Cabeça de impressão entupida? Veja aqui o que fazer!

Cabeça de impressão entupida? Veja aqui o que fazer!

Tempo de leitura: 6 minutos

As impressoras possuem uma infinidade de componentes que auxiliam no funcionamento do sistema. Por isso, problemas como a cabeça de impressão entupida podem prejudicar muito o desempenho do seu equipamento.

Entre as outras peças da impressora, também destacamos os transistores, o cabo flat, a placa lógica, os cartuchos, as mangueiras e o tanque de tinta. Estes itens podem interferir diretamente no desempenho da cabeça de impressão.

Mas não há dor de cabeça maior do que lidar com o entupimento do sistema. Por isso, confira todas as dicas para que você não precise ter complicações com a cabeça de impressão entupida.

Evitando problemas

Uma das formas mais simples de se evitar algum entupimento é o uso correto das tintas. É fundamental manter apenas produtos de boa procedência em seu sistema, pois substâncias sem certificação podem fazer com que o desempenho da cabeça possa sofrer alguma redução.

A limpeza também é muito importante. Após a realização de qualquer instalação ou troca, é preciso verificar as condições das peças. Todos os componentes interligados precisam estar limpos, principalmente cartuchos, tanque e mangueiras.

Um problema que também costuma trazer transtornos é a mistura de tinta. Há pessoas que costumam fazer uma mistura de produtos originais com tintas alteradas, o que prejudica muito o funcionamento de todo o sistema.

Mas também é comum ver a cabeça de impressão entupida após um longo período sem uso da impressora. Esse problema também pode ocorrer com os outros componentes. Nesse caso, nada que uma limpeza completa no equipamento não resolva.

Modos de limpar a cabeça de impressão entupida

Depois de constatar que a tinta realmente ressecou no sistema, você precisará efetuar uma limpeza na impressora. E é possível realizar este procedimento por meio do software ou de forma física.

Limpeza por meio do software

Para realizar este processo, você precisará contar com o cartucho totalmente vazio. Selecione a opção de limpeza e o próprio equipamento vai eliminar os resíduos encontrados não só na cabeça de impressão entupida, como também nos cartuchos e nas mangueiras. Desta forma, será possível aplicar novas tintas.

Limpeza de todos os componentes

Caso a limpeza via software não funcione, será necessário realizar o processo de forma manual. Para isso, você precisa remover os cartuchos manualmente e verificar todas as saídas. Caso encontre sinais de ressecamento, é preciso fazer a manutenção com água morna, dissolvendo as crostas.

Você também pode utilizar uma seringa para adiantar o processo. Ela será útil para reparar a cabeça de impressão entupida, retirando a tinta presa no espaço. Também será necessário aplicar um líquido de limpeza.

Na sequência, é preciso repetir todo o procedimento até que um jato seja liberado. O líquido precisa estar totalmente limpo, sem nenhum resquício de tinta. Mas fique atento para não deixar a solução dentro do sistema, pois as impressões passarão a não funcionar.

Acerto do tanque de tinta

Você também pode realizar a limpeza do tanque de tinta de forma prática. Aplique somente a seringa, podendo retirar os resíduos sem danificar a peça. Dessa forma, a limpeza do sistema ficará completa, complementando a ação do software.

Caso haja tinta dentro do equipamento na limpeza efetuada pelo software, é possível que aconteça algum desperdício. Porém, não há como fazer a limpeza conservando o líquido. Você precisará repor a tinta após completar o procedimento.

Realizando o teste

Após terminar todos os processos de limpeza, será preciso realizar novamente a limpeza via software. Ela vai confirmar que não haverá resquícios com o encerramento do processo. A cabeça e o tanque estarão preparados para receber tintas novas.

Ao ligar o sistema, será sugada toda a tinta para que haja uma distribuição entre os componentes. Dessa forma, ela será utilizada na impressão sem maiores problemas. Mas é importante checar um ponto importante: a cabeça não pode ser utilizada se não houver tinta dentro do tanque.

Outros problemas com a cabeça de impressão entupida

Caso você tenha realizado toda a limpeza e o componente ainda apresentar problemas, é muito provável que ele esteja em curto. Nesse caso, apenas um auxílio profissional poderá verificar a melhor maneira de resolver o impasse.

O especialista terá que observar todos os detalhes da cabeça de impressão entupida, verificando as agulhas aplicadas, a conexão com o cabo flat e as saídas restantes. Se tudo estiver normalmente conectado e regularizado, o item provavelmente pode estar queimado.

Se algum desses conectores estiver fora do padrão, a cabeça de impressão pode estar queimada. Se isso acontecer ela não pode mais ser utilizada, uma vez que corre o risco de queimar os outros componentes.

Assim, se a queima for constatada, é muito importante contar com a sorte. Geralmente, a cabeça da impressora queimada prejudica os outros componentes do equipamento, podendo até gerar uma pane completa.

Por isso, é fundamental ficar de olho em algumas dicas. Uma delas é verificar se, após a limpeza, a cabeça de impressão está realmente seca. Se não estiver, você pode deixar o item no sol por aproximadamente três horas, para garantir uma secagem completa.

Primeiras impressões

Depois de realizar a limpeza e colocar a nova tinta, você pode notar algumas diferenças no desempenho da impressora. Algumas folhas podem sair com algumas falhas, já que o sistema ainda distribuiu a nova tinta de maneira eficiente. Mas há uma maneira de amenizar este problema.

Para os primeiros usos, tente configurar a impressora de uma forma em que seja aplicada muita tinta. Dessa forma, a impressora vai acelerar a sua distribuição e aplicação no papel. Você faz isso aumentando a qualidade da impressão e usando uma foto, por exemplo.

Esse é o primeiro teste importante a ser aplicado. Na sequência, há outros pontos que precisam ser analisados.

Eventuais problemas

A primeira grande preocupação que pode ocorrer após a limpeza da cabeça de impressão entupida diz respeito a folha em branco. Caso a sua primeira impressão não saia com uma gota de tinta sequer, você precisará retomar o processo.

Verifique se a impressora está totalmente carregada com a tinta nova, verificando o nível dos cartuchos. Se estiver tudo ok, você também precisará realizar novamente a limpeza por meios dos softwares para que o carregamento de tinta possa ocorrer.

Caso o problema persista, você vai precisar checar a cabeça de impressão novamente. Verifique se não ficou nenhuma crosta ou resquício da tinta que secou anteriormente. Se necessário, aplique uma solução aquosa novamente.

Se ainda assim não for possível imprimir, é hora de verificar os outros componentes ou contar com o auxílio de um profissional. Mas não se esqueça de garantir que o funcionamento da cabeça de impressão entupida não é a origem do problema.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *