Descartar cartuchos de impressora corretamente ajuda o meio ambiente

Descartar cartuchos de impressora corretamente ajuda o meio ambiente

Tempo de leitura: 6 minutos

O volume de impressos é cada vez maior, independente da organização. Empresas de grande, médio e pequeno porte lidam com a papelada praticamente todos os dias, o que exige um uso constante das impressoras. Por isso, saber descartar cartuchos de impressora corretamente é fundamental.

São muitos os cartuchos gerados por dia e a partir do momento em que não estão sendo descartados da maneira correta, estão gerando uma série de consequências ao ambiente.

O número de novas empresas só cresce, o que deixa esta preocupação ainda mais evidente diante do cenário. É necessário se conscientizar sobre o impacto ambiental que o descarte incorreto pode gerar para as próximas gerações.

Além disso, também é muito importante destacar que o cartucho de impressora não deve ser jogado junto ao lixo comum, pois muitas pessoas não sabem disso. Segue a mesma lógica dos itens eletrônicos, que precisam de espaços definidos para descarte e coleta.

Consequências do descarte incorreto de cartuchos

Descartar cartuchos de impressora corretamente vai evitar uma série de problemas, como a poluição em vasta escala. O meio ambiente sofre muito com estes itens espalhados, pois os resíduos da tinta são capazes de contaminar espaços.

A presença do corante também faz com que o cartucho possa trazer problemas posteriores para a natureza. Além disso, é importante lembrar que algumas partes do item, como a estrutura plástica ou de metal, podem ser extremamente úteis em um processo de reciclagem.

Estes pontos geraram uma grande discussão nos últimos anos, pois o Brasil não possui uma legislação específica falando sobre esta modalidade de descarte. Profissionais apontam diversas saídas para que a questão não se torne ainda mais grave.

Este tema também envolveu os fabricantes, que buscaram alternativas com o intuito de não aumentar a poluição no planeta. Essa preocupação foi inserida nas cartilhas de prioridade das organizações, promovendo novas ações de conscientização sobre o assunto.

Saiba como os fabricantes se pronunciam sobre o assunto

As principais empresas deste meio já falam abertamente sobre como tratar os seus produtos. Elas também disponibilizam agendas para que os sistemas que operam possam realizar a coleta de cartuchos.

Dessa maneira, a forma mais simples e barata de realizar este processo é estar por dentro da política de cada empresa. Trouxemos o que as principais marcas discutem sobre essa medida.

Samsung

A empresa coreana Samsung se destaca ao operar o próprio serviço de coleta. Batizada de “Planet First”, a iniciativa reúne cartuchos usados em impressoras multifuncionais. Para fazer parte, basta efetuar um cadastro e deixar todos os dados solicitados no site oficial. Não é necessário pagar taxa adicional.

Lexmark

O programa de preservação da Lexmark é ousado e foca na devolução dos itens totalmente vazios. Dessa forma, a própria empresa cuida de todo o descarte de materiais. Para fazer parte da iniciativa, é preciso contatar o e-mail planeta@lexmark.com para falar mais sobre essa parceria que eles fizeram com a Descarte Certo.

HP

A gigante multinacional americana oferece dois caminhos para quem deseja realizar o descarte consciente e sem custos. Você pode realizar um agendamento por meio do site oficial e esperar que a empresa faça a coleta em sua região. É preciso reunir, no mínimo, 5 cartuchos de toner ou tinta para solicitar esta visita.

A chegada da equipe da HP pode levar por volta de 10 dias. Há algumas regras sobre a entrega, como a obrigatoriedade de uma caixa de papelão para guardar estes itens. Mas não se esqueça de checar se os recipientes estão realmente vazios.

A segunda alternativa é realizar a devolução do cartucho vazio em lojas da rede. São muitos os endereços que você pode visitar para realizar esta devolução. A HP também expandiu para outros tipos de estabelecimentos, como lojas de informática, supermercados, papelarias e muitos outros.

Epson

Há um suporte específico da Epson para esta operação. Você pode realizar um contato para que a coleta possa ser realizada. Descartar cartuchos de impressora corretamente é um dos lemas da empresa, que distribui locais para a entrega do item vazio em diversas regiões.

Não é necessário pagar nenhum adicional para fazer parte da iniciativa. Você só precisará assinar uma declaração com alguns dos seus dados e informar que está realizando tal ação com fins propriamente ambientais. A empresa dará segmento ao descarte.

Outras formas de descartar cartuchos de impressora corretamente

Para facilitar a sua vida, separamos mais medidas importantes que devem ser tomadas pensando em como descartar cartuchos de impressora corretamente. Seguindo estas dicas, você também estará zelando pelo meio ambiente.

Crie uma embalagem

Chegou o momento de usar aquele plástico bolha que está guardado há tanto tempo. Embale o seu cartucho usado, impedindo que o vazamento afete o ambiente. Mas não se esqueça de checar se a quantidade foi suficiente. Você também pode realizar este processo com jornais.

Busque empresas alternativas

Além dos próprios fabricantes, há muitas empresas que lidam diretamente com este processo, inclusive de cada material especificamente. A prefeitura da sua cidade pode informar quem você deve procurar para descartar cartuchos de impressora corretamente.

Busque a lixeira certa

Esse é um passo importante para o descarte correto. Não se deve colocar o cartucho em qualquer lixeira, sem ter o mínimo cuidado com o restante dos elementos descartados. Sempre fale com alguém que entenda sobre o descarte para que a coleta não seja feita da maneira errada.

Vale destacar que o cartucho de impressora é composto, quase que totalmente, por plástico. No entanto, você não deve esquecer dos compostos químicos que estão presentes no interior, o que não a torna um plástico igual aos outros.

Sempre reúna o maior número possível de cartuchos

Para descartar cartuchos de impressora corretamente e sem preocupações, é importante que você faça isso de maneira cíclica. Procure juntar o maior número de itens vazios por mês, realizando apenas uma coleta em contato com a empresa responsável.

Muitas empresas só permitem que você entre em contato a partir de um volume mínimo, como 5 cartuchos. Por isso, vale a pena sempre reunir as unidades antes de fazer a solicitação. Além disso, também vale destacar que, quanto mais você conseguir descartar de uma vez só, melhor para o meio ambiente.

Gostou das dicas? Descartar cartuchos de impressora corretamente é algo muito simples e importante para o nosso planeta. Contamos com a sua colaboração!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *