Papel fotográfico glossy: quais os tipos e como usar cada um deles?

Papel fotográfico glossy: quais os tipos e como usar cada um deles?

Tempo de leitura: 6 minutos

Cada papel possui uma especialidade diferente, bem como podem ser usados de formas diferentes. O papel fotográfico glossy permite um efeito diferenciado e profissional no resultado do trabalho. Por conta disso, garante melhores resultados e um acabamento perfeito.

O que é o papel glossy?

O papel glossy é um tipo de papel desenvolvido especificamente para as impressoras jato de tinta. Dessa forma, esse tipo de papel garante um ótimo resultado, já que possui sua superfície trabalhada com uma película invisível.

Essa película, por sinal, possui a capacidade de segurar a tinta que é utilizada em impressoras jato de tinta. Tal tinta, inclusive, é feita à base de água e penetra perfeitamente na película do papel. O motivo é que, já que possui uma película invisível, o papel fotográfico glossy tem uma espécie de cola que fixa as gotas de tinta na superfície.

Além disso, o papel fotográfico glossy pode ser encontrado tanto na versão adesiva ou não, o que colabora para aumentar o leque de opções do consumidor e, dessa forma, garantir que ele escolha algo diferenciado para seu trabalho.

Papel fotográfico glossy adesivo

Um dos tipos de papel fotográfico glossy é o adesivo. Essa variação do papel glossy é a melhor para imprimir fotos com a finalidade adesiva. No entanto, em relação à sua gramatura, é possível encontrar algumas variações. Por exemplo:

  • Gramatura de 150 a 180: especiais para uso profissional;
  • Gramatura a partir de 90: para finalidades gerais.

Definir o tipo de tinta para trabalhar com esse tipo de papel também é importante. O motivo é que escolher a tinta errada pode colocar todo o trabalho a perder, o que, com certeza, será prejudicial e ineficaz, tanto para o profissional quanto para o cliente.

Além do mais, nem todas as impressoras são compatíveis com todos os papéis. Por isso, é importante avaliar qual delas mais se adapta para tal finalidade. Ainda assim, a tinta perfeita para esse papel é a tinta pigmentada.

Com esse tipo de tinta, é possível evitar que o desenho desbote, mesmo quando em contato com a água. Além disso, esse tipo de tinta é perfeito para garantir cores muito mais vivas nas fotos adesivas.

Em contrapartida, as tintas corantes possuem uma resistência bem inferior nesse tipo de papel, por isso, raramente são indicadas. Ainda assim, tanto a tinta pigmentada quanto a tinta corante, utilizam o jato de tinta.

Papel fotográfico glossy não adesivo

O papel fotográfico glossy não adesivo também se adapta muito bem à impressora jato de tinta. Mesmo com tais semelhanças, esse tipo de papel demora mais para secar por conta do revestimento brilhante. Nesse caso, ele não possui a parte adesiva.

Ainda assim, pode ser que seja encontrado com um lado brilhante e outro fosco. Nesse tipo, é possível encontrar papéis A4 e A3, de 180g, 200g e 230g.

Cuidados para utilização

Justamente por promover um efeito bem diferente dos demais, o papel fotográfico glossy exige alguns cuidados diferenciados. Um grande exemplo é que sua durabilidade aumenta quando é guardado em embalagens plásticas. Afinal, assim evitam-se sujeiras como pó, manchas, ou então amassados, rasgos, etc.

Além disso, é muito importante sempre armazená-lo distante da luz solar, de temperaturas muito altas e também da umidade.

Importante frisar também que esse tipo de papel precisa ser segurado pelas extremidades. Afinal, tocar o lado glossy que ele possui pode causar danos à impressão. Um exemplo disso é uma foto recém-impressa e que fica marcada por digitais. Portanto, é de suma importância evitar tocar o centro do papel, esteja ele impresso ou não.

No caso dos clientes apressados, nunca é uma boa guardar o papel fotográfico glossy assim que a impressão ficar pronta. Afinal, se trata de um material sensível, que pode borrar ou adquirir alguma sujeira. Logo, é preciso fazer com que seque durante alguns minutos antes de manusear.

Papel microporoso

Entre os tipos de papéis fotográficos, o papel microporoso é classificado como um papel fotográfico glossy. Afinal, ele possui uma capacidade imensa de brilho, muito mais do que o glossy comum, o que faz com que as impressões fiquem muito semelhantes às fotos analógicas.

Dessa forma, é perfeito para impressões onde é necessário ter maior resolução, acabamentos com maior perfeição, brilho intenso e cores vivas. Por conta disso, é um tipo de papel que aceita muito mais tinta, já que possui seus microporos.

Em geral, esse tipo de papel pode ser visto comumente em fotos 3×4. Caso sejam analisadas cuidadosamente, é possível notar sua textura diferenciada, brilho forte e grande capacidade de cores.

Papel matte

O papel matte também pode ser considerado um tipo de papel fotográfico. A diferença é que ele não possui o glossy, ou seja, a textura brilhante. No entanto, uma de suas maiores vantagens é que ele permite uma secagem muito mais rápida do material.

Porém, é válido lembrar que esse tipo de papel não passa por uma camada brilhante durante o momento em que está sendo produzido. Assim, permite ser utilizado como uma opção mais barata, acessível e prática do papel fotográfico.

Mesmo assim, ainda possui ótima qualidade e versatilidade, já que permite impressão frente e verso.

Papel linho

O papel linho também pode ser encontrado na versão de papel fotográfico glossy. De fato, ele possui uma textura muito diferente das demais, já que seu papel é texturizado por conta da superfície que reproduz uma toalha de linha.

Na sua versão de papel de linho fotográfico glossy, é possível obter belas impressões e garantir um efeito diferenciado. É um papel muito utilizado para convites de maior formalidade e requinte.

Considerações finais

Encontrar e escolher o melhor papel fotográfico é uma tarefa nem sempre fácil. Com tantas opções belas e agradáveis, é comum surgir a dúvida quanto aos modelos. Por conta disso, o mais indicado é sempre procurar profissionais especializados que poderão orientá-lo sobre a melhor escolha.

Com isso, garante-se um acabamento de qualidade superior, detalhes refinados e a enorme possibilidade de obter algo exatamente do estilo que se deseja. Dessa maneira, com uma série de opções, é muito importante pesquisar e observar as especificações de cada um.

É possível encolher entre o papel fotográfico glossy ou demais papéis fotográficos de sua preferência na loja da Mundoware. Conheça nosso catálogo!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *