é muito útil na impressão de objetos decorativos e protótipos.

Também é possível obter novos tipos de filamento 3D com a mistura do PLA, como peças em madeira, metal ou os filamentos que brilham no escuro.

ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno)

Muito utilizado na indústria automotiva, o ABS é o segundo filamento 3D mais famoso, atrás apenas do PLA. Entretanto, diferente do Poliático Lático, o ABS é mais difícil de manusear, mas é resistente a temperaturas extremas.

Sua alta tenacidade o faz se destacar entre os tipos de filamentos para impressora 3D, mas exige muita experiência para evitar deformações.

PET (Polietileno Tereftalato)

PET é um poliéster muito comum em garrafas de bebida, recipientes de alimentos e fibras de roupas, sendo um dos polímeros mais utilizados no mundo. Há também variantes desse tipo de filamento 3D, chamados de PETG e PETT.

PC (Policarbonato)

O Policarbonato é um dos tipos de filamentos mais resistentes e duráveis que existem, e justamente por isso uma impressora 3D convencional não daria conta.

Isso porque a impressão dos objetos 3D deve ser feita em altíssima temperatura e com máximo cuidado para evitar absorção da umidade. Sem qualquer prejuízo na impressão com Policarbonato, o que você terá são peças que substituem vidros e outros tipos de materiais.

Nylon

Os tipos de filamentos para impressora 3D não são apenas termoplásticos. O Nylon, por exemplo, é um polímero também conhecido como poliamida, bastante útil nas aplicações industriais por conta de sua durabilidade e resistência.

Apesar de absorver umidade, o Nylon é uma fibra sintética bastante útil na fabricação de roupas e na engenharia, como engrenagens e parafusos.

PVA (Poliacetato de Vinila)

PVA é um tipo de filamento solúvel em água e muito utilizado como material de suporte para imprimir peças complexas ou que possuem muitas saliências.

Entre as principais aplicações do PVA (Poliacetato de Vinila) na indústria estão os adesivos, colas comuns para material escolar, tintas de parede do tipo látex e emulsificantes.

PP (Prolipropileno)

O Polipropileno (PP) é um dos tipos de filamentos mais leves de todas as impressões 3D até aqui. Por ser durável, flexível e não tóxico, o PP é muito útil para a fabricação de peças que terão contato com alimentos.

Por exemplo, recipientes de líquidos, com agentes nocivos ou com alimentos que vão para o microondas/freezer, além de peças que funcionam como isolador elétrico.

TPE (Elastômero Termoplástico)

TPE faz parte da combinação entre os elastômeros (borracha) e termoplásticos (plástico) para oferecer as melhores propriedades, por isso, é um dos tipos de filamentos 3D durável e flexível.

Junto ao TPC e o TPU para maior resistência à exposição química e rigidez, o TPE pode ser aplicado em elementos decorativos, brinquedos flexíveis, além de pulseiras e colares.

Fibra de Carbono

Altamente leve e resistente, a Fibra de Carbono também entra na lista dos tipos de filamentos para impressora 3D.

Sua alta resistência a impactos e o bom isolamento térmico permitem que a Fibra de Carbono seja útil em diversas aplicações na indústria, tais como bicicletas, motos, entre outros tipos de veículos.

HIPS (Poliestireno de Alto Impacto)

Resistente, reciclável e estável, assim é o filamento HIPS, um copolímero que combina o poliestireno com a borracha para gerar peças 3D de alto impacto.

Com a ajuda do HIPS é possível imprimir recipientes de alimentos, como iogurte e queijo, talheres e louças, além de brinquedos e calçados.

Qual o melhor tipo de filamento para impressora 3D: PLA ou ABS?

Os filamentos PLA e ABS estão entre os tipos de materiais mais fáceis de encontrar no mercado para a impressora 3D, por isso existe a dúvida sobre qual deles é o melhor.

No entanto, você pode usar o PLA e o ABS para gerar novos tipos de filamentos, como a madeira, metais magnéticos e peças que mudam de cor. Para isso basta misturar os elementos às bases do PLA e do ABS.

Sobre as diferenças entre essas duas tecnologias, lembre-se que o PLA é de fácil utilização, biodegradável e ideal para quem está começando a imprimir itens decorativos.

Já o ABS tem alta resistência a grandes temperaturas, exige experiência na impressora 3D e é um dos tipos de filamentos comuns na engenharia.

Já sabe qual o tipo de filamento 3D escolher?

Agora que você sabe quais os tipos de filamentos de impressora 3D, suas principais características e aplicações, é hora de escolher o que melhor se encaixa em sua necessidade.

Aqui na loja da Mundoware temos os principais filamentos do mercado – PLA, ABS e PETG – em diferentes cores e finalidades.

Além disso, em nosso blog, oferecemos conteúdos completos sobre informática e papelaria para que você tenha boas informações antes de efetuar sua compra.

Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *