Baterias Unipower: conheça alguns tipos, suas características e usos

Baterias Unipower: conheça alguns tipos, suas características e usos

Tempo de leitura: 6 minutos

As baterias Unipower são tradicionais e conhecidas soluções de energia para a operacionalidade de diversos componentes eletrônicos que envolvem desde computadores a sistemas de alarmes.

Para suprir as necessidades energéticas de tamanha variedade de produtos, há diversos tipos de baterias Unipower. Cada uma contém características próprias, usos específicos com vantagens e desvantagens.

Tal diversidade costuma causar confusão nos consumidores sobre o modelo adequado a se adquirir, muitas vezes resultando em prejuízo.

Sem dúvida, não é apropriado usar uma bateria projetada para atender uma demanda determinada de um aparelho específico em outro completamente diferente.

A consequência para esse uso inadequado é um desgaste mais célere da bateria, diminuindo o seu tempo de vida útil e principalmente prejudicando o desempenho do dispositivo.

Para evitar esses contratempos, segue uma descrição das principais baterias Unipower, suas características e utilidades.

Baterias Unipower seladas

São baterias de chumbo-ácido, seladas contra o derramamento ou perda de eletrólito. São uma espécie de caixa com geração de gás e sistemas de ventilação próprios, autônomos, que evitam a liberação de gases tóxicos e proporcionam grande descarga de energia.

A grande diferença desse tipo de bateria para as convencionais de chumbo-ácido é que não é necessário recarregar regularmente a bateria com água.

Elas são aplicáveis para praticamente todos os dispositivos, de grande veículos a computadores, desde que respeitando a capacidade e a tensão de cada caixa.

No mercado você encontra baterias Unipower seladas com diversas capacidades e tensões. A mais tradicional é a bateria selada de 12V, mas há também opções de 2V, 6V e 24V.

Essas baterias são dividias em dois grupos:

  • Ventilada, convencional e EFB;
  • VRLA, AGM e gel.

Clique aqui e confira as baterias seladas da Unipower disponíveis na loja da Mundoware.

Baterias Unipower estacionárias

Sem dúvida, um dos tipos de baterias Unipower mais conhecidos e comercializados é a estacionária. Uma bateria estacionária é aquela que funciona imóvel devido à natureza do serviço e permanece conectada a uma fonte de corrente contínua.

Traduzindo: é uma bateria projetada para operar estando imóvel. Isto é, inserida em um compartimento, por exemplo, estantes e gabinetes, alimentando o dispositivo sempre fixada no local designado.

Ou seja, ao ver a iluminação de postes, você já pode deduzir que eles são alimentados por baterias estacionárias. Afinal, poste não costuma sair andando por aí.

O pensamento é esse: tudo que precisa de energia e não se move é apropriado para baterias estacionárias. O próprio nome dessa categoria de fonte de alimentação dá a dica.

Esse tipo de bateria tem placas de chumbo mais espessas para suportar quantidades maiores de carga e descarga. Além disso, os eletrodos dessa bateria são mais espessos que os da automotiva, por exemplo (mais detalhes no próximo tópico), e feitas de chumbo. Ainda tem uma liga que passa de 90% de pureza.

  • Aplicações da bateria estacionária: usa-se as baterias estacionárias Unipower em dispositivos como alarmes, luzes de emergência, nobreaks, sistemas voltaicos, entre outros;
  • Vantagens da bateria estacionária: além de suportar mais ciclos de carga e descarga, como mencionado há pouco, esse tipo de bateria é capaz de sofrer descarga de até 80% sem prejudicar sua vida útil. Outra vantagem é um filtro que impede a emissão de gases nocivos à saúde. O único gás liberado é o hidrogênio, mas este não prejudica a saúde. Em razão desse filtro, é possível colocar essas baterias em ambientes com aglomeração e circulação de pessoas, ainda que seja recomendado, contudo, ter algum tipo de ventilação no local.

Clique aqui e confira as baterias estacionárias da Unipower disponíveis na loja da Mundoware.

Baterias Unipower automotivas

Já as baterias automotivas trabalham com a premissa oposta das estacionárias.

É um tipo de bateria construída para operar em mecanismos que se locomovem, se movem de maneira constante. Além disso, é uma bateria recarregável que alimenta o motor de arranque de um veículo, assim como suas luzes, e o sistema de ignição do motor.

  • Aplicações da bateria automotiva: as baterias automotivas, como o nome já deixa implícito, são elaboradas para alimentar automotores;
  • Vantagens da bateria automotiva: aumentam a segurança e durabilidade dos automóveis ao proporcionar maior eletroeletrônica. Além disso, garantem melhor desempenho do veículo.

Clique aqui e confira as baterias automotivas da Unipower disponíveis na loja da Mundoware.

Baterias Unipower de lítio

A bateria de lítio são um tipo de bateria recarregável e, sem dúvida, muito comum em aparelhos portáteis. Um de seus principais diferenciais é que consegue armazenar o dobro de energia de uma bateria de hidreto metálico de níquel e até três vezes mais que uma bateria de cadmio níquel.

Ela se assemelha muito a uma pilha, um invólucro comprido, entretanto, composto por quatro partes internas principais. São elas: anodo, composto por grafite; catodo, formado por óxido de cobalto; separador, separa o óxido de cobalto do lítio; e por fim a camada de íons.

  • Aplicações da bateria de lítio: as baterias de lítio são usadas em notebooks, smartphones e câmera digital, ou seja, na maioria dos aparelhos portáteis.
  • Vantagens da bateria de lítio: as vantagens das baterias Unipower de lítio são a alta densidade energética que podem suportar por kg, carga rápida, alto suporte a descargas profundas e vida útil mais prolongada.

Clique aqui e confira as baterias de lítio da Unipower disponíveis na loja da Mundoware.

Baterias Unipower ventiladas

As baterias ventiladas são também chamadas de baterias “inundadas”, “células úmidas” ou “derramáveis” por causa do uso visível de eletrólito líquido.

Na parte superior dessa qualidade de fonte de energia, há terminais positivos, negativos e tampas de ventilação. Essas tampas escoam a produção de gases formados com o carregamento da bateria. Devido a esse processo, reduz-se parte da água por conta da evaporação.

Portanto, é possível defini-la como uma bateria de célula que usa uma válvula de liberação da pressão, permitindo a liberação de hidrogênio e oxigênio produzidos durante a produção na atmosfera.

  • Aplicações da bateria ventilada: emprega-se as baterias ventiladas Unipower em indústria, telecomunicações, óleo e gás, sinalização ferroviária e energias renováveis;
  • Vantagens da bateria ventilada: sem dúvida, merece destaque o seu tempo de vida útil, superior às demais, e sua resistência mesmo em ambientes agressivos.

Clique aqui e confira as baterias ventiladas da Unipower disponíveis na loja da Mundoware.

Procurando por baterias Unipower?

Se você está atrás de boas opções e preços de baterias Unipower, não deixe de conferir a nossa página com as melhores baterias Unipower e demais opções do mercado.

Gostou deste conteúdo sobre baterias Unipower? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença! Saiba mais sobre a Mundoware clicando aqui.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *