Coletor de resíduos da impressora: como funciona e qual a importância?

Coletor de resíduos da impressora: como funciona e qual a importância?

Tempo de leitura: 6 minutos

Sempre que a sua impressora for desligada, ligada ou passar por uma limpeza em seu cabeçote, ela expulsará certa quantidade da tinta presente no cartucho para evitar o ressecamento desse material e deixar as cabeças limpas. Nesse contexto, o coletor de resíduos da impressora exerce uma função essencial.

Você já tentou imaginar ou se perguntou acerca do que é feito com as tintas que são jogadas fora? Ainda não? Então, acompanhe este artigo até o final para entender melhor o funcionamento do coletor de resíduos da impressora e, também, a melhor forma de descartar toners e cartuchos. Boa leitura!

Qual é a importância do coletor de resíduos da impressora?

Os coletores de resíduos, também chamados de dispensers, são itens que, em muitas situações, acabam sendo menosprezados pelos usuários do sistema bulk ink e, sobretudo, propositalmente ignorado pelas fabricantes de impressoras.

O coletor de resíduos da impressora colabora diretamente para a manutenção do seu equipamento, à medida que, no processo de limpeza da cabeça de impressão, pequenas quantidades de tinta acumuladas no local são eliminadas para manter o fluxo de tinta fresca.

Ao ser descartada, a tinta velha é armazenada em esponjas bem pequenas, também chamadas de almofadas, que se localizam no interior da impressora. Com o tempo e segundo a forma pela qual a impressora é utilizada, tais almofadas ficam totalmente encharcadas.

Ao realizar o processo de higienização das cabeças de impressão, a falta do coletor de resíduos faz com que a tinta excedente seja lançada para o interior da máquina, atingindo uma área composta por feltros destinados à sua absorção.

Todavia, com o passar do tempo de uso, os feltros internos ficam cada vez mais encharcados com tinta e, por esse motivo, o espaço reservado para a acomodação dos feltros acaba transbordando e, consequentemente, ocasionando consideráveis danos à impressora, incluindo a queima de sua placa central.

Para impedir que as tintas armazenadas nas almofadas vazem e danifiquem seu equipamento, há um contador interno capaz de fazer uma estimativa referente a saturação das almofadas.

Sempre que alguma quantidade de tinta é expelida, esse contador registra as alterações. Quando as mudanças atingem um determinado valor, a impressora trava completamente, sendo exibida uma mensagem no display da máquina ou na tela do seu computador.

Tanto os dizeres dessa mensagem quanto os valores do contador interno podem variar segundo o modelo e a marca da impressora, mas, quando isso acontece, é imprescindível recorrer à assistência técnica e solicitar a limpeza ou a troca das almofadas internas. Em seguida, a impressora será desbloqueada por meio de um software especificamente desenvolvido para esse fim.

Cumpre ressaltar, porém, que esse processo segue uma programação interna da própria impressora e, portanto, independe dos cartuchos utilizados. Isso significa que o travamento acontecerá mesmo que você esteja usando cartuchos recarregáveis, bulk ink, cartuchos compatíveis ou cartuchos originais.

Os fabricantes das impressoras decidem não instalar o coletor de resíduos por entenderem que essa é uma forma de gerar mais receita para suas empresas, uma vez que os consumidores necessitam trocar os feltros internos e solicitar atividades de manutenção de suas impressoras.

Na verdade, porém, basta que um simples reservatório (que poderia ser limpado periodicamente pelos próprios usuários) seja instalado externamente para que esse problema seja totalmente resolvido.

Como funciona o coletor de resíduos da impressora?

Ao adquirir um bulk ink, na maioria das vezes, o produto é acompanhado por um coletor de resíduos da impressora. A função dessa ferramenta consiste em armazenar e receber a tinta que seria destinada às esponjas internas, impedindo que elas sejam saturadas de tinta.

Como descartar toners e cartuchos?

Você sabia que descartar e separar adequadamente o lixo produzido, além de ter uma grande importância ambiental relativa à sustentabilidade, é uma excelente contribuição para os programas de reciclagem que geram renda e emprego para milhares de indivíduos?

Não obstante, ao agir de forma ambientalmente responsável e separar resíduos, você pode ficar sem saber como descartar determinados materiais ou produtos. Itens como cartuchos e toners são bons exemplos disso.

Afinal, eles são utilizados em larga escala nos escritórios e residência, porém, nem todos sabem como realizar, da maneira correta, o seu descarte. Embora sejam materiais reutilizáveis, depois de algumas recargas, eles não podem mais ser usados.

Infelizmente, depois de se tornarem inutilizáveis, muitos descartam tais produtos de forma incorreta, o que gera danos ambientes de alta gravidade, já que tanto os cartuchos quanto os toners podem levar cerca de um século para se decomporem na natureza.

Como se não bastasse, sua livre destinação no meio ambiente estimula o aparecimento de resíduos sólidos e líquidos com elevado índice poluidor. É justamente por esse motivo que muitos fabricantes desses produtos desenvolvem programas de coleta, garantindo sua correta destinação.

No Brasil, já existem vários locais (disponibilizados pelos fabricantes) encarregados da coleta de cartuchos e toners, recepcionando esses materiais de um modo seguro e destinando-os à reciclagem.

O resgate de cartuchos e toners diretamente na residência do consumidor, bem como o seu envio direto ao fabricante via Correios, são ótimas possibilidades: basta agir da forma estipulada pelo fabricante que você dará sua contribuição à preservação do meio ambiente.

Vencida a etapa de recolhimento, os cartuchos e toners passam pelos postos de coleta e, então, pelo processo de separação e desmontagem, segundo a composição específica de cada uma das peças. Os materiais podem, assim, ser novamente usados por empresas especializadas na elaboração de novos produtos e/ou peças.

Quais marcas trabalham com reciclagem de cartuchos?

A mais simples forma de descartar cartuchos vazios é conhecer as políticas de reciclagem das empresas fabricantes. Confira, a seguir, os procedimentos de algumas importantes marcas que oferecem esse suporte aos seus clientes:

  • HP: oferece o retorno mediante entrega dos materiais vazios nas lojas autorizadas;
  • Samsung: a marca conta com um serviço de coleta (projeto Planet First) dos cartuchos usados em suas impressoras e multifuncionais. Basta que o usuário faça um cadastro no site oficial da Samsung;
  • Epson: os usuários das impressoras Epson contam com duas alternativas grátis. A primeira delas é o retorno (mediante entrega dos materiais vazios em lojas autorizadas). A segunda é a coleta (mediante prévio agendamento no site da marca).
5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *