Meu cartucho HP queimou? Veja como descobrir e resolver!

Meu cartucho HP queimou? Veja como descobrir e resolver!

Tempo de leitura: 6 minutos

Meu cartucho HP queimou?” Essa é uma das dúvidas que são muito frequentes, principalmente quando você sabe que o cartucho ainda possui tinta.

Vamos te passar dicas para você saber se realmente o “meu cartucho HP queimou” ou se alguma outra aconteceu. Também traremos dicas de como resolver o seu problema se esse for realmente o caso.

O que faz um cartucho de tinta queimar?

Existem várias coisas que podem fazer um cartucho de tinta HP queimar e normalmente elas estão ligados ao mau uso ou manuseio de forma incorreta.

Se ele for um cartucho recondicionado, as chances de ele queimar são ainda maiores, uma vez que os cartuchos são feitos para utilizar apenas uma vez. Os melhores são sempre os cartuchos compatíveis, versões “genéricas” dos originais, só que mais baratos e com a mesma qualidade.

Os motivos mais comuns para um cartucho de tinta queimar são:

  • Falta de tinta – todo cartucho possui um circuito elétrico que é resfriado pela tinta. Quando ela acaba e o cartucho continua sendo utilizado, pode causar a queima desse circuito.
  • Entupimento de tinta – da mesma forma que a falta de tinta, quando um cartucho entope, o circuito elétrico superaquece por falta da tinta para resfriá-lo, podendo causar a queima.
  • Usar os dois cartuchos quando um estiver sem tinta – isso acontece muito. Normalmente o cartucho de tinta preto termina primeiro que o colorido, a pessoa continua usando os dois cartuchos ao mesmo tempo, o que superaquece o que está sem tinta, queimando-o.
  • Oscilação na energia – um pico ou queda de luz pode danificar o circuito elétrico do cartucho, da mesma forma que prejudica outros aparelhos eletrônicos da sua casa.

Faça uma pausa e aproveite para ler também:

Agora, retome sua leitura sobre os principais motivos que fazem um cartucho queimar:

  • Recondicionamento – muitos cartuchos não foram feitos para serem recarregados. Só o ato de recarregar já pode ser o suficiente para a queima.
  • Vida útil – cada cartucho tem uma vida útil, que está ligada a quantidade de impressões que ele pode fazer.
  • Cartucho úmido – lugares muito úmidos (como locais perto do mar) podem umidificar o circuito, provocando a queima. Deixar a impressora sem usar por longos períodos também.
  • Manuseio incorreto durante a recarga – tocar com as mãos nuas no circuito pode queimá-lo.
  • Excesso de tinta – no caso de cartuchos remanufaturados, se for colocado tinta além do limite no cartucho, pode causar um vazamento que molha o circuito, causando curto quando ele estiver conectado a impressora.
  • O cartucho ficou muito tempo fora da impressora – não é recomendado que o cartucho fique mais do que 30 minutos fora da impressora.

Esses são os fatores mais comuns que respondem à pergunta “meu cartucho HP queimou?”

Como saber se meu cartucho HP queimou?

Se o seu cartucho HP não tem soltado tinta, mesmo você sabendo que ele ainda não está vazio, ele pode estar queimado.

Agora, para saber se ele realmente queimou, você precisará seguir alguns passos que podem ser feitos por você mesmo em sua casa ou escritório.

Vamos listar alguns passos para você seguir, começando pelos mais simples e indo até os mais complexos.

Siga a lista, item por item, até o seu cartucho HP voltar a funcionar ou a lista terminar.

  1. Retire o cartucho da impressora e verifique se o circuito está correto, no caso, sem sujeira nele e sem nenhum dano aparente.
  2. Limpe o circuito eletrônico do cartucho (sem encostar os dedos nele). O mais indicado é água destilada e um cotonete. Passe de forma suave sobre o circuito.
  3. Limpe o circuito do carro de impressão localizado na impressora também. Coloco o cartucho na impressora e faça um novo teste.
  4. Utilize a limpeza automática (que fica localizada no seu programa de impressão) para limpar o cartucho. Isso resolve no caso de ele estar entupido.
  5. Caso não tenha dado certo, verifique se o cartucho é compatível com o seu modelo de impressora. Se ele não for compatível, não funcionará de forma alguma.
  6. Não é comum, mas o problema pode estar no seu programa de impressão. Desinstale e instale novamente e faça um novo teste.
  7. Se a impressora for de uma empresa, teste o cartucho em uma outra impressora que seja da mesma marca e modelo, ou que utilize o mesmo modelo de cartucho.
  8. Se a impressora for doméstica, você pode levar o cartucho até um profissional para fazer o teste.

Considerações finais

Infelizmente, se você testou todos os procedimentos acima e seu cartucho não voltou a funcionar, a possibilidade de ele estar queimado é muito grande.

Como dito acima, sua última esperança pode ser levar até um profissional para que ele dê o veredito final.

Mas você ainda pode tentar mais uma coisa antes de descartar seu cartucho de tinta ou de levá-lo a um profissional.

O cartucho de tinta algumas vezes entope, devido a alguma obstrução no local onde a tinta sai. Faça o seguinte:

  1. Coloque um pouco de água (bem pouco mesmo) dentro de um prato ou vasilha e coloque o cartucho sobre a água. O que deve entrar em contato com a água é o local onde sai a tinta.
  2. A água tem que ser pouca, só o suficiente para molhar o local onde a tinta sai, para não correr risco de molhar o circuito eletrônico do cartucho.
  3. Deixe o cartucho “de molho” ali, de 5 a 10 minutos.
  4. Pegue papel toalha ou higiênico e seque bem o cartucho.
  5. Evite a todo momento tocar no circuito eletrônico do cartucho.
  6. Depois de bem seco, faça um novo teste.
  7. Se não der certo, repita o procedimento mais uma vez. Na hora de secar o cartucho, passe com força moderada o papel no local onde sai a tinta.
  8. Teste novamente.

Leia também:

É possível ver se esse teste funcionou antes mesmo de testar na impressora.

Se for entupimento de cartucho e você tiver conseguido desentupi-lo, a tinta começará a sai no papel enquanto você seca o cartucho.

Já se nada disso der certo, é porque seu cartucho realmente está queimado e só o que é possível fazer é comprar um novo.

Vale lembrar, como já foi dito, que o cartucho possui uma vida útil, ligada a quantidade de impressões, que geralmente é maior do que a quantidade de tinta que ele possui.

Pense no cartucho como uma lâmpada. Toda lâmpada possui uma quantidade de horas que ela pode ficar ligada antes de queimar.

Achou esse artigo útil? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

3/5 - (5 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *